Atividades Inovadoras de Formação
ATIVIDADES INOVADORAS DE FORMAÇÃO:
São várias as experiências inovadoras de formação que o PPG-AU acolhe ou apoia, geralmente vinculadas aos Grupos de Pesquisa com a sua grande diversidade de áreas e conteúdos.
DISCIPLINA “POLÍTICA, DEMOCRACIA E DIREITO À CIDADE”: GRUPO DE PESQUISA LUGAR COMUM PPGAU + FAUFBA + BARTLETT SCHOOL + MSTB, AMACH, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES AMIGOS DE GEGÊ DA GAMBOA DE BAIXO, ACERVO DA LAJE, MLB, SARAMANDAIA, NE DE AMARALINA:
Entre 2016 e 2019 a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Unidade de Planejamento do Desenvolvimento da Bartlett School, University College London (DPU) – além de sete movimentos sociais e coletivos urbanos de Salvador (Acervo da Laje, Associação de Moradores e Amigos do Centro Histórico de Salvador (AMACH), Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo, Movimento dos Sem-Teto da Bahia (MSTB), Associação de Moradores de Nordeste de Amaralina, Rede de Associações de Saramandaia (RAS) e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Acervo da Laje – desenvolveu uma cooperação que buscou construir iniciativas de aprendizagem ativa, focadas na compreensão e no apoio a lutas coletivas pelo direito à cidade em Salvador e em Londres. Essa colaboração foi coordenada pelo grupo de pesquisa Lugar Comum, do PPGAU/FAUFBA, em Salvador e pela equipe do mestrado em Práticas de Desenvolvimento Social da DPU/Bartlett, em Londres.
Estas atividades conjuntas têm sido implementadas sobretudo através de intercâmbios internacionais, acolhidos pelo Módulo de Prática da DPU no Mestrado em Práticas de Desenvolvimento Social e na disciplina do PPGAU/FAUFBA "Política, Democracia e Direito à Cidade", cujo Módulo II é também focado na prática e no intercâmbio com diversas organizações de moradores.
Foram realizadas 5 edições, sendo 4 em Salvador (2016-2019) e uma em Londres (2018). Nesta experiência, lideranças dos coletivos soteropolitanos, professores e estudantes da FAUFBA exploraram experiências de mobilização para a construção igualitária da cidade em Londres, tendo as atividades consistido em apresentações, encontros com representantes dos movimentos sociais, coletivos e organizações da sociedade civil londrina, palestras de pesquisadores ligados às questões urbanas da cidade, bem como em visitas a áreas sensíveis do ponto de vista das disputas urbanas. A agenda foi acordada com a DPU/Bartlett e por ela organizada.
A experiência, ao final, envolveu mais de 200 estudantes de 35 nacionalidades (Brasil, China, Reino Unido, Chile, Colômbia, Indonésia, México, Alemanha, Índia, Itália, Jamaica, Espanha, Síria, Taiwan, Peru, Venezuela, Argentina, Bangladesh, República Tcheca, França, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Israel, Coreia do Sul, Maldívia, Malásia, Mongólia, Myanmar, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Ucrânia, Estados Unidos).
Coordenada pelos professores Ana Fernandes (PPGAU/FAUFBA) e Alexandre Apsan Frediani (DPU/UCL), a atividade contou com uma destacada equipe de professores: Adriana Lima (Egressa do PPG-AU), Aline Barroso (Docente do PPG-AU), Gabriela Leandro (Docente do PPG-AU), Glória Cecília Figueiredo (Docente do PPG-AU) , José Carlos Huapaya (Docente do PPG-AU), Leandro Cruz (Egresso do PPG-AU), Marcos Carvalho, Marina Coelho e Mayara Araújo, pelo Lugar Comum e Julian Walker, Federica Risi, Alex MacFarlane e Vanessa Mendes, pelo DPU.
INICIATIVAS DO GRUPO DE PESQUISA ETNICIDADES:
Outro grupo de pesquisa certificado do CNPQ que tem larga atuação em experiências inovadoras de formação, é o Grupo Etnicidades – certamente a maior referência no contexto dos programas de pós-graduação na área de arquitetura e urbanismo no que se refere ao desenvolvimento de pesquisas sobre arquiteturas edificadas pelos grupos étnicos, projetos e ações de extensão com apoio técnico voltadas para povos e comunidades tradicionais, e, sobretudo, reflexões das relações entre arquitetura e cidade com grupos étnicos-raciais no que tange aos aspectos do território, cultura e etnicidade, políticas públicas, conflitos e segregação étnico-racial, mercantilização e turismo étnico, patrimonialização, festividades e estética. A temática, por si só, já é inovadora – no contexto acadêmico da área.
