Chamada de Trabalhos da Revista ABPN - Dossiê Temático: Arquiteturas Afro-Brasileiras: O Negro e a Produção de Cidades e Territórios no Brasil

CHAMADA DE TRABALHOS PARA EDIÇÃO N.39 DA REVISTA DA ABPN – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES NEGROS

DOSSIÊ TEMÁTICO

ARQUITETURAS AFRO-BRASILEIRAS:

O NEGRO E A PRODUÇÃO DE CIDADES E TERRITÓRIOS NO BRASIL

A REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISADORES NEGROS – ABPN convida pesquisadores, professores e estudantes de arquitetura e urbanismo a submeterem artigos para a sua edição n.39, constituída pelo Dossiê Temático Arquiteturas Afro-Brasileiras: O Negro e a Produção de Cidades e Territórios no Brasil. Serão selecionados trabalhos enviados até o dia 30 de novembro de 2021, conforme a política acadêmica e institucional da ABPN, e em seus respectivos  formatos em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/about/submissions#authorGuidelines

O Dossiê Temático: ‘’Arquiteturas Afro-brasileiras: O Negro e a Produção de Cidades e Territórios no Brasil’’ da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN visa problematizar e desvelar as Arquiteturas Afro-Brasileiras compreendidas como sendo as arquiteturas edificadas pelos negros no Brasil, pelos africanos e seus descendentes através dos processos diaspóricos imposto pela escravidão como forma de sobrevivência social, cultural e política, constituindo lugares de resistência, existência, preservação, ressignificação e criação da cultura negra no Brasil, sendo compostas em suas espacialidades e temporalidades por cosmopercepções, princípios, processos, valores e estéticas afro-centradas, afro-referenciadas e afro-diaspóricos.

Constituem uma gama diversa de arquiteturas produzidas pelos próprios negros como formas de existências no Brasil são: habitações escravas; arquiteturas dos quilombos; arquiteturas dos templos religiosos de matrizes africanas; arquiteturas das irmandades religiosas negras; arquiteturas do lúdico afro-brasileiro - dos blocos afro, afoxés, maracatus, congadas, reizados, foguedos, escolas e grupos de samba; arquiteturas de grupos de capoeira e maculelê; territórios da resistência negra contemporânea no espaço da cidade como o hip-hop, o funk, samba junino, tambor de crioulo, mangue beach, etc... A proposta do dossiê temático tem como objetivo promover a construção de um campo de debate sobre as questões étnico-raciais, estudos africanos, afro-brasileiros e afro-diaspóricos em suas relações com a Arquitetura, Cidade e Urbanismo, notadamente, no que tange ao legado civilizatório dos Africanos no Brasil, na arquitetura brasileira e na produção de cidades no país, ainda lacunar na historiografia e teoria da arquitetura, da cidade e do urbanismo, no planejamento de cidades e projetos arquitetônicos. Busca tecer a relação do Negro com a edificação de arquiteturas, territórios e cidades no Brasil, visando traçar a construção de uma agenda na arquitetura e urbanismo que venha a contemplar as ‘’Arquiteturas Afro-Brasileiras’’.

Conferir:

Coordenadores:

Fábio Macêdo Velame

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAUFBA, pesquisador do CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, Coordenador da Área de Arquitetura e Urbanismo da ABPN, coordenador do EtniCidade: grupo de estudos étnico-raciais em arquitetura e urbanismo - FAUFBA