4º Seminário Internacional de Projeto Ladeira da Misericórdia

O 4º Seminário Internacional de Projeto: Requalificação urbana e cultura da cidade - Ladeira da Misericórdia será realizado em Salvador, Bahia, entre 26 de agosto e 1º de setembro de 2019. Este seminário retoma as edições anteriores promovidas em 2001, 2005 e 2010 pela Faculdade de Arquitetura da UFBA, com a participação de outras faculdades de arquitetura brasileiras, italianas, chilena, portuguesa e cabo-verdiana, como parte de uma rede internacional que também promoveu seminários análogos, com a participação da FAUFBA, nas cidades de Santiago do Chile (1999, 2003, 2008 e 2013), Pavia/Itália (2000 e 2002), Cagliari/Itália (2004 e 2009) e Mindelo/Cabo Verde (2006).

Nestes seminários, estudantes de graduação dos últimos anos do curso desenvolvem, em nível de estudo preliminar e sob a supervisão direta de jovens profissionais e de estudantes de pós-graduação, projetos de intervenção urbana para edifícios arruinados e conjuntos arquitetônicos degradados das cidades-sede. Organizados em grupos multinacionais formados por cinco a oito estudantes e dois monitores, os participantes passam pela experiência de elaborar conjuntamente um projeto de intervenção urbana para a área de estudo e de restauração e refuncionalização arquitetônica de edificações desocupadas e/ou arruinadas, além da projetação de novas construções, em alguns casos. Paralelamente, os professores e pesquisadores de cada uma das universidades participantes, além de orientar os trabalhos de ateliê de projeto e de realizar correções públicas, proferem palestras sobre temas pertinentes à questão da reciclagem do patrimônio edificado.

Ao agregar docentes, alunos de programas de pós-graduação e estudantes da graduação de diferentes nacionalidades, os Seminários Internacionais de Projeto permitem uma integração e uma interessante troca de experiências tanto no âmbito da docência quanto da discência, especialmente no que se refere às várias formas de pensar e projetar a cidade e a arquitetura preexistentes.

O 4º Seminário Internacional de Projeto abordará projetos de intervenção contemporâneos, visando ampliar o conhecimento da comunidade em relação às possibilidades de atuação sobre as preexistências, tanto no campo projetual quanto no campo conceitual. O Centro Histórico de Salvador é o maior conjunto arquitetônico do período colonial da América Latina, sendo reconhecido nacional e internacionalmente. Além das suas características arquitetônicas e urbanísticas, é um espaço de manifestações culturais e residência de uma grande população em vulnerabilidade social, sendo de grande importância a reflexão sobre as práticas projetuais que incidem sobre ele.

O objeto deste projeto será o conjunto arquitetônico situado na Ladeira da Misericórdia e restaurado por Lina Bo Bardi na década de 1980.

Parte do evento será aberta ao público geral interessado no assunto – palestras e debates com professores de diversas instituições nacionais e internacionais – e outra parte será aberta apenas a alunos de diversas instituições – produção de projetos de intervenção urbana para edifícios arruinados e conjuntos arquitetônicos degradados.

Acesse o site com maiores informações.