O Etnicidades realiza quinzenalmente reuniões coletivas para análise conjunta de propostas de pesquisa e bibliografia sobre abordagens étnico-raciais, fomentando a formação continuada, a capacidade de análise crítica, assim como a destreza na formulação de questões pertinentes a área acadêmica. Essas reuniões são abertas, com a participação dos membros do grupo de pesquisa, assim como agrega pesquisadores, estudantes e profissionais de outros grupos de pesquisa, incentivando ainda a participação da comunidade intra e extramuros universitários.
O grupo deu continuidade e criou atividades de extensão no âmbito da arquitetura e urbanismo com foco Étnico-Racial, em constante diálogo com os representantes, membros e lideranças de grupos étnicos-raciais, assim como em articulação perene com instituições de salvaguarda dessas culturas e desse patrimônio imaterial e material. Essas ações seguem na contramão de processos históricos excludentes da sociedade brasileiras. Esses grupos – como agentes e sujeitos de direitos – participam da produção extensionista do grupo Etnicidades construindo conjuntamente seminários, congressos, cursos e propostas de assessoramento técnico. Essas atividades extensionistas objetivam contribuir no combate à intolerância, à discriminação racial, ao racismo estrutural, ao racismo institucional, ao racismo ambiental, à violência física, psicológica, afetiva e simbólica que marcam desigualmente o processo de formação da sociedade brasileira. Colocando em primeiro plano a defesa da diversidade e da pluralidade cultural como valor transformador, as atividades de extensão propostas objetivam oferecer formação cidadã à sociedade mais ampla: realizou entre 2017 e 2019 um conjunto de seminários, cursos, oficinas, aulas abertas que trataram da relação entre os estudos étnico-raciais e a arquitetura e urbanismo para públicos diversos, tais como, acadêmicos, profissionais da área, agentes de instituições públicas tutelares, membros e lideranças dos grupos étnico-raciais, estudantes da educação básica e do ensino superior.
4º WORKSHOP INTERNACIONAL DE PROJETO – REQUALIFICAÇÃO URBANA E CULTURA DA CIDADE (SIP):
Entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), em parceria com a Sapienza Università di Roma, através do Dipartimento di Storia, Disegno e Restauro dell’Architettura, realizou em Salvador o 4º Seminário (workshop) Internacional de Projeto – Requalificação Urbana e Cultura da Cidade (SIP). O workshop retomou as edições anteriores promovidas em 2001, 2005 e 2010 pela Faculdade de Arquitetura da UFBA, com a participação de outras faculdades de arquitetura brasileiras, italianas, chilena, portuguesa e cabo-verdiana, como parte de uma rede internacional que também promoveu seminários análogos, com a participação da FAUFBA, nas cidades de Santiago do Chile (1999, 2003, 2008 e 2013), Pavia/Itália (2000 e 2002), Cagliari/Itália (2004 e 2009) e Mindelo/Cabo Verde (2006).
Nestes seminários, estudantes de graduação dos últimos anos do curso desenvolvem, em nível de estudo preliminar e sob a supervisão direta de jovens profissionais e de estudantes de pós-graduação, projetos de intervenção urbana para edifícios arruinados e conjuntos arquitetônicos degradados das cidades-sede. Organizados em grupos multinacionais formados por cinco a oito estudantes e dois monitores, os participantes passam pela experiência de elaborar conjuntamente um projeto de intervenção urbana para a área de estudo e de restauração e refuncionalização arquitetônica de edificações desocupadas e/ou arruinadas, além da projetação de novas construções, em alguns casos. Paralelamente, os professores e pesquisadores de cada uma das universidades participantes, além de orientar os trabalhos de ateliê de projeto e de realizar correções públicas, proferem palestras sobre temas pertinentes à questão da reciclagem do patrimônio edificado.
Ao agregar docentes, alunos de programas de pós-graduação e estudantes da graduação de diferentes nacionalidades, os Seminários Internacionais de Projeto permitem uma integração e uma interessante troca de experiências tanto no âmbito da docência quanto do alunato, especialmente no que se refere às várias formas de pensar e projetar a cidade e a arquitetura preexistentes.
Coordenado pelo Professor Nivaldo Andrade e pelo Grupo de Pesquisa Proeto Cidade e Memória, a quarta versão do evento, mais uma vez, se estruturou como um workshop dirigido a alunos de graduação (monitorados por estudantes do PPG-AU e do MP-CECRE), além de um ciclo de palestras. No workshop, 35 estudantes da FAUFBA e dos cursos de arquitetura da Sapienza Università de Roma, da Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara e da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram, em equipes multinacionais e sob a orientação de professores e pós-graduandos destas universidades, propostas para a requalificação arquitetônica e urbana da Ladeira da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, incluindo o conjunto de cinco imóveis restaurados por Lina Bo Bardi na década de 1980 e um outro conjunto, em ruínas. Participaram ainda do evento professores convidados da Universidade do Porto e da Universidade Federal de Pernambuco.
