Francisco de Assis da Costa (Xico Costa)

Descrição:

Xico Costa é Pós-doutorado [2007] e Doutorado [1999] em Arquitetura e Urbanismo pela Escuela Superior de Arquitectura de Barcelona - ETSAB. Graduado [1981] em Arquitetura pela Universidade Federal da Paraíba - UFPb. Pesquisador [1992-2002] no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona - CCCB e na Universitat Politécnica de Catalunya - UPC, onde coordenou a elaboração da cartografia temática do Atlas Histórico de Ciudades Europeas [Alemanha, Ilhas Britânicas, Espanha, Portugal e França]. Coordenador Adjunto [1987-1992] da Comissão do Centro Histórico de João Pessoa [Projeto de Cooperação Brasil-Espanha], Arquiteto [1984-1987] da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa. Arquiteto [1981-1983] do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP. Coordenador Geral [2010-13] do Doutorado e Mestrado Acadêmico do PPGAU UFBA, onde continua atuando na orientação de Doutorado e Mestrado. Coordenador [2005-2006] do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Desde 2014 está lotado na UFPB como Professor na Graduação e como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura PPGAU-UFPB. Coordena desde 2005 o Grupo de Pesquisa Visões Urbanas [UFBA e UFPB] com diversos projetos financiados pelo CNPQ, CAPES e FAPESB. Coordenou [2005-2001] o Projeto internacional de intercâmbio Brasil-Espanha entre a Universidad Politécnica de Cataluña - UPC e a Universidade Federal da Bahia - UFBA [CAPES-MEC DGU]. Membro do Laboratório Urbano [UFBA]. Professor Colaborador da Residência Técnica em Arquitetura e Urbanismo + Engenharia [UFBA]. Vice-coordenador do Projeto ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA [UFPB]. Consultor Ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Consultor Ad hoc da CAPES. Foi Presidente e Secretário Geral [1994-1997] do Instituto de Arquitetos do Brasil - PB, Membro [2014-2016] da Diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR e Membro [2010-2012] da Diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo [ANPARQ]. Editor [2015-2018] da sessão Passagens da Revista Thesis [ANPARQ].