Estrutura Curricular

BASE CURRICULAR:

O processo de reformulação do Regulamento Interno do programa, aprovado em 2016, teve os objetivos de atualizar, adequar o programa aos avanços acadêmicos e pedagógicos recentes, e, ainda, articular o programa às demandas sociais e de formação nos campos da Arquitetura e do Urbanismo. Com a conclusão deste processo, o programa implantou a seguinte estrutura acadêmica e curricular:

  • Estrutura acadêmica composta de disciplinas, atividades curriculares obrigatórias (pesquisa orientada, tirocínio docente e participação em pesquisa) e elaboração de trabalho de conclusão (dissertação, no caso do mestrado acadêmico, e tese, no caso do doutorado acadêmico).
  • Atividades extracurriculares passíveis de realização, desde que aprovadas pelo Colegiado e consideradas recomendáveis ou necessárias para melhor desenvolvimento dos cursos do programa.

O antigo sistema baseado no cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas foi substituído, no Mestrado e no Doutorado Acadêmicos, pelo cumprimento de um número pré-estabelecido de créditos para cada um desses cursos, o que permite ao estudante escolher, de acordo com o seu objeto de estudo, a grade curricular mais adequada

No curso de Doutorado, contudo, é preciso cumprir duas disciplinas obrigatórias denominadas, respectivamente, Seminários Avançados I e II, que possuem ementas flexíveis e adaptáveis.

O sistema comtempla ainda a possibilidade de oferta de disciplinas denominadas “Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo”, o que permite criar novos elementos curriculares articulados à conclusão de pesquisas, bem como aproveitar melhor, e mais objetivamente, a presença de professores visitantes ou externos ao programa. Todas as disciplinas dos cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmico estão vinculadas às Linhas de Pesquisa do programa, que são também responsáveis pela sua discussão e oferta.

O Regulamento Interno do PPG-AU/UFBA estabelece, por fim, a necessidade de cumprimento das seguintes exigências curriculares:

 

MESTRADO ACADÊMICO:

Cumprimento de, no mínimo, 14 créditos em disciplinas, dos quais, pelo menos, 8 créditos vinculados à Área de Concentração escolhida. Os 6 créditos restantes podem ser cumpridos em disciplinas ou atividades ligadas à outra Área de Concentração do programa ou pertencentes a outro programa de pós-graduação da universidade. Além disso, o mestrando deve cumprir 4 créditos em atividades relativas a “Tirocínio Docente” e a “Participação em Pesquisa”.

O Tirocínio Docente orientado, exclusivo para o mestrado, realizado sob a coordenação do PPG-AU UFBA, pode ser dispensado para estudantes que já exercem ou estão inseridos no magistério superior e pode ser realizado em outra unidade desta universidade, ficando condicionada à aceitação do professor responsável pela disciplina escolhida e à apresentação de um plano de atividades de ensino elaborado de comum acordo com o referido docente. A aprovação do desempenho do aluno nesta atividade é condicionada à apresentação de relatório das atividades desenvolvidas, acompanhado de parecer do professor responsável pela disciplina e pela supervisão do estudante, sendo submetido à apreciação do colegiado do programa.

A participação em pesquisa é uma atividade de caráter obrigatório para o mestrado e implica a integração do estudante a um dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPQ vinculados ao programa e a elaboração, em conjunto com o seu líder, do detalhamento do plano de atividades a ser desenvolvido no semestre correspondente. A aprovação do desempenho do aluno nesta atividade é condicionada à apresentação de relatório das atividades desenvolvidas, acompanhado de parecer do líder do Grupo de Pesquisa, devendo ser submetido à apreciação do Colegiado.

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DO MESTRADO:

  • Participação em Pesquisa (junto aos Grupos de Pesquisa Certificados pelo CNPQ).
  • Tirocínio Docente (estágio de docência).
  • Pesquisa Orientada (desenvolvimento da dissertação).

CREDITAÇÃO DO MESTRADO:

  • Pelo menos 8 créditos em disciplinas vinculadas à Área de Concentração vinculada ao discente.
  • Os outros 6 créditos podem ser cumpridos na outra Área de Concentração ou em outro Programa – desde com a anuência do orientador.

BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E FINAIS DO MESTRADO:

As bancas para o mestrado acadêmico contam com no mínimo 3 membros, sendo pelo menos um de fora do PPG-AU. O eventual co-orientador não entra na contabilidade dos 3. É necessário o cumprimento de três bancas para a conclusão do curso:

  • Exames de Qualificação I (Projeto de Dissertação).
  • Exame de Qualificação II (Dissertação Pronta).
  • Dissertação em defesa pública.

