Credenciamento e Recredenciamento Docente

EDITAIS PARA RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES DO PPG-AU UFBA

PERÍODO 2023-2024

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG- AU UFBA) torna pública as Chamadas para o Recredenciamento e Credenciamento de Professores de Arquitetura, Urbanismo e áreas afins para o quadro docente do Doutorado e do Mestrado Acadêmicos.

A cada dois anos, o PPG-AU abre chamadas para Editais de Recredenciamento e de Credenciamento de Professores – seguindo os parâmetros exigidos pela CAPES e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFBA – visando a renovação do seu quadro docente.

Recredenciamento é direcionado aos docentes que estão atuando no programa como professores permanentes ou colaboradores vinculados ao campo da arquitetura, urbanismo e áreas afins. Já a chamada de Credenciamento está voltada a professores, pesquisadores e profissionais de arquitetura, urbanismo e áreas afins, interessados em compor o quadro docente do PPG-AU, e com vínculos claros com uma ou mais Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa.

Os candidatos precisam demonstrar que a sua trajetória acadêmica é sólida e pertinente às Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa para que possam continuar atuando (no caso de Recredenciamento), ou que venham a atuar (no caso de Credenciamento), junto aos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, no ensino, em orientações de trabalhos de conclusão, em pesquisa, extensão, e com uma vasta produção acadêmica e científica de qualidade.

Para os candidatos que pleiteiam o Credenciamento, o seu histórico profissional deve apontar para a continuidade de uma já significativa rotina de pesquisa e de produção científica, assim como atestar que estarão dispostos a contribuir administrativamente com o PPG-AU.    

Ou seja, para se renovar o corpo docente, são abertos dois editais diferentes, cujos processos de avaliação acontecem em sequência – primeiro o de Recredenciamento; logo depois, o de Credenciamento Docente.

Inscrições até o dia 07 de julho de 2023 pelos emails 

ppgau@ufba.br  e ppgaucredenciamento@gmail.com

 

RECREDENCIAMENTO

Edital de Recredenciamento

Anexo I: Ficha de Inscrição

 

CREDENCIAMENTO

Edital de Credenciamento

Anexo I: Ficha de Inscrição

Anexo II: Barema

Anexo III: Ficha de autodeclaração e opção por reseva de vaga

 

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOS EDITAIS DE RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO - BIÊNIO 2023-2024 

 

Coordenador da Comissão:

Professor Rodrigo Baeta (UFBA – PPG-AU – MP-CECRE) – Pesquisador CNPQ Nível 2

 

Comissão

Professora Ana Paula Baltazar dos Santos (UFMG – NPGAU) – Pesquisador CNPQ Nível 2

Natalia Miranda Vieira-de-Araújo (UFPE – MDU / UFRN – PPG-AU) – Pesquisador CNPQ Nível 2

Rachel Coutinho Marques da Silva (PUC Rio – PPG-ARQ / UFRJ – PROURB) – Pesquisador CNPQ Nível 1C

 

Ana Paula Baltazar dos Santos

É graduada em Arquitetura e Urbanismo (1994) e mestre em Arquitetura (1998) pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e PhD em Arquitetura e Ambientes Virtuais pela Bartlett School of Architecture, University College London (2009). Foi professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei no segundo semestre de 2009, tendo trabalhado no Projeto Pedagógico do Curso. Ingressou no Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG no final de 2009 e desde janeiro de 2018 é Professora Associada. Tem atuado na graduação e na pós-graduação e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (NPGAU) de junho de 2019 a novembro de 2021. Desde março de 2022 integra a Comissão de Acompanhamento da Resolução Complementar 01/2020 do Conselho Universitário que regulamenta o reconhecimento de Notório Saber pela UFMG. É membro titular da Coordenação Colegiada do grupo de pesquisa MOM (Morar de Outras Maneiras) e co-coordena o LAGEAR (Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica) na Escola de Arquitetura da UFMG. Participa também do grupo de pesquisa Terra Comum. Desde abril de 2020 co-coordena o grupo de Estudos Pedagogia Sócio-Espacial, aprofundando na temática de sua bolsa de produtividade do CNPq. Tem se dedicado à investigação dos entraves para o comum e para a ação direta, buscando a superação da democracia representativa e da propriedade privada. Desenvolve interfaces (físicas, digitais e híbridas) para assessoria técnica de arquitetura e urbanismo, visando ampliar as possibilidades de autonomia coletiva e emancipação cidadã na produção do espaço.

