Mesa Redonda: Antropologia das Transformações Urbanas: A Cidade Entusiasta - com Piero Zanine e Alessia de Biase

O grupo de pesquisa Laboratório Urbano - em colaboração com o LabZat, o LeU e o LAA - convida a todos para a Mesa-redonda "Antropologia das transformações urbanas - A cidade entusiasta?“ com a presença de Alessia de Biase e Piero Zanini, pesquisadores do Laboratório Architecture Anthropologie (LAA) do LAVUE/CNRS, e professores da Escola de Arquitetura de Paris La Villette. A mesa acontecerá na terça-feira, dia 19/11, às 14h30, na Mastaba (FAUFBA). Serão apresentados trabalhos recentes do laboratório de pesquisa francês.

Alessia de Biase apresentará a conferência "A cidade entusiasta: ou como o espaço público está sendo privatizado ao delegar sua gestão a moradores voluntários da cidade.", e Piero Zanini, "Experiência do tempo e transformação urbana".

Teremos como debatedores convidados os professores Margareth da Silva Pereira (LeU/PROURB/UFRJ), Urpi Montoya Uriarte (PPGA-UFBA), Fabiana Dultra Britto (LabZat/PPG Dança/UFBA) e Luís Antônio de Souza (Urbanismo/UNEB e PPG-AU/UFBA).

Os pesquisadores do laboratório francês vem ao Brasil e à UFBA através do programa de internacionalização CAPES PrInt - UFBA, com o apoio da PROPG e do PPG-AU/UFBA.

Alessia de Biase é arquiteta, urbanista e antropóloga, responsável científica do LAA, co-diretora do LAVUE/CNRS, membro da escola doutoral "meios, culturas e sociedades" da Universidade de Paris Nanterre e professora de antropologia urbana da Escola de Arquitetura de Paris La Villette. Autora de vários trabalhos publicados, como o livro relacionado ao tema da mesa: Hériter de la ville: Pour une anthropologie de la transformation urbaine (2017).

Piero Zanini é arquiteto e teórico da paisagem. Foi professor de paisagem antropológica (Bolonha), de geografia política (Trento), antropologia cultural (Veneza) e de sociologia do turismo (Urbino). Hoje é professor de ciências humanas e sociais da Escola de Arquitetura de Paris la Villette. Autor de várias publicações sobre as transformações espaciais e paisagísticas, como o livro "clássico": Il significato dei confini (1997).

SERVIÇO:

Mesa-redonda "Antropologia das transformações urbanas"

19 de Novembro de 2019

Faculdade de Arquitetura da UFBA