Dossiê: Cidades Africanas – Volume 1: Cidades e Arquiteturas na África Lançamento da revista Laje, editorada pelo grupo de pesquisa ¡DALE! (PPG-AU/FAUFBA)

Dossiê: Cidades Africanas – Volume 1: Cidades e Arquiteturas na África

Lançamento da revista Laje, editorada pelo grupo de pesquisa ¡DALE! (PPG-AU/FAUFBA)

Está no ar o primeiríssimo volume da revista Laje, uma publicação do ¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. A publicação dedica-se ao giro decolonial latino-americano, objetivando vir em auxílio às tarefas de torná-lo mais espacial e, especialmente, enegrecê-lo, priorizando uma produção transdisciplinar em interseção com diferentes dimensões do urbanismo, da paisagem e da arquitetura.

Acesse o site do periódico e os artigos em separado em https://periodicos.ufba.br/index.php/laje/issue/view/2432.

Enquanto o ISSN não vem o volume completo pode ser baixado em https://bit.ly/cidadesafricanasV1.

Inauguramos nossa Laje com o Dossiê: Cidades Africanas, editorado por Céline Veríssimo (UNILA), João Pena (MP-BA e egresso do PPGAU/UFBA) e Murad Vaz (UTFPR), pesquisadora e pesquisadores do ¡DALE!. Dividido em três partes, o dossiê pretende contribuir para a disseminação dos estudos sobre a questão urbana em países africanos, bem como a circulação da cultura afrodescendente nas cidades, principalmente, do Atlântico Negro. Além disso, busca um aprofundamento entre o giro decolonial e os estudos étnico-racial com foco nas questões urbanas.

Volume 1: Cidades e Arquiteturas na África, que acaba de ser publicado, conta com uma apresentação da revista e do grupo de pesquisa que a produz, três entrevistas, seis artigos, um ensaio visual e uma resenha. De tal conjunto, destacamos a entrevista com a arquiteta Leslie Lokko, curadora da 18° Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2023; a tradução póstuma de um texto de Bill Freund, historiador estadunidense que foi professor da Universidade de Kwazulu-Natal, na África do Sul; e os artigos de Henrique Cunha Junior, atualmente Professor Visitante do PPG-AU/FAUFBA, e AbdouMaliq Simone (Universidade de Sheffield), que muito em breve também se tornará Professor Visitante do mesmo programa.

O design da Laje é de Oswaldo Freitez e equipe, sendo que um dos que assinam sua capa é Leandro Marques – ambos são pós-graduandos no PPG-AU/FAUFBA.

Desejamos a tod@s uma excelente leitura!