 

Natalia Miranda Vieira-de-Araújo

Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) na área de concentração de Conservação Integrada, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Pós-doutorado (agosto 19- julho 20) na Università di Roma La Sapienza sob a tutoria principal do professor Giovanni Carbonara, incluindo um período de pesquisa na Università degli Studi Gabriele dAnnunzio di Chieti e Pescara sob a tutoria do professor Claudio Varagnoli. Desde 2016, Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE na área de Teoria e História (profa Associada 1). Desde 2017, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE (MDU), onde hoje atua como coordenadora de curso, e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN. De 2009 a 2015, foi professora adjunta do Departamento de Arquitetura da UFRN (DARQ-UFRN) na área de Projeto de Arquitetura. De 2009 a 2016, foi professora permanente do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN ministrando as disciplinas de Intervenções em Áreas Históricas, Gestão de Sítios Históricos e Teoria da Arquitetura. Até dezembro de 2015, foi representante do DARQ-UFRN na Rede PHI (Patrimonio Histórico-Cultural Iberoamericano) - rede de pesquisa internacional, sediada na Universidad Politécnica de Madrid. Em agosto de 2016 passou a ser representante do DAU-UFPE nesta mesma Rede (PHI). De 2010 a 2015 foi professora do Mestrado Profissional em Projeto, Arquitetura e Meio Ambiente da UFRN, tendo assumido sua coordenação entre novembro de 2014 e dezembro de 2015. De maio de 2016 a dezembro de 2017 participou da Coordenação Nacional do Docomomo Brasil como membro do Conselho Fiscal. De 2001 a 2009, experiência docente e de coordenação de curso em diversas IES privadas, sempre na graduação em Arquitetura e Urbanismo. Sócia-fundadora e, atualmente, membro do Conselho Científico do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI). É autora dos livros "Gestão de Sítios Históricos: A transformação dos valores culturais e econômicos em programas de revitalização em áreas históricas" (2007) e "Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Diálogos entre Brasil e Itália" (2022), ambos publicados pela Editora da UFPE. Capítulos de livro e vários artigos publicados em anais de eventos e revistas científicas, especialmente dentro da temática da preservação do patrimônio cultural. Participação em diversos Comitês Científicos de importantes eventos da área, como o Enanparq, Docomomo, Arquimemória e o Projetar. Membro do ICOMOS Brasil (coordenação do Núcleo Pernambuco do ICOMOS BR e participação nos Comitês Científicos de Teoria e Ensino). Representante da UFPE no Conselho de Preservação de Olinda. Coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural do IAB-PE. Área de atuação principal: teoria da arquitetura, teoria do restauro, preservação do patrimônio cultural, projeto de intervenções em áreas patrimoniais e gestão de sítios históricos.

 

Rachel Coutinho Marques da Silva

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, (1977), Mestrado em City and Regional Planning, Cornell University (1984) e Doutorado em City and Regional Planning, Cornell University (1988), Pós-Doutorado no Cities Programme, London School of Economics and Political Science, LSE, (2008). Atualmente pertence ao quadro docente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, PUC-Rio, professora associada, e é Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da PUC-Rio. Professora titular aposentada da FAU/UFRJ, foi docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFRJ de 1994 a 2017, atuando como colaboradora desde 2018. É pesquisadora da FAPERJ e do CNPq (PQ-1C), e consultora ad-hoc da CAPES, CNPQ e FAPERJ. Foi Coordenadora Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, sendo responsável por sua implantação. Atuou profissionalmente em agências de desenvolvimento e órgãos públicos, tendo sido Coordenadora de Ação Urbanística da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de urbanismo e planejamento urbano e ambiental, com ênfase em projetos de desenvolvimento urbano e turismo, planejamento regional e turístico, legislação, gestão urbanística e violência urbana. Fundou e coordenou o Laboratório de Urbanismo e Meio Ambiente, (LAURBAM) no PROURB/FAU/UFRJ (1994-2018). Foi coordenadora do Centro de Geo-Referenciamento em Urbanismo e Meio Ambiente (GEOUM). Desenvolve projetos de pesquisa nos temas relacionados à processos participativos e inclusivos em projetos urbanos, violência urbana, vulnerabilidade sócio-ambiental, turismo, gestão e planejamento do uso do solo e legislação urbanística. Recebeu a bolsa FAPERJ Cientista do Nosso Estado (2002-2004, 2004-2006, 2006-2008, 2008-2011, 2015-2017, 2018-2020). Atua em ensino, pesquisa e orientação nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001-2002 e 2010-2013).