 

DOUTORADO ACADÊMICO:

Cumprimento de, no mínimo, 20 (vinte) créditos em disciplinas do curso, dos quais, pelo menos, 12 créditos relativos a disciplinas vinculadas à Área de Concentração escolhida, aí incluídas, obrigatoriamente, as disciplinas “Seminários Avançados I e II”. Os 8 créditos restantes podem ser cumpridos em disciplinas ligadas à outra Área de Concentração do programa ou pertencentes a outros programas de pós-graduação da universidade. Além disso, o doutorando deve elaborar três “Trabalhos Programados” – totalizando 06 créditos

Os Trabalhos Programados são investigações empreendidas em pelo menos três semestres letivos, dentro das temáticas da tese, e determinadas pelo orientador – que também tem o ônus da aprovação de seu relatório final, que pode conter produtos, como pesquisas desenvolvidas, publicações, apresentações de trabalhos, etc.

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS:

  • Seminários Avançados I.
  • Seminários Avançados I.
  • Trabalhos Programados.
  • Pesquisa Orientada (desenvolvimento da tese).

CREDITAÇÃO:

  • Pelo menos 12 créditos em disciplinas vinculadas à Área de Concentração vinculada ao discente (considerando os 4 créditos dos Seminários Avançados).
  • Os outros 8 créditos podem ser cumpridos na outra Área de Concentração ou em outro Programa – desde com a anuência do orientador.

BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E FINAIS DO DOUTORADO:

As bancas para o doutorado acadêmico contam com no mínimo 5 membros, sendo pelo menos dois de fora do PPG-AU. O eventual co-orientador não entra na contabilidade dos 5. É necessário o cumprimento de três bancas para a conclusão do curso:

  • Exames de Qualificação I (Projeto de Tese).
  • Exame de Qualificação II (Tese Pronta).
  • Dissertação em defesa pública.

 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E GRUPOS DE PESQUISA.

O PPG-AU é estruturado a partir de duas Áreas de Concentração historicamente formadas: “Urbanismo” e “Conservação e Restauro”. Estas duas áreas acolhem as linhas de Pesquisa que orientam o programa, com a inclusão da grande oferta de disciplinas (todas optativas) que estruturam os cursos de mestrado e doutorado, assim como os Grupos de Pesquisas certificados pelo CNPQ – que são a espinha dorsal das Linhas de Pesquisa:

 

CONSERVAÇÃO E RESTAURO.

Entendida como aquela área que contempla estudos de natureza teórica, crítica, científica e tecnológica sobre temas relacionados aos processos de patrimonialização, restauração, conservação, utilização, gestão e promoção do patrimônio arquitetônico, urbano e paisagístico, em suas dimensões histórica, política, normativa, técnica, material e imaterial, e em sua relação com processos de apropriação e produção do espaço urbano.

LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA VINCULADAS:

  • Restauração, Conservação e Gestão dos Bens Patrimoniais.
  • Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro.
  • Linguagem, Informação e Representação do Espaço .

 

URBANISMO

Entendida como aquela área que contempla estudos e pesquisas de natureza teórica, crítica, histórica e empírica sobre o urbanismo enquanto campo de conhecimento, problematizando sua especificidade e interfaces com a arquitetura, políticas públicas, programas, planos, projetos e práticas sobre a cidade em suas dimensões plurais e conflitivas de produção, regulação, percepção, apreensão e apropriação do espaço urbanístico, nas suas várias escalas e níveis de abordagem.

LINHAS DE PESQUISA VINCULADAS:

  • Teoria e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo.
  • História da Cidade e do Urbanismo.
  • Processos Urbanos Contemporâneos.
  • Linguagem, Informação e Representação do Espaço.

 

DETALHAMENTO DAS LINHAS DE PESQUISA.

Abaixo apresentamos um detalhamento das Linhas de Pesquisa do programa relatando os seus vínculos com os Grupos de Pesquisa coordenados por professores do PPG-AU, bem como com as disciplinas (todas de caráter optativo) registradas na Plataforma Sucupira – alertando que um Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPQ pode estar relacionada a mais de uma Linha de Pesquisa.

É possível perceber que há uma distribuição bastante razoável de GPs e de disciplinas entre as Linhas de Pesquisa do programa, o que revela uma boa integração entre a estrutura pedagógica do curso, as Áreas de Concentração e as Linhas de Pesquisa.

