Alunos do PPGAU vencem prêmio de Concurso de Artigo do 19º Batalhão de Caçadores (19º BC)

Os Alunos do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, João Pena (membro do grupo Laboratório Urbano) e Kaíc Lopes (membro do grupo EtniCidades), foram laureados com o prêmio intitulado “Batalhão Pirajá 100 anos 1920 – 2020 Patrimônio da Bahia e dos baianos”.

João Pena e Kaíc Lopes são um dos membros do grupo formado pela Professora Doutora Rosali Braga Fernandes (Doutora em Geografia Humana), Plínio Martins Falcão (Doutor em Geografia Física), João Soares Pena (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo), Jamile de Brito (Mestra em Engenharia Ambiental Urbana), Kaíc Lopes (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) e Antonio Sócrates (Geógrafo).

O grupo foi formado pelos pesquisadores com o intuito de produzir artigos para concorrer ao prêmio e após avaliação às cegas do corpo científico do Exército, a resposta positiva: na seleção, os três artigos produzidos pelo grupo foram vencedores!

Em ordem de colocação, o título dos artigos – todos ligados ao planejamento urbano, que podem ser conferidos no link a seguir:

1º Lugar: “Braço forte, mão amiga”: a presença do 19º BC no Cabula como barreira para expansão imobiliária e a redução de áreas verdes no Miolo de Salvador

2º Lugar: O 19º Batalhão de Caçadores (19º BC): origens, características e importância para o Cabula e Miolo de Salvador, Bahia

3º Lugar: A importância do 19º Batalhão de Caçadores na expansão do Cabula, Salvador: potencialidades e limitações frente aos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano

Todos os artigos serão publicados na Revista Interdisciplinar de Ciências Aplicadas à Atividade Militar (RICAM), já a premiação acontecerá dia 23 de janeiro de 2020 na Sede do 19º Batalhão de Caçadores, no Cabula.

As informações podem ser acessadas na página: http://www.19bc.eb.mil.br/