 

Rodrigo Espinha Baeta

 

Arquiteto, pela EAUFMG, Especialista pelo Curso de Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos (IX CECRE UFBA) e pelo Curso Ciudades y Viviendas de Iberoamérica, oferecido pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (CENCREM), La Habana, Cuba. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFBA), Área de Concentração em Conservação e Restauro. Doutor pelo mesmo programa, Área de Concentração em Conservação e Restauro - tese que recebeu Menção Honrosa pelo Prêmio CAPES de Tese, Edição 2012; fez Estágio de Doutoramento no Exterior junto ao Dipartamento di Storia dell?Architettura, Restauro e Conservazione dei Beni Architettonici da Università degli Studi di Roma, La Sapienza. Atualmente ministra disciplinas nas áreas de História da Arte, História da Arquitetura e da Cidade, Conservação e Restauração do Patrimônio Edificado e Projeto de Arquitetura e Urbanismo, sendo Professor Associado II da Faculdade de Arquitetura da UFBA. É Professor do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE UFBA), tendo sido o seu coordenador por 4 anos (2014 a 2018). É Professor do PPGAU UFBA e foi seu coordenador de 2018 a 2020 - e atualmente é o seu vice coordenador. O Professor Rodrigo Baeta participou, de fevereiro de 2009 a abril de 2015, do Colegiado do Curso Noturno em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA e de 2012 a 2020 da Congregação da mesma instituição. É membro do Colegiado do MP-CECRE UFBA e do Colegiado do PPGAU UFBA. Fez parte do Núcleo de Apoio à Pesquisa e à Produção Editorial do PPGAU e foi editor dos Cadernos PPGAU. Atualmente é membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), biênio 2023-2024, sendo um dos três diretores da associação. Fez parte da Diretoria da ANPARQ no biênio 2013-2014. Foi representante, para a FAUFBA e para o MP-CECRE UFBA, da Rede PHI (Patrimonio Histórico-Cultural Iberoamericano) - rede de pesquisa sediada na Universidad Politécnica de Madrid. É membro do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) desde maio de 2015 e de 2018 a 2021 fez parte de sua diretoria, como coordenador da Região Nordeste. Com livros, capítulos de livro e dezenas de artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos, o autor é particularmente versado no estudo do Barroco, principalmente na investigação da arquitetura do período e em sua expressão no espaço urbano das cidades europeias, hispano-americanas e luso-brasileiras. Contudo, também atua nas áreas de Conservação e Restauração do Patrimônio Edificado e em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. No ano de 2010 lançou, pela EDUFBA e com financiamento da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), o livro "O Barroco, a arquitetura e a cidade nos séculos XVII e XVIII" (368 páginas), publicação que recebeu o Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - ANPARQ 2012: melhor livro autoral. Em 2012 lançou, também pela EDUFBA, mas em parceria com o PPGAU UFBA, e com financiamento da FAPESB, o livro "Teoria do Barroco" (216 páginas). Lançou em 2018, pela EDUFBA e PPGAU, mais uma vez com financiamento da FAPESB, o livro "A cidade Barroca na Europa e na América Ibérica" (496 páginas) - publicação que recebeu o Prêmio - ANPARQ 2018: melhor livro autoral. Finalmente, no ano de 2020, em coautoria com a Professora Juliana Nery, lançou seu quarto livro, "Entre o restauro e a recriação: reflexões sobre intervenções em preexistências arquitetônicas e urbanas" - publicado pela EDUFBA e pelo PPG-AU UFBA. Participa de Comitês Científicos de importantes eventos, como o Arquimemória, Arquitetura e Documentação, Prêmio ANPARQ, Projetar, ENANPARQ, Congresso Internacional de Histórias da Construção Luso-Brasileira, Convegno Internazionale ReUSO. Também faz parte de Comitês Científicos e é Revisor de diversos periódicos importantes. É Pesquisador PQ CNPQ Nível 2.