Lançamento do livro Cidade e negritude: um diálogo entre dança, narrativas e políticas urbanas

Querides, é com muita alegria que convidamos vocês, para o lançamento do livro Cidade e negritude: um diálogo entre dança, narrativas e políticas urbanas, durante o 45° Festival de Livros e Autores da UFBA, que vai acontecer no dia 06 de Junho, a partir das 17h, na Biblioteca Reitor Macedo Costa, no Campus de Ondina. 

O livro apresenta reflexões exploratórias desde um encontro entre Ana Pi, Gabriela Leandro Pereira e Glória Cecília Figueiredo, mediado por Vitória Matos, ocorrido em 2017 e contando com um prefácio da Professora Maria Aparecida Moura (UFMG). As relações entre cidade e negritude são pensadas desde entrecruzamentos entre os trabalhos e abordagens dessas pesquisadoras pretas, indicando perspectivas alargadas do direito à cidade e da vida urbana pela confluência entre danças, narrativas dissidentes e políticas urbanas.

Ana Pi aborda as danças periféricas, danças de rua ou danças urbanas, criadas e praticadas nas grandes metrópoles do mundo, ligadas à música e aos ritmos da cidade, a suas injustiças, mas também a suas possibilidades. Gabriela Leandro Pereira reflete sobre a produção da cidade como uma construção assimétrica de discursos, por seus múltiplos agentes a partir da trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, que abordou na sua premiada tese de doutorado. Glória Cecília dos Santos Figueiredo articula políticas urbanas pelo entrecruzamento das danças periféricas e da literatura, a partir desse encontro, sugerindo que essas criações artísticas e culturais (re)de nem os valores sociais e as centralidades das cidades nas quais se inserem.

 

Abraços e esperamos vocês!

 

Glória Cecília Figueiredo, Ana Pi, Gabriela Leandro Pereira, Vitória Matos & Maria Aparecida Moura.