Lançamentos dos livros "Açúçar Amargo", de Esterzilda Berenstein, e "Mundo e lugar", de Maria Brandão

 
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA tem a honra de anunciar o lançamento, nesta quinta-feira, 09 de dezembro, de dois importantes livros de docentes e colaboradores do programa. 
 
Às 11 horas, ocorrerá o lançamento do livro "Mundo e lugar: urbanidade no pensamento de Maria Brandão", reunindo artigos, capítulos de livros e outros textos de autoria da socióloga Maria de Azevedo Brandão. Organizado pelos professores da UFBA Angela Franco (PPG-AU e IHAC) e Paulo Fabio Dantas Neto (CRH), o livro busca resgatar o modo de pensar e do agir público de uma intelectual independente, de suas contribuições acadêmicas e técnicas à sociologia urbana, à reflexão sobre temas como habitação e universidade e ao debate sobre o urbano de Salvador e região, sua vida cultural e políticas. A apresentação do livro de Maria Brandão contará com a participação dos organizadores Angela Franco e Paulo Fabio Dantas Neto e dos professores Angela Gordilho (PPGAU UFBA), Anete Ivo (PPG Ciências Sociais), Maria Elisabete Santos (NPG Administração) e Paulo Ormindo de Azevedo (professor titular aposentado da FAUFBA e do PPGAU). 
 
Às 20 horas, por sua vez, será lançado o livro "Açúcar Amargo: arquitetura e arqueologia industrial do século XVI ao XIX", de autoria de Esterzilda Berenstein de Azevedo, que foi professora e coordenadora do PPG-AU UFBA. O livro reúne sua dissertação de mestrado, defendida na UFBA, e a tese de doutorado, defendida na USP, e resgata a importante contribuição desta arquiteta, pesquisadora e intelectual à história da arquitetura brasileira, pouco mais de um ano após seu falecimento. A apresentação do livro de Esterzilda Berenstein será realizada pelo Prof. Paulo Ormindo de Azevedo.
   
O lançamento dos dois livros ocorrerá no 38º Festival de Livros e Autores, que acontecerá através do Canal da UFBA no YouTube.