Como embasamento teórico das discussões travadas no workshop, entre os dias 27 e 30 de agosto foi promovido, no Espaço Cultural da Barroquinha, um ciclo de palestras com os professores participantes do seminário, sobre temas como requalificação de sítios históricos urbanos, conservação da arquitetura moderna e intervenções em ruínas, dentre outros.
RESIDÊNCIA AU+E:
A implantação desse curso lato sensu, no formato de Residência Acadêmica (no contexto e apoiado pelo PPG-AU UFBA), constitui uma proposta pioneira de pós-graduação nessa área de atuação, tendo sido aprovada em todas as instâncias da UFBA, em 2011. Envolve diversos níveis de formação profissional, diferentes instâncias sociais, além de fomentar a promoção da interiorização de profissionais nessa área de atuação, nas periferias e pequenos municípios, como meio de incrementar o direito à moradia digna, com base na Lei Federal N° 10.257/2001, do Estatuto da Cidade e na Lei Federal N° 11.888/2008, de Assistência Técnica Pública e Gratuita para Habitação de Interesse Social.
A proposta foi definida com base nos resultados de atividades implementadas pelo LabHabitar, laboratório criado desde 1993, no âmbito do PPG-AU UFBA, para desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para a relação entre habitação e cidade, integrando professores, pesquisadores e estudantes, de graduação e pós-graduação, e comunidades envolvidas nos projetos experimentais. A criação da Residência AU+E/UFBA vem ampliar essa atuação e responder aos anseios de profissionais e dos movimentos sociais, voltados para a conquista de moradia digna, para viabilizar capacitação e assistência técnica, de forma sistemática e contínua, frente à ampla e complexa problemática urbana nas cidades brasileiras.
Desde a sua formulação inicial, a proposta contou com uma ampla adesão de professores da Faculdade de Arquitetura da UFBA, da graduação e da sua pós-graduação, logo incorporando a parceria com a Escola Politécnica da UFBA, que também vem desenvolvendo experiências nessa área de atuação, no seu curso de graduação. Em 2012, buscou-se apoio de fomento, junto a outras instituições atuantes nessa área, para a implantação das atividades complementares previstas, como alocação de recursos para diárias e transporte, com vistas à interiorização, montagem de um Acervo de Projetos, bem como bolsas de estudo para viabilizar a dedicação exclusiva dos discentes-residentes. Para isso, foram encaminhadas propostas à Superintendência Nacional de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável da CAIXA (GEAST), à Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), da Bahia, e ao Ministério das Cidades. Essas instituições manifestaram, então, o interesse em apoiar tal iniciativa, como também as instituições profissionais como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA), Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA). Em 2013, visando à implementação de uma primeira edição, incrementou-se, juntamente com o corpo docente de 25 professores inicialmente credenciados, o detalhamento das atividades previstas, com a constituição do Colegiado e da Coordenação. A partir dessa primeira edição, foi dada continuidade à realização de fomento junto a essas parcerias institucionais, bem como a busca de apoio de outras instituições atuantes nessa área.
O sucesso dessa iniciativa, ao implantar esta primeira modalidade de Residência Acadêmica em AU+E no Brasil, traz a viabilidade de sua replicação em rede nacional e a mobilização de intercâmbios internacionais, incentivando novas possibilidades de cooperação e troca de experiências. Fortalece assim a inovação tecnológica voltada para o interesse social nessa área de atuação e a inserção da universidade pública na conquista de cidades melhores e mais justas.
Já tendo realizado três edições, até 2019, participaram professores nucleados de outras universidades brasileiras, UFPB, UnB, UFPel, UFC. Com vistas a sua 4ª. edição 2020/21, outras universidades já pleitearam sua incorporação a este projeto. Essa rede nacional, em construção, tem como objetivo sistematizar informações disponíveis de referências projetuais, bibliográficas e institucionais, de forma a criar as bases metodológicas necessárias para a implantação de experiências similares e de um Acervo de Referências em Habitação e Direito à Cidade, na perspectiva de apoio a propostas de assistência técnica nessa área de atuação. As referências abrangem, além de registros de bibliografia temática e de instituições atuantes, as experiências projetuais de intervenções físicas ou socioespaciais, na área de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia e áreas afins, que interfiram positivamente, direta ou indiretamente, no ambiente onde se vive, de forma ecologicamente sustentável, economicamente viável, culturalmente aderente e socialmente agregadora, empreendidas por auto/cogestão e de forma participativa, com potencial de alcançar as parcelas da sociedade historicamente excluídas dos benefícios urbanos. Idealizadora da Rede e Coordenadora das três primeiras Edições: Professora Angela Maria Gordilho Souza (PPG-AU UFBA). Coordenadora atual: Heliana Faria Mettig Rocha (egressa de doutorado do PPG-AU UFBA). Coordenação das nucleações constituídas: Elisabetta Romano (docente UFPB); Liza Maria Souza de Andrade (docente UnB); Nirce Saffer Medvedoviski (docente UFPel).
