Ciclo de debates da disciplina “Sítios Históricos Urbanos” (MP-CECRE/UFBA + PPG-AU/UFBA)
Ciclo de debates da disciplina “Sítios Históricos Urbanos” (MP-CECRE/UFBA + PPG-AU/UFBA)
De 11 de março a 03 de junho de 2021, quintas-feiras, às 14h
Coordenação: Prof. Nivaldo Andrade (PPG-AU/UFBA + MP-CECRE/UFBA)
Colaboração: Profa. Gabriella Restaino (“Sapienza Università di Roma + PPG-AU/UFBA)
No semestre acadêmico 2021.1, a disciplina “Sítios históricos urbanos: análise, gestão e intervenção”, do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), será realizada online pela primeira vez. O professor responsável pela disciplina, Nivaldo Andrade, optou por estruturar a maior parte das aulas da disciplina no formato de um ciclo de debates em que especialistas convidados de 13 países e de diversas cidades brasileiras apresentam reflexões conceituais e experiências de gestão e intervenção em sítios históricos urbanos europeus e latino-americanos.
O ciclo de debates está constituído por 13 sessões temáticas que se realizarão às quintas-feiras entre os dias 11 de março e 03 de junho de 2021, sempre às 14h. Dentre os sítios que serão apresentados e discutidos, estão os centros históricos de Bolonha, Cartagena das Índias, Colônia do Sacramento, Guimarães, Havana, João Pessoa, Lima, Lisboa, Porto, Quito, Recife, Rio de Janeiro, Roma, Salvador, Santiago de Compostela e Valparaíso, o bairro de Marais em Paris, além de outros sítios urbanos inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como Brasília, o campus central da UNAM na Cidade do México e o sítio arqueológico de Panamá Viejo. Em cada sessão do ciclo, alunos da disciplina atuam como debatedores, enquanto a moderação dos debates estará a cargo do Prof. Nivaldo Andrade e da Profa. Gabriella Restaino, da “Sapienza” Università di Roma, que desenvolve pós-doutorado junto ao Grupo de Pesquisa “Projeto, cidade e memória” do PPG-AU/UFBA. As conferências dos professores italianos e franceses terão tradução consecutiva para o português; as conferências em espanhol não terão tradução.
As sessões do ciclo de debates serão transmitidas pelo Canal da FAUFBA no YouTube, o que permitirá que todos os interessados no tema possam acompanhar ao vivo as sessões e realizar perguntas e comentários através dos comentários do YouTube, que serão transmitidos aos palestrantes. O ciclo de debates ficará disponível posteriormente no mesmo Canal, constituindo-se, assim, em material para consulta futura pelos pesquisadores do tema.
Canal da FAUFBA no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UC7bJ7eafELpu_OvBYiCar7Q
PROGRAMAÇÃO
11 de março – A EMERGENCIA DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO URBANO
Gustavo Giovannoni: a noção de “ambiente” e a preservação do patrimônio urbano (Profa. Renata Cabral – UFPE)
Os conceitos de entorno, ambiência e visibilidade no Brasil e na França (Prof. Nivaldo Andrade – UFBA)
Roberto Pane e a conservação do patrimônio urbano (Prof. Andrea Pane – Università degli Studi di Napoli “Federico II”)
Debatedora: Maísa Cordeiro (Mestranda MP-CECRE/UFBA)
18 de março – PATRIMÔNIO URBANO INDUSTRIAL E PAISAGEM CULTURAL
Patrimônio urbano industrial: políticas de tutela e projetos de intervenção (Profa. Manoela Rufinoni - UNIFESP)
Paisagem Cultural como instrumento de preservação e sua aplicação no Brasil (Prof. Rafael Winter - UFRJ)
