Edital Processo de Seleção para o Doutorado Acadêmico (DINTER) a ser Celebrado entre o PPG-AU/UFBA e a UFG – com Participação do PPG Projeto e Cidade UFG – TURMA 2019-2

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA) anuncia a abertura de processo seletivo para a Turma de 2019-2 do Doutorado Acadêmico Interinstitucional (DINTER) com a Universidade Federal de Goiás (UFG). As vagas estão abertas para as áreas de concentração em Conservação e Restauro e Urbanismo.

O Dinter celebrado entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) será realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade (PPG-PC/UFG). Tem como fundamento a formação de professores integrantes do quadro efetivo da UFG (especialmente aqueles vinculados aos cursos de Arquitetura e Urbanismo das unidades de Goiânia e de Goiás), possuidores de título de graduação nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, e com mestrado concluído (em qualquer área) – e mais algumas vagas de concorrência universal.

A divisão das atividades entre Goiás e Goiânia será determinada quando estiver claramente definido o perfil dos futuros alunos e o tema de suas teses. A escolha das sedes no Estado de Goiás também passará por um levantamento das necessidades de formação de pessoal, para além dos alunos do doutorado: em qual unidade seria mais produtiva a abertura das disciplinas ofertadas pelo PPG-AU para alunos especiais (discentes de fora do programa Dinter, mas que poderão cursar – com limite de vagas – algumas atividades ofertadas).

Mas, a princípio, foi pensada a seguinte estratégia para compartilhar os benefícios conquistados durante a aplicação do Dinter: a Regional Goiânia entraria com o programa de pós-graduação parceiro, que participaria e apoiaria intensamente as atividades a serem desenvolvidas no período; em contrapartida, a Regional Goiás ofereceria sua estrutura para a realização das atividades que serão desenvolvidas fora da sede do PPG-AU, em Salvador.

Para além disso, está previsto Estágio Obrigatório de pelo menos um semestre letivo que os alunos de doutorado precisarão cumprir no PPG-AU/UFBA. São vários os escopos dessa vivência em Salvador: a imersão dos discentes nos grupos e laboratórios de pesquisa que tenham correlação com os temas trabalhados e com seus orientadores; o contato direto com os professores orientadores; a possibilidade de cursar disciplinas e/ou atividades do programa promotor que não foram nem serão oferecidas nas sedes da UFG; o desenvolvimento da tese assistida por outros professores e pesquisadores da casa; entre outras possibilidades que o PPG-AU oferece.

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 24 de maio de 2019, conforme previsto no Edital. Outras informações relacionadas ao processo seletivo (requisitos, metodologia, cronograma, etc) também se encontram no edital, que pode ser acessado clicando nos links a seguir:

Edital Doutorado Dinter - 2019-2 (PDF)

Anexo I. Ficha de Inscrição - Doutorado - Dinter (WORD)

Anexo II. Auto Declaração (WORD)

Anexo III. Barema Projeto (PDF)

Anexo IV. Barema Currículum (PDF)