Partilhas TransAtlânticas
Enviado por ppgau em ter, 19/11/2019 - 10:56
Carxs,
Gostaríamos de convidá-lxs para as atividades que o Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território (Lugar Comum) estará realizando nos próximos dias. Receberemos a Arquiteta e pesquisadora cabo-verdiana Patti Anahory, que partilhará experiências, pesquisas e projetos nos quais tem participado em Cabo Verde e outros países africanos. Temos como guia para esses diálogos transatlânticos entre Salvador e Cabo Verde, algumas palavras chaves, como memória, história, narrativa e cidade. Os encontros acontecerão entre os dias 21 e 23 de novembro conforme calendário abaixo:
- dia 21, 17h30 (Sala AU+E, FAUFBA): Primeiras aproximações com Patti Anahory >> Tema: projeto errant_praxis:
O errant_praxis é um experimento/manifresto digital idealizado para interrogar nossos modos complexos de práticas de arquitetura no/de e para o mundo africano - continente, ilhas, diáspora e imaginários.
- dia 22, 14h (Acervo Laje, Plataforma): Narrativas, estórias e cidade, com Patti Anahory (Storia [na] Lugar), José Eduardo e Vilma (Acervo da Laje) e Lucas Ribeiro (exibição do curta Vapor Sub Urbano) - Acervo da Laje (Plataforma)
>> “Storia [na] Lugar / [un]grounding narratives” (em colaboração com o cineasta e desenvolvedor web César Schofield Cardoso) é uma plataforma de mídia participativa e projetos de mapeamento, desenvolvidos por meio do envolvimento direto com comunidades em contextos marginalizados. Um espaço para experimentação criativa e diálogo interdisciplinar.
- dia 23, 9h30 (Pelourinho): Caminhada por lugares de resistência negra no centro histórico de Salvador, finalizando com visita-almoço na Gamboa de Baixo (valor do almoço a confirmar)
Patricia Anahory - Cabo Verde
Arquiteta e designer, mestre em arquitetura pela Universidade de Princeton com formação pela Faculdade de Arquitetura de Boston. Em 2000, se tornou a segunda mulher em 113 anos a ganhar a renomada bolsa Roch Traveling Scholarship, e a primeira vencedora do concurso de design a viajar para a África Subsaariana. De 2009 a 2012, foi diretora fundadora do CIDLOT, um emergente centro de pesquisa multidisciplinar aplicada da Universidade de Cabo Verde, que aborda a dinâmica de assentamento, crescimento e desenvolvimento urbano. Em 2011, co-fundou o xu: coletivo, um coletivo de arte interdisciplinar, agora como prática profissional, a fim de promover uma compreensão crítica das dinâmicas urbanas, arquitetura, meio ambiente e intermídias. Uma de suas últimas colaborações, com o cineasta e desenvolvedor web César Schofield Cardoso, “Storia [na] Lugar / [un]grounding narratives” é uma plataforma de mídia participativa e projetos de mapeamento, desenvolvidos por meio do envolvimento direto com comunidades em contextos marginalizados, um espaço para experimentação criativa e diálogo interdisciplinar. Em 2018 integrou o Juri do concurso para a escolha da curadoria da Bienal de Arquitetura de São Paulo. Em 2019, integra o coletivo criador do errant_praxis, um experimento/manifresto digita idealizado para interrogar nossos modos complexos de práticas no/de e para o mundo africano - continente, ilhas, diáspora e imaginários. É também External Examiner na Namíbia University of Science and Technology ,No Department of Architecture and Spatial Planning.
>> atividade vinculada à pesquisa Cartográficas e Narrativas da presença negra em Salvador, desenvolvida pelo Grupo se Estudos Corpo, Discurso e Território (Lugar Comum/ PPGAU-FAUFBA).
(Interessados em almoçar na Gamboa devem mandar email até dia 21/11 para: gcorpo.discurso.territorio@ gmail.com)
Esperamos que possam participar!
Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território
(Lugar Comum - PPGAU/FAUFBA e IAB-SP)