Debatedoras: Ana Luiza Marques (Mestranda MP-CECRE/UFBA); Adelaide Dias (Mestranda MP-CECRE/UFBA); Isabela Seifarth (Mestranda MAV/UFBA)
25 de março – NORMAS E CRITÉRIOS DE INTERVENÇÃO: Ações em curso no IPHAN
Normatização de sítios urbanos tombados no Brasil: ações em curso no IPHAN (Arq. Érica Diogo – Coordenação Geral de Normatização e Gestão do Território /IPHAN)
A parceria UFBA - IPHAN no estabelecimento de normas e critérios de intervenção para o Centro Histórico de Salvador (Profas. Mariely Santana e Gabriela Sampaio – UFBA)
Debatedor: Arthur Henrique Vieira (Mestrando MP-CECRE/UFBA)
1o de abril – A LISTA DO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO
A Unesco e o conceito de “paisagem histórica urbana” (Profa. Andrea Ortega - PUC Chile) a confirmar
Valparaíso, patrimônio mundial Unesco (Prof. José de Nordenflycht – Univ. de Playa Ancha/Chile)
O turismo e a gestão dos sítios históricos urbanos mexicanos inscritos na Lista do Patrimônio Mundial (Dr. Francisco Vidargas – Subdiretor de Patrimônio Mundial do Instituto Nacional de Antropología e Historia/México)
Debatedoras: Bruna Magalhães (Mestranda MP-CECRE/UFBA); Juliana Nogueira (Mestranda MP-CECRE/UFBA)
08 de abril – A CONSERVAÇÃO DE CENTROS HISTÓRICOS NA ITÁLIA: Bolonha e Roma
O Plano de Edificação Econômica e Popular para o centro histórico de Bolonha (Prof. Pier Giorgio Massaretti – Università “Alma Mater Studiorum” Bologna)
Roma: um palimpsesto de paisagens em camadas (Profa. Maria Spina – Universidade “Eduardo Mondlane” de Maputo / Universidade “Lúrio” de Nampula / Moçambique)
Desafios para a conservação do centro histórico de Roma: cidadania ativa e planejamento urbano (Profa. Gabriella Restaino – “Sapienza” Università di Roma/UFBA)
Debatedoras: Mariana Sampaio (Mestranda MP-CECRE/UFBA); Carla Cansanção (Mestranda MP-CECRE)
15 de abril – A CONSERVAÇÃO DO DOIS SÍTIOS MODERNOS PATRIMÔNIO MUNDIAL UNESCO: Brasília e o Campus da UNAM
Integração entre planejamento urbano e preservação do patrimônio mundial em Brasília (Arq. Thiago Andrade – ex Secretário de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal)
Plano de gestão do Campus Central da UNAM (Prof. Pablo Gomez Porter – Universidad Nacional Autónoma de México)
Debatedores: Julia Meneghel (Mestranda PPG-AU/UFBA); Giovani Barcelos (Doutorando PROPAR/UFRGS)
22 de abril – A DIMENSÃO SOCIAL DO PATRIMÔNIO URBANO: Santiago, Quito e Havana
A dimensão social do patrimônio urbano em Santiago de Compostela (Arq. Angel Panero – Escritório Técnico do Consórcio Santiago de Compostela/Espanha)
Comércio de rua e participação cidadã na gestão do centro histórico de Quito (Arq. Monica Moreira – ex Administrado da Zona Centro do Município de Quito/Equador)
O plano diretor de revitalização integral de Havana Velha (Arq. Patrícia Rodríguez – Diretora do Plano Diretor de Havana Velha/Cuba)
Debatedoras: Karine Oliveira (Doutoranda DINTER UFG /UFBA); Gabrielli Grassi (Mestranda MP-CECRE/UFBA); Manuela Ilha (Doutoranda PPG-AU/UFBA)
29 de abril – DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DE SÍTIOS HISTÓRICOS URBANOS NA AMÉRICA LATINA: Panamá Viejo, Cartagena e Colônia do Sacramento
Desafios para a conservação de Panamá Viejo (Arq. Félix Durán – ex Diretor do Departamento de Arquitetura e Conservação de Bens Imóveis do Patronato de Panamá Viejo)
O arraval de Cartagena: um território invisível (Arq. Rodolfo Ulloa – ex Presidente ICOMOS Colômbia)
Desafios para a conservação do Bairro Histórico de Colônia do Sacramento (Arq. Miguel Angel Odriozola – Vice-presidente do Conselho Honorário do Bairro Histórico de Colônia do Sacramento/Uruguai)
Debatedores: Braulio Romeiro (Doutorando DINTER UFG/UFBA); Felipe Musse (Doutorando PPG-AU/UFBA); Heloísa Medeiros (Mestranda MP-CECRE/UFBA)
06 de maio – HABITAÇÃO EM CENTROS HISTÓRICOS: Lima, São Paulo e João Pessoa
Reabilitação urbana no Centro Histórico de Lima: uma aposta pela habitação social (Prof. Luís Jiménez Campos – PUC Perú)
Habitação na região central de São Paulo (Arq. Elisabete França – Secretária Municipal de Mobilidade e Transporte de São Paulo)
Habitação social no Centro Histórico de João Pessoa: a experiência de Villa Sanhauá (Arq. Raíssa Monteiro - ex Coordenadora de Planejamento Territorial da Prefeitura do Conde/PB + Arq. Yuri Duarte – ex-Coordenador de Habitação da Prefeitura do Conde/PB)
Debatedores: Elana Romualdo (Doutoranda DINTER UFG/UFBA); Paola Maia (Mestranda MP-CECRE/UFBA); Vinícius Nascimento (Mestrando MP-CECRE/UFBA)
13 de maio – CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA EM PORTUGAL E NA FRANÇA
Os desafios atuais da conservação e reabilitação urbana em Portugal (Teresa Ferreira – Universidade do Porto)
A gestão dos sítios históricos urbanos franceses e o Planos de Salvaguarda e Valorização do Marais (Yvonnick Féasson – Architecte de Bâtiment de France / Seine-et-Marne; Samanta Deruvo – Architecte de Bâtiment de France / Marais, Paris)
Debatedores: Robson Moraes (Doutorando DINTER UFG/UFBA); Vanessa Pereira (Doutoranda PPG-AU/UFBA); Cristiano Oliveira Rios (Doutorando PPG-AU/UFBA)
20 de maio – PATRIMÔNIO URBANO NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO: Do Corredor Cultural ao Reviver Centro
O Corredor Cultural do Rio (Arq. Augusto Ivan Freitas Pinheiro – Ex Coordenador do Corredor Cultural do Rio de Janeiro)
Projeto Reviver Centro (Arq. Washington Fajardo – Secretário Municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro) a confirmar
Debatedora: Thayná Fortunato (Mestranda MP-CECRE/UFBA)
27 de maio – DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANO NO RECIFE
Porto Digital no Recife (Eng. Claudio Marinho – Membro do Conselho Administrativo do Porto Digital; ex Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco) a confirmar
Projetos de intervenção urbana no Recife Antigo (Prof. Zeca Brandão – UFPE)
Cais de Santa Rita e Cais Estelita (Prof. Lucia Veras – UFPE)
Debatedor: Francisco Rocha (Doutorando PPG-AU/UFBA)
03 de junho – DESAFIOS PARA A PRESERVAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR
O Programa de Cidades Históricas: a experiência e seus desdobramentos no Centro Histórico de Salvador (Arq. Mario Vitor Bastos – Mestre pelo PPGAU/UFBA)
Desafios para a preservação do Centro Histórico de Salvador (Prof. Nivaldo Andrade – UFBA)
Movimentos sociais e direito à moradia no Centro Histórico de Salvador (Adv. Wagner Moreira – Coordenador da IDEAS – Assessoria Popular; doutorando PPGAU/UFBA)
Debatedores: Agnes Cajaíba (Doutoranda PPG-AU/UFBA); Gabriela Chetto (Mestranda PPG-AU/UFBA); Silvana Santos (Mestranda MP-CECRE/UFBA)