Laboratórios

 
O Grupo de Pesquisa História da Cidade e do Urbanismo articula-se à Linha de Pesquisa de mesmo nome e foi criado 1989. Dedica-se à investigação dos diferentes processos de estruturação e transformação das cidades, assim como de suas concepções, representações, idealizações e instrumentos de intervenção, mantendo constante diálogo e intercâmbio com instituições e grupos que atuam na mesma área. Foi coordenado pelo professor Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes até 2014, e é liderado, atualmente, pelo Prof. Luiz Antônio Fernandes Cardoso. 
 
O Laboratório Urbano é um Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq desde 2002, que faz parte da Linha de Pesquisa Processos Urbanos Contemporâneos. Seu principal foco é o Urbanismo Contemporâneo, mas o grupo também investiga metodologias de apreensão da complexidade das cidades, buscando articular três linhas de abordagem que costumam ser tratadas separadamente: historiografia, apreensão crítica e experiência estética-corporal. O grupo é liderado pela Profa. Paola Berenstein Jacques.
 
O Grupo de Pesquisa Lugar Comum é coordenado pela Profa. Ana Fernandes e também vinculado à Linha de Pesquisa Processos Urbanos Contemporâneos. O grupo se dedica ao estudo dos processos contemporâneos de produção do espaço urbano, com foco nos mecanismos de extração de mais valia, segregação social, gentrificação e nas formas de reivindicação e exercício do direito à cidade. Desenvolve projetos de extensão, desde 2011, voltados para a elaboração e construção coletiva de planos de bairros em ocupações populares ameaçadas de expulsão ou impactadas por empreendimentos imobiliários de alto padrão em seu entorno. Esses planos geram proposições que buscam minimizar o impacto da especulação imobiliária e facilitar o acesso à habitação digna e à terra urbanizada, à mobilidade, a equipamentos e espaços públicos, à geração de emprego e renda e à reversão dos impactos ambientais. As atividades do GP Lugar Comum vinculadas aos planos de bairro ficam abrigadas na Casa de Extensão da FAUFBA.
 
O Grupo de Pesquisa Visões Urbanas investiga o uso de imagens e a experiência da sua produção e composição como forma de pensar a cidade. Coordenado pelo Prof. Francisco Costa até 2013, atualmente, é liderado pelos Professores Gilberto Corso Pereira e Paola Berenstein Jacques.
 
O Núcleo de Apoio à Pesquisa e Produção Editorial (NAPE) foi criado em 1996 para atuar no planejamento, organização e editoração da produção do PPG-AU/UFBA, tendo como proposta a produção de livros, anais, catálogos, folders, textos didáticos e a edição de seus periódicos. Em 2002, o NAPE foi reestruturado para, além da linha editorial existente, realizar publicações em coedição com a Editora da UFBA e outras editoras, e editorar a Revista RUA e o periódico Cadernos do PPG-AU/UFBA, voltado, sobretudo, para a produção discente, de docentes do programa e convidados. O NAPE elabora, ainda, conteúdos oferecidos através do website do programa, notadamente, os arquivos digitais de teses e dissertações, de publicações, de eventos e de vídeos.
 
O LabHabitar - Laboratório de Habitação e Cidade e a Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia do PPG-AU/UFBA está abrigado na Casa de Extensão da FAUFBA, em função de sua natureza vinculada essa linha de ação acadêmica. Atuando desde 1993, as atividades do LabHabitar envolvem pesquisa, ensino e extensão e estão associadas à Linha de Pesquisa Processos Urbanos Contemporâneos. O grupo de pesquisa tem o objetivo experimentar, assessorar e assimilar novos enfoques para intervenção no espaço construído da habitação no ambiente urbano, bem como sistematizar informações para consolidação de um Centro de Referências sobre o tema. Além das pesquisas, o LabHabitar responde também às solicitações externas que demandam esse tipo de conhecimento e intercâmbio. Com base nessa experiência de mais de 20 anos, a laboratório, em 2011, apresentou a proposta inovadora de criação da Residência em Arquitetura Urbanismo e Engenharia, cuja primeira turma, como já mencionado, foi implantada em 2013. O LabHabitar é coordenado pela Profa. Dra. Ângela Gordilho Souza.
 
Outros laboratórios, núcleos e grupos de pesquisa ligados ao programa estão sediados em outros espaços da Faculdade de Arquitetura e da UFBA. O Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia (CEAB), criado em 1963 e, desde 1981, vinculado à pós-graduação, está sediado no segundo pavimento de um prédio próprio, situado a cerca de cem metros da FAUFBA, onde, como já relatado, estão, desde o final de 2017, a Coordenação e a Secretaria do PPG-AU. Este centro de estudos vincula-se às Linha de Pesquisa Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais, Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro e História da Cidade e do Urbanismo e contempla estudos teóricos e críticos sobre restauração, conservação e gestão do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico, bem como de suas representações, apropriações, capital simbólico, valores e correlações com as dinâmicas urbanas e com o patrimônio cultural imaterial. A infraestrutura física e os equipamentos do CEAB permitem que aí também esteja sediado o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE). Além de salas destinadas ao desenvolvimento das aulas e à coordenação deste curso, o CEAB abriga um importante arquivo documental, compreendendo mapoteca e fototeca que contêm um valioso acervo sobre a história da cidade de Salvador, assim como acerca de outros conteúdos relacionados às técnicas e sistemas construtivos tradicionais e à teoria e à história da restauração.
 
Neste arquivo também se encontra armazenado todo o conjunto de trabalhos elaborados ao longo dos mais de 30 anos de existência do CECRE, tanto enquanto curso de especialização quanto como mestrado profissional. A sede do CEAB foi recentemente reformada, proporcionando ótimas condições de conforto e funcionalidade aos seus usuários. O CEAB é coordenado atualmente pelas Professoras Juliana Cardoso Nery e Mariely Santana, ambas egressas do PPG-AU/UFBA e, atualmente, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do MP-CECRE.
 
No prédio do CEAB funcionam também o grupo de pesquisa Lab 20 – Laboratório de Arquitetura e Urbanismo do Século XX, que abrigou os estudos antes localizados no núcleo do DOCOMOMO-Bahia, o Laboratório de Multimeios na Expressão Gráfica – MULTGRAF e o Grupo de Pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes (GP ARQ POP).
 
O Lab 20, recentemente cadastrado no DGP/CNPq, é coordenado pelo Prof. José Carlos Huapaya Espinoza e pela Profa. Ana Carolina Bierrenbach e está associado às Linhas de Pesquisa Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais e História da Cidade e do Urbanismo. Investiga a apropriação e disseminação do repertório da arquitetura e do urbanismo modernos, em suas múltiplas formas, bem como estuda as possibilidades para sua preservação. Está instalado em sala localizada no térreo do prédio do CEAB, atualmente, compartilhada com o MULTGRAF.
 
O Laboratório de Multimeios na Expressão Gráfica – MULTGRAF, criado em 1998, vincula-se à Linha de Pesquisa Linguagem, Informação e Representação do Espaço e tem como objetivo principal a pesquisa dos processos inerentes à expressão gráfica, tanto na área técnica quanto artística. Participam do Laboratório os professores Antônio Pedro Alves de Carvalho, Fábio Macedo Velame e Izarosara Rahi, os dois últimos egressos do PPG-AU.
 
O Grupo de Pesquisa ARQ POP, criaado em 2012 e cadastrado no DGP/CNPq em 2016, tem como objetivo o estudo dos conceitos, metodologias, técnicas construtivas, saberes e espaços arquitetônicos e urbanísticos produzidos com base em conhecimentos tradicionais e fora dos circuitos formais da arquitetura e do urbanismo. O grupo visa ainda a introdução e desenvolvimento desse tema no ensino e na formação de arquitetos e urbanistas. Desde 2015, o grupo oferece, uma vez por ano, no curso de graduação, a disciplina “Arquitetura Popular: espaços e saberes” que explora os resultados das pesquisas realizadas no âmbito deste grupo. Está vinculado às Linhas de Pesquisa Restauração, Conservação e Gestão de Bens Patrimoniais e História da Cidade e do Urbanismo, funcionando em sala do segundo pavimento do prédio do CEAB. É liderado pela Professora Márcia Genésia de Sant’Anna.
 
O Núcleo de Tecnologia da Preservação e Restauro (NTPR) está localizado na Escola Politécnica da UFBA desde sua criação nos anos 1980. Este laboratório tem caráter interdisciplinar e exige equipamentos voltados para as mais diversas áreas da Ciência dos Materiais, o que demanda uma variada gama de implementos. Projeto aprovado no âmbito do Edital Universal de 2016 do CNPq, intitulado “Capacitação operacional do NTPR para o período 2016-2019”, está possibilitando o funcionamento desse laboratório em ótimas condições. O NTPR é liderado pelo Prof. Dr. Mário Mendonça de Oliveira.
 
O Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD), criado 1992, está localizado no subsolo do edifício da Faculdade de Arquitetura. É um núcleo de estudos de tecnologias computacionais aplicadas à Arquitetura e ao Urbanismo e constitui também um grupo de pesquisa cadastrado do DGP/CNPq. O laboratório desenvolve atividades de ensino na graduação e na pós-graduação e, ainda, de pesquisa e extensão, dando suporte à Linha de Pesquisa Linguagem, Informação e Representação do Espaço (LIRE) que, por sua vez, articula-se às duas áreas de concentração do PPG-AU/UFBA. Nos últimos anos, o LCAD tem realizado esforços para o domínio e aplicação da Fotogrametria Digital e das tecnologias de varredura a laser (3D Laser Scanning), associadas à modelagem Geométrica Tridimensional, para uso em pesquisas da área de Conservação e Restauro, assim como daquelas de geoprocessamento e informação para aplicação na área de Urbanismo. O LCAD é liderado pelos Professores Arivaldo Leão Amorim e Gilberto Corso Pereira.
 
O Laboratório de Conforto Ambiental (LACAM) também está sediado em área do subsolo da Faculdade de Arquitetura. Desde sua criação, em 1986, trabalha em projetos de pesquisa relativos à iluminação natural e artificial e ao desempenho térmico do ambiente construído. Sua equipe é formada por professores da Graduação e do PPG-AU/UFBA, notadamente em estudos vinculados às disciplinas Áreas Verdes Urbanas e Ambientes Urbanos, oferecidas pelo Programa. Desenvolve também projetos de adequação ambiental para museus, sob a coordenação da Professora Griselda Pinheiro Klüppel. 
 
Por fim, o Grupo de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, recentemente credenciado pela UFBA e cadastrado no DGP/CNPq, é liderado pelos Professores Nivaldo Vieira Andrade Junior e Naia Alban Suarez. O grupo atua nas áreas de projeto de arquitetura e urbanismo; ensino de arquitetura e urbanismo; história da arquitetura e do urbanismo; e preservação do patrimônio edificado. Vincula-se às Linhas de Pesquisa História da Cidade e do Urbanismo e Restauração Conservação e Gestão de Bens Patrimoniais e engloba o Laboratório de Requalificação Urbana e Projeto (RAUP), vinculado ao curso de graduação da FAUFBA.