 

LINHAS DE PESQUISA DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM “CONSERVAÇÃO E RESTAURO”.

 

RESTAURAÇÃO, CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS BENS PATRIMONIAIS.

Contempla os estudos teóricos e críticos sobre a restauração, conservação e gestão dos bens patrimoniais edificados, as arquiteturas e conjuntos arquitetônicos e suas representações, suas apropriações, seu capital simbólico e valores, nas suas correlações com as dinâmicas urbanas abrangendo inclusive o denominado patrimônio imaterial, ou seja, as festas, os ritos, as manifestações religiosas e civis de interesse cultural relacionados à arquitetura e à cidade.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS:

  • ARQPOP – Arquitetura Popular: Espaços e Saberes.
  • Etnicidades – Grupo de Estudos Étnicos e Raciais em Arquitetura e Urbanismo.
  • Projeto, Cidade e Memória.

DISCIPLINAS VINCULADAS:

  • Centros históricos.
  • Ciclo de seminários: a restauração como conservação e projeto do novo.
  • Cidades contemporâneas do leste europeu: políticas, patrimônio e cultura.
  • Cidades e sítios antigos: preexistência, patrimônio e projeto.
  • Da vecchie città a centri storici: la dimensione urbana della tutela e del restauro in Itália.
  • História e teoria da conservação e do restauro.
  • Intervenções em centros históricos na França.
  • Organização e administração de obras de restauro.
  • Paisagismo, história e cidade.
  • Política de preservação do acervo cultural.
  • Projeto em preexistência.
  • Sítios históricos urbanos: análise, gestão e intervenção.
  • Temas de restauración arqueológica y arquitectónica.
  • Tópicos especiais: metrópole, patrimônio e informalidade

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E DO RESTAURO.

Para conhecer os materiais e as condições ambientais em que se encontram os monumentos, é necessário entender a ciência e tecnologia relacionadas aos materiais e estruturas. Esta Linha de Pesquisa dá apoio às disciplinas ministradas pelos professores do grupo assim como aos laboratórios NTPR (Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração) e Lacam (Laboratório de Controle Ambiental), fundamentais no apoio à elaboração de dissertações e teses, assim como à realização da atividade obrigatória de Pesquisa Orientada. Sem o apoio destes laboratórios tornar-se-ia impossível a realização de algumas das investigações. O NTPR é referência no Brasil, prestando consultorias e mantendo ajudas aos ex-alunos na solução de problemas relativos à conservação/restauração de monumentos.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS:

  • CREPE – Conservação e Reabilitação Estrutural do Patrimônio Edificado.
  • NTPR – Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração.

DISCIPLINAS VINCULADAS:

  • Aspectos físico-ambientais.
  • Aspectos históricos de materiais de construção tradicionais.
  • Conforto ambiental em projetos de arquitetura.
  • Conservação preventiva.
  • História dos materiais de construção tradicionais.
  • Leitura e documentação de monumentos.
  • Sistemas construtivos tradicionais.
  • Tecnologia da conservação e do restauro II.
  • Tecnologia da conservação e restauro I.

 

LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.

Estuda as Linguagens e tecnologias para a representação e intervenção no espaço geométrico e geográfico, incluindo aspectos tecnológicos e instrumentais e suas aplicações no planejamento, na projetação e no monitoramento.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS:

  • LCAD – Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais.
  • NTPR – Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração.
  • GEA-HOSP – Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar.

DISCIPLINAS VINCULADAS:

  • Análise de dados.
  • Laboratório de PAC – projeto auxiliado para computador.
  • Modelagem da informação da construção.
  • Programação arquitetônica edifícios de função complexa.
  • Projeto paramétrico: concepção, otimização e desenvolvimento.
  • Tecnologias digitais documentação patrimônio arquitetônico.

 

LINHAS DE PESQUISA DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM URBANISMO:

 

TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO

Busca a atualização permanente do corpo de idéias (teorias) que serve de base para ações de Teoria e Crítica associadas ao ensino e à prática em Arquitetura e Urbanismo, implicando a observação da sua complexidade na interação entre indivíduo (profissional, acadêmico) e sociedade, visando o questionamento permanente da sua pertinência (crítica).

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS

  • Bia – Barroco Ibero-Americano: Arquitetura e Cidade.
  • GEA-HOSP – Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar.
  • LAB20 – Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do Século XX.

