"Intervenção no patrimônio moderno", com Mariana Guimarães Brandão e Silvio Oksman

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) convidam para a sexta e última sessão do ciclo de palestras da disciplina “ARQB10 – Projeto em preexistência”, ministrada pelos professores Nivaldo Andrade e Rodrigo Baeta.Esta sessão tem como tema “Intervenção no patrimônio moderno" e acontecerá nesta sexta-feira, 12 de novembro, a partir das 9 horas, com transmissão pelo canal da FAUFBA no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7bJ7eafELpu_OvBYiCar7Q.

Os convidados desta sessão são @s arquitet@s Mariana Guimarães Brandão e Silvio Oksman. Mariana Guimarães Brandão é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1997, graduada em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFMG em 2007 e especialista em Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia - X CECRE UFBA, em 1998.  Trabalha nas áreas de restauração de bens imóveis e patrimônio cultural, bem como na área de design gráfico, com ênfase em design editorial e promocional. Desde 1999, trabalha na Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público (DPCA) da Fundação Municipal de Cultura (FMC) da Prefeitura de Belo Horizonte, cuja Gerência de Monitoramento e Gestão ocupou entre 2005 e 2021. Com o arquiteto Carlos Henrique Bicalho, realizou a restauração da residência Juscelino Kubitschek na Pampulha, em Belo Horizonte, em 2007. Silvio Oksman é graduado em arquitetura e urbanismo (1998), mestre (2011) e doutor (2017) pela Universidade de São Paulo (USP). É docente da Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo e do curso de arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi representante do Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) entre 2013 e 2016 e no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 2017. É coordenador do Comitê Científico para patrimônio do Século XX do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil). Elaborou diversos projetos de restauração do patrimônio moderno e coordenou o projeto de conservação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), financiado pela Getty Foundation no âmbito do Programa "Keeping it modern".

Agradecemos às mestrandas Ana Luiza Marques pela elaboração do cartaz e Adelaide Dias pela transmissão da sessão pelo YouTube.