Esclarecimentos sobre os resultados do processo de Heteroidentificação.

Esclarecimentos sobre os resultados do processo de Heteroidentificação. 

Acabamos de receber da PRPPG esclarecimentos sobre a eliminação ou não de candidatos que foram indeferidos no processo de heteroidentificação.

Candidatos indeferidos no processo de heteroidentificação, mas que passaram no processo seletivo e foram classificados em ampla concorrência – ou seja, que não utilizaram as cotas para sua classificação entre as vagas destinadas ao certame –, não são eliminados do processo seletivo; tem suas vagas garantidas.

Já os candidatos indeferidos no processo de heteroidentificação, que passaram no processo seletivo, mas foram classificados usando a porcentagem de vagas destinadas a autodeclarados negros, são eliminados e desclassificados.

Lembrando que ainda há oportunidade de contestação, pois está aberta a fase de recurso.

 

No caso do resultado do processo seletivo do PPG-AU:

Resultado do doutorado:

Segundo a comissão de seleção, não houve utilização de cotas pois, ao final, não tivemos concorrência em relação aos aprovados no certame. Todos que passaram foram classificados.

Logo, mesmo quem foi indeferido no processo de heteroidentificação, tem sua vaga garantida – não há lista de espera de cotistas. 

Ver anexo 1.

Resultado do mestrado:

Segundo a comissão de seleção, todos os candidatos aprovados em Conservação e Restauro, bem como aqueles aprovados em Urbanismo até a 9° colocação, indeferidos no processo de heteroidentificação, não perdem suas vagas – pois passaram em ampla concorrência.

Contudo, todos os candidatos aprovados em Urbanismo após a 9° colocação (da 10° a 17°) utilizaram cotas. Logo, quem teve indeferimento no processo de heteroidentificação está desclassificado.

Ver anexo 2.

 

Eventuais vagas que se abrirem, após o julgamento da fase de recurso pelo CPHA, a partir da desclassificação de candidatos, serão ocupadas pelos próximos cotistas da lista de espera – desde que tenham sido aprovados no processo de heteroidentificação.

 

Observação importante sobre políticas afirmativas – como editais de classificação de prioridades para bolsas:

Finalmente, é importante lembrar que aqueles candidatos que foram aprovados em ampla concorrência, mas foram indeferidos na heteroidentificação, apesar de não serem desclassificados (não perderem as vagas), não poderão usar o critério racial para a classificação de prioridades no edital de bolsas – ou em qualquer outra ação política afirmativa em função deste critério.