Edital Interno nº.002/2019 - PROPG – CAPES/PRINT/UFBA 2019 - Várias Modalidades

EDITAL DO PPG-AU/UFBA PARA RECEPÇÃO DE PROPOSTAS PARA BOLSAS DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR E JÚNIOR NO EXTERIOR, PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL, JOVEM TALENTO COM EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR, PÓS-DOUTORADO COM EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR, CAPACITAÇÃO E AUXÍLIOS PARA MISSÕES DE TRABALHO NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO CAPES/PRINT/UFBA 2019

Caro(a)s Professore(a)s do PPG-AU e Pesquisadore(a)s interessado(a)s,

Está aberto o Edital do PPG-AU/UFBA para recepção de propostas para bolsas de professor visitante sênior e júnior no exterior, professor visitante no brasil, jovem talento com experiência no exterior, pós-doutorado com experiência no exterior, capacitação e auxílios para missões de trabalho no exterior no âmbito do CAPES/PRINT/UFBA 2019.

O edital pode ser consultado aqui.

Retificação do Edital

Aproveitamos também para compartilhar alguns esclarecimentos sobre o Edital No 002/2019 CAPES/PRINT/UFBA 2019, correlato, pela PROPG e por representação da CAPES:

• A Chamada interna do Programa quanto a esse edital visa apenas recepcionar as propostas para envio para a PROPG / Comitê Gestor, sendo que as mesmas serão avaliadas pelo Comitê Gestor do Capes-Print. Ou seja, não cabe ao Programa avaliar.
  • No entanto, mesmo sem atribuição de avaliar as propostas, o Programa, através da Comissão responsável, terá que fazer conferência da entrega da documentação obrigatória e poderá indeferir, caso não se apresentem todos os documentos requeridos.
  • No caso das bolsas e auxílios para docentes da UFBA, só poderão concorrer professores credenciados no Programa e correspondente registro na Plataforma Sucupira.
  • É fundamental que as propostas apresentadas tenham aderência aos temas e ao projeto da UFBA aprovado no Print.
  • Sobre o fato da redação do tema 3 “Cidade, História, Cultura e Poder, ter tido a redação final bastante alterada, esvaziando, em seu resumo, a discussão da Cidade e, detrimento de uma centralidade do labor e trabalho, a PROPG nos tranquilizou de que isso não será um problema, sendo que devemos seguir o texto original do tema.
  • Sobre o fato do Projeto de Cooperação Internacional "Preservação da memória construída da cidade: fundamentos técnicos e científico”, proposto pelo NTPR aparecer no projeto da UFBA relacionado ao tema 3 e não ao tema 5 "Desenvolvimento de tecnologias para cidades inteligentes e sustentáveis , do qual o PPG AU”, a PROPG afirmou que o que valerá é a correspondência desse projeto ao tema 5, como consta em um anexo do edital 001.
  • Sobre o índice H, a PROPG informou que o mesmo só é exigido quando requerido por algumas áreas, tais como as ciências biomédicas, o que não é o nosso caso.
  • Sobre a solicitação de auxílio para missões, tratam-se de pedidos individuais, não sendo recomendada a solicitação de missões para mais de um(a) professor(a) para o mesmo evento.
  • Ainda sobre a solicitação de auxílio para missões, a representação da CAPES, flexibilizou e agora permite a possibilidade de estudantes da pós-graduação realizarem essa modalidade, no âmbito do Projeto de Internacionalização da UFBA.
  • O período das missões não precisam corresponder às datas de saídas de professores visitantes, podem ser no ínterim dessas datas de referência.
  • As missões referem-se ao auxílio-deslocamento, diárias de 7 a 20 dias e auxílio referente a seguro- saúde, conforme Edital No41/2017.
  • Sobre o período de estadia de Professor Visitante no Brasil (professores de renome atuantes e residentes no exterior), o mesmo é de até 12 meses, divididos em até 3 períodos ao longo da duração do Projeto Institucional de Internacionalização, nos termos do Edital No 41/2017.
  • Sobre a duração de bolsa de Pós-doutorado com experiência no exterior (pesquisadores ou docentes com relevante experiência acadêmico-científica no exterior), a vigência mínima é de 6 meses e máxima de 36 meses, dentro da duração do Projeto Institucional de Internacionalização, conforme Edital No 41/2017.
  • A CAPEX passou a permitir a possibilidade d(a) coordenador(a) de projeto de cooperação internacional de Projeto de internacionalização da UFBA realizar missões.
  • Lembramos ainda que as propostas do(a)s candidato(a)s devem fazer referência aos temas do Capes/Print/UFBA no qual se inserem o PPG AU, bem como estarem articuladas aos projetos de cooperação internacional formulados pelo Programa e seus grupos de pesquisa e que compõem a proposta geral de internacionalização da UFBA. É desejável uma efetiva articulação das propostas do programa, no sentido de fortalecimento do processo de reestruturação do curso e da recuperação de uma melhor nota da avaliação da Capes. A PROPG entende que esse sentido é algo que será valorado no processo de avaliação. Para indicar tal sentido, propomos um parágrafo a partir de uma referência comum de articulação das propostas. Assim, a partir da informação sobre as demandas dos nossos grupos de pesquisa para o Capes-Print, rascunhamos o seguinte parágrafo / texto de referência, no sentido de sugerir a articulação e compromisso das propostas e o seu engajamento com o fortalecimento do programa e a internacionalização da UFBA.

"Essa proposta se articula a cinco projetos de cooperação internacional e dois temas (tema 3: Cidade, História, Cultura e Poder tema 5: Desenvolvimento de tecnologia para cidades inteligentes e sustentáveis) que constituem a internacionalização da UFBA - formulados pela colaboração dos principais Grupos de Pesquisa do PPG-AU. A partir da complexa e diversificada realidade da cidade e suas múltiplas abordagens possíveis de pesquisa, a proposta do PPG-AU reflete essa realidade e é composta por uma demanda diversa e coletiva que busca potencializar uma ação de fortalecimento e qualificação do Programa, através do seu processo, em curso, de reestruturação, tanto como reforçar o Projeto Institucional de Internacionalização da UFBA".

Atenciosamente,

Coordenação do PPG AU