Conferências do 4º Seminário LAB20 – Eixo 2: Objetos– 2º Encontro

Conferências do 4º Seminário LAB20 – Eixo 2: Objetos – 2º Encontro

Convidamos aos interessados a participar da série de conferências organizadas pelo Grupo de Pesquisa LAB20. As conferências abertas à comunidade FAUFBA/PPGAU se estruturam em três Eixos: Atores, Objetos e Arquivos. Neste segundo encontro a ser realizado no dia 21 de junho contaremos com a participação dos professores Gustavo Scheps (Universidad de la República - Uruguai), que ministrará a conferência “O objeto arquitetônico: entre documento e monumento” e Flávia Brito do Nascimento (Universidade de São Paulo), que ministrará a conferência “Conjunto Residencial Pedregulho, entre o documento e o monumento”. Logo após de cada uma das apresentações haverá uma roda de discussão.

Gustavo Scheps é Arquiteto pela Udelar (1978) e doutor em Teoria e Pratica do Projeto de arquitetura pela ETSA da Universidade Politécnica de Madri, (2008). Inicia a docência de projeto de arquitetura em 1985. Professor titular, diretor de Ateliê na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de la Republica entre 2005 e 2017. Diretor da FADU – Udelar (2009-2017). Mantem atividade profissional independente. Foi arquiteto na Direção Geral de Arquitetura – Udelar. Várias de suas obras e projetos obtiveram prêmios e reconhecimentos, e foram incluídas em publicações e mostras no Uruguai e no exterior. Em reiteradas ocasiões foi jurado em concursos de arquitetura. Autor de livros e artigos em publicações especializadas, enfocados na reflexão disciplinar, em particular sobre o projeto de arquitetura.  Publica em 2018, o livro “17 registros: Vilamajó e ingeniería”, que tem como origem sua tese doutoral, com o apoio da CSIC - Udelar.

Flávia Brito do Nascimento é Arquiteta e historiadora, docente na graduação e pós-graduação da FAU USP, foi arquiteta do Iphan/SP (2005-2013) onde desenvolveu diversos estudos técnicos como a Paisagem Cultural do Vale do Ribeira e o tombamento do Centro Histórico de Iguape. Foi diretora de pesquisa no Inepac - Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Pós-doutora pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Autora dos livros "Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular, Rio de Janeiro, 1946-1960" (Prefeitura do Rio, 2004), "Blocos de Memórias: habitação social, arquitetura moderna e patrimônio cultural" (Edusp/Fapesp, 2016) e co-autora de "Domesticidade, gênero e cultura material" (Edusp, 2017). Pesquisa história urbana, habitação social, patrimônio cultural, domesticidades e questões de gênero.