Comitiva de professores da Facultad de Arquitectura y Ciencias del Hábitat da Universidad Mayor de San Simón (FACH/UMSS), sediada em Cochabamba, Bolívia

Esta semana, o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) estão recebendo uma comitiva de professores da Facultad de Arquitectura y Ciencias del Hábitat da Universidad Mayor de San Simón (FACH/UMSS), sediada em Cochabamba, Bolívia.

O objetivo principal é a formalização de um Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) que, neste primeiro momento, resultará em uma turma de mestrado acadêmico tendo o PPG-AU/FAUFBA como promotor e a FACH/UMSS como instituição receptora. Dentre os objetivos deste projeto, estão a capacitação do corpo docente da FACH/UMSS, especialmente dos graduados em arquitetura e urbanismo e áreas afins; o intercâmbio de conhecimentos, produzidos em realidades distintas, entre as duas comunidades acadêmicas; e o estabelecimento de redes de pesquisa interinstitucionais com interesses comuns e que possam, para além do PCI, dar continuidade e expandir as relações acadêmicas. O projeto pretende, acima de tudo, fomentar o intercâmbio de ideias entre as distintas comunidades acadêmicas, visando a definição de um território intelectual amplo e marcado por realidades e contextos socioeconômicos múltiplos

No âmbito desta primeira missão de docentes da FACH/UMSS à FAUFBA, será promovida, nesta quinta-feira, 31 de março, a partir das 18h30, no Auditório Américo Simas (Auditório 1), a mesa redonda “Experiências acadêmicas da Facultad de Arquitectura y Ciencias del Habitat da Universidad Mayor de San Simon (FACH/UMSS)”. A equipe da FACH/UMSS apresentará três experiências: a Profa. Martha Arébalo, Chefe do Departamento de Ciencias Sociales da FACH/UMSS, e o Prof. Mauricio Rojas, Chefe do Departamento de Ciencias del Diseño y Proyectos da FACH/UMSS, apresentarão o plano de renovação curricular daquela faculdade; o Diretor do Instituto de Investigaciones de Arquitectura da FACH/UMSS, Prof. Andrés Loza, relatará algumas experiências e projetos desenvolvidos por aquele instituto; e o Prof. Fabian Farfan, Diretor da FACH/UMSS, apresentará um projeto acadêmico desenvolvido pelos discentes da FACH/UMSS que recebeu o Prêmio UN Habitat.

A apresentação da mesa estará a cargo do Prof. Nivaldo Andrade, Coordenador do PPG-AU/UFBA, e os coordenadores deste projeto, Profa. Naia Alban e Prof. Marcio Cotrim, atuarão como moderadores e debatedores.