Aula aberta curso Cidade e estudos negros: Roda de conversa com convidadas + Conferência

 

 

 

Aula aberta do curso Cidade e estudos negros 

Roda de conversa com convidadas

11 de setembro, quinta-feira, das 8h30 às 12h30.

Local: Sala Esterzilda no PPGAU/FAUFBA.

 

 

As professoras AbdouMaliq SimoneGlória Cecília Figueiredo e Thaís Troncon Rosa, as pesquisadoras Camila Almeida e Carolina Amadeo recebem:

 

Samuel Vida: Professor de Direito da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Programa Direito e Relações Raciais. Integra o AGANJU - Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica, organização do Movimento Negro. Pesquisas em desenvolvimento: Exuêutica Jurídica: fecundando a imaginação e o ensino do direito através da arte; Direito à Literatura Negra; Constitucionalismo Negro e o Sujeito Constitucional Insurgente. Patrimonialismo Racial. Racistocracia. Quilombismo Jurídico. Ontoepistemologia Monocultural Ocidentocêntrica. 

 

Tatiana Emilia Dias Gomes: Professorade de Direito da Universidade Federal da Bahia. É membro-pesquisadora do Programa Direito e Relações Raciais. É sócia-fundadora de Acasango Advogadas Associadas. Tem experiência profissional e acadêmica nas intersecções entre as relações raciais e os conflitos agrários/socioambientais em terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas, quilombolas, de fundo e fecho de pasto, pescadores(as) artesanais e marisqueiras, especialmente em casos de grilagem de terras, de danos causados pela mineração e suas barragens e nas lutas pelo reconhecimento de territórios tradicionais e da reforma agrária. Participou de antologias poéticas e de contos. 

 

Stella Zagatto Paterniani: Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas. É coordenadora do Grupo de Estudos em Pensamento Negro Radical e Teoria Etnográfica (Errante/Unicamp). Traduz antropologia, Black studies e poesia. Faz pesquisa com ocupações e movimentos de luta por moradia, negro e estudantil no Brasil e na África do Sul e escreve sobre antinegritude e política habitacional; movimentos sociais; branquidade e tecnologias estatais; e ficções especulativas.

 

 

Conferência Urbanidades negras

ministrada pelo Professor AbdouMaliq Simone

11 de setembro, quinta-feira, das 18h00 às 20h00.

Local: Auditório Mastaba – FAUFBA

Aberta ao público.

 

Pessoas racializadas, em diferentes geografias e histórias políticas, têm habitado espaços urbanos e contribuído para os processos de urbanização de maneiras que permanecem sem precedentes nem paralelos. Com vernáculos, socialidades, orientações temporais e técnicas que tiveram de navegar pelo complicado dilema da vida negra, na tentativa de inserção no que se configurou como o ethos e os comportamentos normativos da vida urbana — cujas possibilidades foram em grande medida a elas interditadas e/ou distribuídas de forma desigual —, e simultaneamente recusando-se a «normalizar-se» de acordo com as estruturas de poder e os códigos que as subjugaram.