DISCIPLINAS VINCULADAS

  • Arquitetura e filosofia: história técnica e ética.
  • Arquitetura e urbanismo contemporâneos na américa latina.
  • Filosofia da arte.
  • Formas de pensar a contemporaneidade.
  • Historiografia e crítica da arquitetura moderna.
  • Jogos estratégicos para o desenvolvimento da percepção.
  • Memória, narração, história.
  • O pensamento contemporâneo e a produção de arquitetura e urbanismo na interface das três formas de pensar e criar: filosofia, ciência e arte.
  • Prática e técnica de projeto
  • Universalidade e diversidade na arquitetura.

 

HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO

Contempla o estudo das diversas teorias que tratam da produção e da estruturação da cidade na história contemporânea, a cidade como objeto do conhecimento histórico, especificidades da periodização na história da cidade, dinâmicas urbanas, forma, modos de funcionamento e idealizações nos processos de transformação da cidade.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS

  • Bia – Barroco Ibero-Americano: Arquitetura e Cidade.
  • Etnicidades – Grupo de Estudos Étnicos e Raciais em Arquitetura E Urbanismo.
  • História da Cidade e do Urbanismo.
  • Lab20 – Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do Século XX.
  • Laboratório Urbano.

DISCIPLINAS VINCULADAS:

  • Apreensão da cidade contemporânea.
  • Arquitetura e forma urbana na metrópole: séculos XX e XXI.
  • As cidades e o território na formação do brasil.
  • Cidades africanas: arquitetura e urbanismo contemporâneo em África.
  • Discursos políticos no urbanismo e planejamento urbano no Brasil.
  • Habitação social na américa latina: origens, paradigmas e desafios.
  • História da cidade.
  • História da forma urbana.
  • História das cidades coloniais.
  • Salvador: transformações e permanências.
  • Sintaxe espacial e simbologia da paisagem.
  • Teorias da cidade.
  • Teorias urbanísticas.
  • Universo urbanístico português.
  • Urbanismo contemporâneo.

 

LINGUAGEM, INFORMAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO

Estuda as Linguagens e tecnologias para a representação e intervenção no espaço geométrico e geográfico, incluindo aspectos tecnológicos e instrumentais e suas aplicações no planejamento, na projetação e no monitoramento.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS

  • LCAD – Laboratório de Estudos Avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais.
  • História da Cidade e do Urbanismo.

DISCIPLINAS VINCULADAS:

  • Análise de informações geográficas.
  • Atlas histórico de cidades recursos gráficos.
  • Barcelona e sua área metropolitana.
  • Geoprocessamento e urbanismo.
  • Imagens e discursos na representação da cidade de Salvador.
  • Imagem, metrópole e fronteiras contemporâneas.
  • Informação geográfica, cultura e tecnologia.
  • Modelagem da informação da cidade.
  • Transportes e espaço urbano.
  • Visões urbanas.

 

PROCESSOS URBANOS CONTEMPORÂNEOS

Esta Linha de Pesquisa parte das múltiplas e conflitivas problematizações vigentes sobre a cidade, desenvolvendo estudos e pesquisas de natureza teórica, crítica e empírica sobre o urbanismo enquanto campo de conhecimento em suas interfaces com a arquitetura e a paisagem, a política, a ação pública e privada, as tecnologias, bem como as práticas sobre a cidade, em suas dimensões de produção, regulação, percepção, apreensão e apropriação do espaço, nas suas várias escalas e níveis de abordagem.

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS

  • CIPOS – Cidades Políticas.
  • Espaço Livre.
  • LabHabitar.
  • Laboratório Urbano.
  • Lugar Comum.

DISCIPLINAS VINCULADAS:

  • Ambientes urbanos.
  • Áreas verdes urbanas.
  • Cidade, cidadania e diversidade.
  • Desenvolvimento urbano regional.
  • Espaço público na cidade contemporânea.
  • Estética urbana.
  • Habitação e cidade. Intervenções e projetos recentes.
  • Laboratório corpocidade.
  • Organização do espaço urbano.
  • Paisagismo.
  • Planejamento e segregação socioespacial.
  • Política, democracia e direito à cidade I.
  • Política, democracia e direito à cidade II.
  • Política, democracia e direito a cidade III.
  • Produção do espaço e políticas urbano-regionais contemporâneas.
  • Relações étnicas e raciais em arquitetura, urbanismo e cidade.
  • Segurança/insegurança pública e privada. A proliferação de dispositivos de fechamento na arquitetura e no desenho urbano.
  • Teoria contemporânea e o campo urbano: corpo, técnica e política.