Depósito de Teses e Dissertação no Repositório da UFBA- Portaria nº 103/2020

Prezadas (os) Coordenadoras (es) dos Programas de Pós-Graduação da UFBA,

Informamos que, considerando a Portaria nº 103/2020 do Gabinete da Reitoria e a Resolução n° 01/2020 do CONSUNI, que Dispõe sobre a suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais no período da pandemia da COVID-19 e cria um semestre letivo suplementar no ano 2020, as Bibliotecas que integram o SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS (SIBI/UFBA) estão realizando seus serviços de forma remota e atendendo a solicitações por meio do formulário de contato disponível na página da UFBA EM MOVIMENTO:  https://ufbaemmovimento.ufba.br/sistema-universitario-bibliotecas-sibiufba.

Ocorre que alguns questionamentos foram levantados em relação ao Depósito Legal de Teses e Dissertações em suporte impresso – que normalmente é feito presencialmente via COLEGIADO DE CURSO –, conforme prevê a  Portaria n° 332/2002 que dispõe da obrigatoriedade do depósito de toda produção científica da Universidade

Os Colegiados, por sua vez, também estão trabalhando remotamente e, portanto, estão impedidos de receber as cópias impressas diretamente dos autores, inviabilizando o processo. Nesse sentido, esclarecemos que o serviço encontra-se suspenso temporariamente, e será retomado logo que nossas bibliotecas e colegiados voltem a funcionar presencialmente.

Contudo, o depósito das Teses e Dissertações se mantém em formato digital por meio de autoarquivamento no Repositório Institucional (RI/UFBA). Ressaltamos que ao inserir o arquivo, o autor da obra receberá a confirmação do depósito por e-mail e, posteriormente, deverá se dirigir aos Colegiados para atender aos procedimentos do Programa de Pós-Graduação.

Destacamos que o Depósito Legal dos Livros, Teses e Dissertações produzidos pelos Pesquisadores da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), configuram-se como PATRIMÔNIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA da Universidade, devendo constituir a nossa memória institucional.

Para maiores informações, acessem a nossa página no site UFBA em Movimento (https://ufbaemmovimento.ufba.br/sistema-universitario-bibliotecas-sibiufba) e acompanhem nossas publicações no Instagram (@sibi.ufba).

Atenciosamente,

Ivana Lins