PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS (PROFESSORES E COLABORADORES)

I. OBJETIVO

Orientar a solicitação de passagens e diárias por professores e/ou colaborador eventual (pessoa sem vínculo com o Programa) de viagens, eventos e atividades acadêmicas diversas nacionais e internacionais.

II. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Página eletrônica da Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação (PROPG) da UFBA (https://fomentopropg.ufba.br/), menu “NÚCLEO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA”, sub menus: “Auxílio Financeiro a Estudante” e “SCDP – Sistema de Concessão de Passagens e Diárias”.

III. RESPONSABILIDADES

Interessado (professor e/ou colaborador eventual) – Solicita à coordenação do PPG-AU, via e-mail, a concessão de passagens e diárias. No caso das passagens deve-se respeitar o prazo mínimo de 15 (quinze) dias úteis de antecedência para a realização de solicitação – mas recomenda-se maior antecedência por conta do alto preço das passagens. Acompanha o andamento da solcitação via e-mail. Caso tenha sua solicitação atendida deve proceder à prestação de contas, no prazo máximo de 5 dias.

Secretaria do PPGAU – Disponibiliza os procedimentos e formulários para que o interessado faça a sua solicitação; recebe as solicitações, verifica se todos os documentos foram enviados e encaminha para aprovação pela Coordenação do Programa; procede ao registro da solicitação no SCDP; recebe o formulário de prestação de contas e anexos e encaminha para o SCDP.

Coordenação do PPGAU – Dá anuência para a secretaria poceder a abertura/registro do processo no SCDP.

IV. PROCEDIMENTOS

SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS DE MEMBRO EXTERNO PARA PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA DE DEFESA FINAL

1. O professor orientador deve enviar, por e-mail, ao PPGAU (ppgau@ufba.br) o “Formulário para Qualificações e Bancas Finais - para docentes” sinalizando a necessidade de passagens e diárias para o convidado especificado. Atentar para informar o e-mail e o telefone do membro externo;
  • Observação: caso o convidado seja aposentado ou não servidor, deve-se anexar ao formulário o currículo Lattes.
  1. A secretaria do PPG-AU enviará e-mail para o convidado solicitando o preenchimento e envio dos formulários FORMULÁRIO EMISSÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS – UFBA e RELATÓRIO DE VIAGEM - CONVIDADO (disponíveis TAMBÉM no site do PPG-AU, aba formulários: https://ppgau.ufba.br/formularios), bem como, as orientações para o pedido de passagens e para a prestação de contas.
  1. O convidado deve responder ao e-mail com os formulários preenchidos e acompanhar o andamento de sua solicitação por e-mail.

1. A secretaria do PPG-AU procederá a abertura/registro do processo no SCDP.

2. O convidado deve enviar, no prazo de até 5 dias após o término do evento, o formulário de prestação de contas preenchido e os anexos necessários para a comprovação da despesa.

SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS E/OU DIÁRIAS DE PROFESSOR DO PPG-AU PARA PARTICIPAR COMO CONVIDADO PARA REPRESENTAR O PROGRAMA OU PARA APRESENTAR TRABALHO

1. O professor deve solicitar, por e-mail, ao PPGAU (ppgau@ufba.br), as passagens e as diárias anexando documentação que justifique a solicitação (convite, carta de aceite, outros), bem como, os formulários FORMULÁRIO DE EMISSÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS – UFBA e RELATÓRIO DE VIAGEM - PROFESSOR (disponíveis no site do PPG-AU, aba formulários: https://ppgau.ufba.br/formularios) devidamente preenchidos.

2. A secretaria do PPG-AU procederá a abertura/registro do processo no SCDP.

3. O professor deve acompanhar o andamento de sua solicitação por e-mail.

4. O professor deve enviar, no prazo de até 5 dias após o término do evento, o formulário de prestação de contas preenchido e os anexos necessários para a comprovação da despesa.

SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS DE CONVIDADO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTO OU CURSO PROMOVIDO PELO PPGAU

1. O organizador do evento (palestra, curso, seminário, aula, etc.) deve enviar, por e-mail, ao PPGAU (ppgau@ufba.br) o Convite (expedido por pessoa/evento ligada ao PPGAU), o e-mail e o telefone do convidado.
  • Observação: caso o convidado seja aposentado ou não servidor, deverá anexar ao formulário o currículo Lattes.
  1.  A secretaria do PPG-AU enviará e-mail para o convidado solicitando o preenchimento e envio dos formulários FORMULÁRIO EMISSÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS – UFBA RELATÓRIO DE VIAGEM - CONVIDADO (disponíveis no site do PPG-AU, aba formulários: https://ppgau.ufba.br/formularios), bem como, as orientações para o pedido de passagens e para a prestação de contas.
  1. A secretaria do PPG-AU procederá a abertura/registro do processo no SCDP.

Observações gerais:

• O horário de vôo é apenas uma sugestão, não sendo possível a escolha de um vôo que não atenda aos requisitos estabelecidos pelo SCDP.
  • O formulário de PRESTAÇÃO DE CONTAS deverá ser enviado após a viagem, de forma digital, devidamente preenchido e assinado, juntamente com os BILHETES DE EMBARQUE (ida e volta) comprobatórios, para que possa ser realizada a prestação de contas da viagem.
  • As diárias, a que o convidado tem direito, serão depositadas em sua conta pessoal, informada no mesmo dia, um dia antes ou um dia depois do embarque. Será com esse recurso que o convidado pagará o translado e a hospedagem.
  • Havendo interesse, mediante solicitação com prazo mínimo de 15 dias, a secretaria do PPG-AU poderá solicitar reserva em hotel no bairro de Ondina (Porto Belo), do Rio Vermelho (Catharina) ou do Corredor da Vitória (Bahia do Sol – melhor custo benefício), que fornecem desconto para as pessoas convidadas pela UFBA.

Consultem as regras em formato PDF

Glossário de Termos e Siglas

• PPG-AU – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo