Estrutura Curricular

O processo de reformulação do Regulamento Interno do programa, iniciado em 2012, teve os objetivos de atualizar, adequar o programa aos avanços acadêmicos e pedagógicos recentes, e, ainda, articular o programa às demandas sociais e de formação nos campos da Arquitetura e do Urbanismo. Com a conclusão deste processo, o programa implantou a seguinte estrutura acadêmica e curricular:

  • Estrutura acadêmica composta de disciplinas, atividades curriculares obrigatórias (pesquisa orientada, tirocínio docente e participação em pesquisa) e elaboração de trabalho de conclusão (trabalho final, no caso do mestrado profissional, dissertação, no caso do mestrado acadêmico, e tese, no caso do doutorado);
  • Atividades extracurriculares passíveis de realização, desde que aprovadas pelo Colegiado e consideradas recomendáveis ou necessárias para melhor desenvolvimento dos cursos do programa.

O antigo sistema baseado no cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas foi substituído, no Mestrado Acadêmico e no Doutorado, pelo cumprimento de um número pré-estabelecido de créditos para cada um desses cursos, o que permite ao estudante escolher, de acordo com o seu objeto de estudo, a grade curricular mais adequada, obedecendo, contudo, ao cumprimento, no curso de Doutorado, de duas disciplinas obrigatórias denominadas, respectivamente, Seminários Avançados I e II, que possuem, contudo, ementas flexíveis e adaptáveis. O sistema comtempla ainda a possibilidade de oferta de disciplinas denominadas “Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo”, o que permite criar novos elementos curriculares articulados à conclusão de pesquisas, bem como aproveitar melhor, e mais objetivamente, a presença de professores visitantes ou externos ao programa. Todas as disciplinas dos cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmico estão vinculadas às Linhas de Pesquisa do programa, que são também responsáveis pela sua discussão e oferta.

O tirocínio docente orientado, realizado sob a coordenação do PPG-AU/UFBA, pode ser dispensado para estudantes que já exercem ou estão inseridos no magistério superior e pode ser realizado em outra unidade desta universidade, ficando essa escolha condicionada à aceitação do professor responsável pela disciplina escolhida e à apresentação de um plano de atividades de ensino elaborado de comum acordo com o referido docente. A aprovação do desempenho do aluno nesta atividade é condicionada à apresentação de relatório das atividades desenvolvidas, acompanhado de parecer do professor responsável pela disciplina e pela supervisão do estudante, sendo submetido à apreciação do Colegiado do programa.

A participação em pesquisa é uma atividade de caráter obrigatório e implica a integração do estudante a um dos Grupos de Pesquisa do programa e a elaboração, em conjunto com o seu líder, do detalhamento do plano de atividades a ser desenvolvido no semestre correspondente. A aprovação do desempenho do aluno nesta atividade é condicionada à apresentação de relatório das atividades desenvolvidas, acompanhado de parecer do líder do Grupo de Pesquisa, devendo ser submetido à apreciação do Colegiado.

O Regulamento Interno do PPG-AU/UFBA estabelece, por fim, a necessidade de cumprimento das seguintes exigências curriculares:

  • Para o Mestrado Acadêmico, o cumprimento de, no minimo, 14 créditos em disciplinas do curso, dos quais, pelo menos, 08 créditos relativos a disciplinas vinculadas à Área de Concentração escolhida. Os 06 créditos restantes podem ser cumpridos em disciplinas ou atividades ligadas à outra Áea de Concentração do programa ou pertencentes a outro programa de pós-graduação reconhecido pelo Colegiado, neste último caso, até o máximo de 04 créditos. Além desses créditos, o mestrando deve ainda cumprir 04 créditos em atividades relativas à Participação em Pesquisa e ao Tirocínio Docente.
  • Para o Doutorado, o cumprimento de, no mínimo, 20 (vinte) créditos em disciplinas do curso, dos quais, pelo menos, 12 créditos relativos a disciplinas vinculadas à Área de Concentração escolhida, aí incluídas, obrigatoriamente, as disciplinas Seminários Avançados I e II. Os 08 créditos restantes podem ser cumpridos em disciplinas ligadas à outra Área de Concentração do programa ou pertencentes a outros programas de pós-graduação reconhecidos pelo Colegiado, neste último caso, até o máximo de 06 créditos. Além desses créditos, o doutorando deve ainda elaborar três Trabalhos Programados, que totalizam 06 créditos.

A conclusão dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado é condicionada, ainda, à frequência mínima exigida pelas normas da UFBA em todas as disciplinas e atividades do curso, à aprovação nos Exames de Qualificação I e II previstos no Regulamento Interno e à aprovação da dissertação ou da tese em defesa pública.