Jornada Regional de Patrimônio Industrial – Nordeste

O patrimônio industrial, com ênfase nos remanescentes e estudos desenvolvidos na região Nordeste, é o enfoque deste seminário. Entende-se por patrimônio industrial os vestígios da cultura industrial possuidores de valor histórico, social, arquitetônico,tecnológico ou científico, podendo ser estes edifícios, fábricas, armazéns, oficinas,locais de processamento, centros de produção, transmissão e utilização de energia,maquinaria, meios de transporte, suas estruturas e infraestruturas, e locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas à indústria, como habitações, locais de culto e de educação (TICCIH, 2003).

É com o intuito de reunir interessados/as, estudiosos/as e pesquisadores/as dos temas que envolvem o patrimônio industrial,que a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e o Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) convidam para a Jornada Regional de Patrimônio Industrial - Região Nordeste. Este ocorrerá no dia 11 de outubro de 2019 na Mastaba, na Faculdade de Arquitetura da UFBA.

O evento é gratuito, porém será necessária a inscrição para recebimento do certificado

(http://www.inscricoes-jrpi-ne.ufba.br/).

A Jornada Regional de Patrimônio Industrial - Região Nordeste ocorrerá no dia 11 de outubro de 2019. A programação será dividida em dois turnos, sendo a manhã dedicada a palestras e a tarde a mesas redondas, como segue:

8h00 - 8h30 - Abertura
8h30 - 10h00 - Palestra "As indústrias da modernidade", com a professora Alcilia Afonso de Albuquerque e Melo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
10h00 - 10h30 - Intervalo
10h30 - 12h00 - Palestra "Design with History: The Reconstruction of the Oostenburg Industrial Area", com o professor Wido Quist, da TU Delft
12h00 - 14h00 - Intervalo para o Almoço
14h00 - 16h00 - Mesa Redonda 1 - Patrimônio industrial e Memória - Daniel Rebouças (Doutorando pelo Programa de Pos-graduação em História da UFBA), Maori Castro (Mestrando pelo Programa de Pós- graduação em  Museologia da UFBA) e Aline de Carvalho  (professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA)