Chamada de Trabalhos para o 13° Seminário Docomomo-Brasil - submissões abertas de 21 de dezembro de 2018 até 18 de março de 2019

CHAMADA DE TRABALHOS

O Docomomo_Ba.Se e o Docomomo_BR convidam professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na discussão, reconhecimento, preservação e valorização da produção do Movimento Moderno a participar do 13° Seminário Docomomo_Brasil intitulado “Arquitetura Moderna Brasileira. 25 anos do Docomomo Brasil. Todos os mundos, um só mundo”, no qual pretende-se fomentar a revisão e a ampliação da historiografia da arquitetura e do urbanismo brasileiros nas diversas escalas, como também entendê-la a partir de eventuais redes e articulações nacionais e internacionais, com ênfase aos casos Sul-Sul e, em especial, ao latino-americano.

As propostas deverão estar vinculadas a um dos seguintes eixos:

• História e Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Modernos no Brasil

História e historiografia do Docomomo_Brasil: a construção de um campo, de redes de profissionais e pesquisadores em suas múltiplas escalas; As escritas da história, do particular ao global; Ampliação e tensionamento de fontes, arquivos, redes de profissionais, instituições e outros agentes produtores da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil; Historicização de processos, procedimentos de projeto e de construção.

• Inventário e Documentação

Questões de produção de inventários de obras e conjuntos arquitetônicos e urbanísticos do Movimento Moderno; Registro e digitalização de acervos, preservação de acervos documentais físicos e digitais e acesso à informação do patrimônio moderno.

• O Modernismo como Cultura

A circulação das ideias; Diálogos regionais e internacionais; Síntese e integração das Artes; O campo ampliado do Movimento Moderno; O Modernismo nos meios de comunicação; O modo de vida moderno. Modernismo e cultura popular.

• Teorias e práticas de intervenção no moderno

Teorias e práticas voltadas às intervenções de conservação, preservação e restauração do legado arquitetônico, urbanístico e paisagístico moderno no Brasil; Estudos de caso, pesquisas, projetos e obras, novas tecnologias, legislação, educação patrimonial, dentre outros, que valorizem os bens culturais modernos.

Submissão de Propostas

A submissão de propostas será realizada em duas fases, exclusivamente através do sistema GERE (http://www.inscricoes13docomomobrasil.ufba.br/). Na primeira fase, a avaliação será realizada a partir da submissão de resumos expandidos. Na segunda fase, serão avaliados os trabalhos completos que tiveram os resumos aceitos na fase anterior, desta vez no formato de artigos ou painéis (os respectivos templates serão disponibilizados logo após o resultado da primeira fase). Também poderão ser submetidas, como artigos ou como painéis, propostas projetuais de intervenção no moderno.

Cronograma

Submissão de propostas de resumos: 21 de dezembro de 2018 até 18 de março de 2019 [realizada através do sistema GERE-UFBA]

Submissão de artigos completos e painéis: até 20 de maio de 2019 [realizada através do sistema GERE-UFBA; em breve, serão disponibilizados os respectivos templates]

Divulgação do resultado final da seleção: 05 de agosto de 2019

Local e data de realização

O 13° Seminário Docomomo_BR será realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, entre os dias 7 a 10 de outubro de 2019.

Contatos

Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail (13docomomobrasil@gmail.com) ou do site (https://13docomomobrasil.ufba.br) oficiais do evento.

O DOCOMOMO Brasil

O DOCOMOMO é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda, com representação em mais de quarenta países e reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. Os seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins.