III Encontro Diálogos Metropolitanos Lima-Bahia

Na semana passada, nos dias 23 e 24 de agosto, foi realizado em Lima (Peru) o III Encontro Diálogos Metropolitanos Lima_Salvador, evento que é resultado de uma série de atividades previstas no Convênio bilateral entre a Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desse encontro, além dos professores locais, participou uma expressiva equipe de docentes e pesquisadores do PPG-AU UFBA, como pode ser observado na foto acima (veja legenda abaixo).

Dessa parceria da UFBA com a PUCP, idealizada e iniciada sob a coordenação do Prof. Marco Aurélio de Filgueiras Gomes, resultou o livro “Diálogos Metropolitanos Lima-Salvador. Processos Históricos e desafios do urbanismo contemporâneo”, publicado em 2015, onde são analisados os processos históricos de transformação e de construção das cidades de Lima, capital do Peru, e de Salvador. A partir da dupla perspectiva dos olhares de autores peruanos e brasileiros, o livro discute alguns dos problemas comuns que são hoje desafios para prática da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbanos nestas duas metrópoles latinas.

O atual projeto de pesquisa, que envolve 11 professores/ pesquisadores da UFBA e 11 professores/pesquisadores da PUCP, prevê a discussão de dez temas de interesse atual para ambas as cidades: 1. Arquitetura, Urbanismo e Paisagem; 2. Grandes Eventos/Grandes Projetos Urbanos; 3. Mobilidade Urbana; 4. Patrimônio Metropolitano; 5. Renovação Urbana – Cidade Popular; 6. Ensino – Experiências; 7. Novas Lógicas e Formas de Expansão Metropolitana; 8. Espaços Públicos; 9. Arquitetura Hoje; e 10. Diálogos Profissionais Peru-Brasil.

Artigos relacionados a esses temas serão publicados no segundo volume da coleção Diálogos Metropolitanos pelo Departamento de Arquitectura da PUCP e será lançado no IV Encontro a ser realizado em Salvador, na segunda quinzena do mês de outubro de 2019.

Na foto acima, da esquerda para a direita, aparecem:

- Profa. Marta Rachel Alves (FAUFBA),

- Profa. Naia Alban (FAUFBA/PPGAU),