CHAMADA PÚBLICA MP-BA 2019 - ASSESSORIA TÉCNICA ACOPAMEC/ LABHABITAR/ PPGAU-FAUFBA - PROJETO DE EXTENSÃO “AÇÕES PARTICIPATIVAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PARQUE THEODORO SAMPAIO: ACESSIBILIDADES E MARCOS VISUAIS”
O projeto, proposto pela ACOPAMEC - Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, toma como base as iniciativas das comunidades de Mata Escura e Calabetão, bem como a parceria em projetos participativos de extensão universitária com a FAUFBA, desenvolvidos desde 2004 pelo LabHabitar, posteriormente incrementada com os projetos elaborados pelo Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade, implantado em 2011. Entre os diversos projetos do acervo para essa região de Salvador, prioriza-se nesta proposta as ações para a área destinada à implantação do Parque Theodoro Sampaio (antigo Horto Florestal do Cabula/Mata Escura e represas de Mata Escura e Prata), pela sua importância preservação de remanescente de Mata Atlântica e usos adequados, diante do acelerado processo de degradação. Assim, dando continuidade a essa parceria, propõe-se novas ações participativas de educação socioambiental pelo direito à cidade, que viabilizem a proteção dessa área verde e recursos naturais, ampliando-se para isso as possibilidades de apoios e fomento para implementação desse Parque. Busca-se, assim, um maior reconhecimento coletivo dos seus atributos e propostas existentes, por meio de eventos participativos, divulgação e realização de “ações táticas”, com foco na acessibilidades e marcos visuais, que contribuam para “apropriação coletiva guardiã” da área do Parque, impulsionando a preservação e implantação desse importante equipamento urbano, para as comunidades vizinhas e toda a cidade, na conquista da função social da propriedade pública e do ambiente de viver mais sustentável e inclusivo.
WORKSHOP “RETOMANDO VAZIOS. CONSTRUINDO COLETIVOS”. WORKSHOP DE INVESTIGAÇÃO PROJETUAL COM PROFESSOR RAUL VALLÉS (URUGUAI)
Essa oficina nasceu no bojo do projeto Vazios Construídos, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Lugar Comum PPGAU-FAUFBA, com vistas a investigar metodologias projetuais e tecnologias sociais visando a reciclagem de vazios construídos em áreas urbanas centrais.
Propôs dar continuidade às discussões iniciadas durante o urbBA[17], que neste ano abordou o tema do Urbanismo em Comum. O workshop convidou seus participantes a construir, de modo coletivo, propostas factuais de habitação junto a atores sociais ligados a movimentos dos trabalhadores sem teto e população em situação de rua. A reflexão abordou uma seleção de vazios construídos, previamente elencados junto a três atores que vivenciam espaços situados entre os bairros do Comércio e Calçada, procurando atender às demandas reais de uma população que já utiliza ou pretende dar uso a alguns destes vazios. As equipes de trabalho foram formadas por professores, atores sociais, estudantes da graduação e da pós-graduação.
Interessou aos professores e ao grupo refletir conjuntamente, numa interação universidade-comunidade-sociedade, o espaço da moradia e sua relação com a cidade, as modalidades de intervenção e o potencial das moradias coletivas na construção de cidade, para propor táticas sustentáveis de requalificação urbanística das áreas estudadas, integrando o desenvolvimento de um projeto de moradias. Paralelamente foram abordadas mesas temáticas sobre a melhora progressiva do espaço habitado, outros habitares e urbanidades, vivências e resistências.
CURSOS DE EXTENSÃO DO LCAD:
O Laboratório de Estudos avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologias Digitais (LCAD – PPG-AU UFBA) (que também é um Grupo de Pesquisa CNPQ) promoveu dezenas de cursos de extensão, com a participação frequente de Professor Visitantes estrangeiros – e voltado a alunos de diversas áreas, vindos de inúmeros estados do Brasil. Estes cursos se notabilizam pela proposta de externalizar os aportes teóricos e práticos desenvolvidos pelo LCAD na área de representação da arquitetura e da cidade com tecnologias digitais. Segue a descrição dos cursos:
AERIAL DATA ACQUISITION AND POINT CLOUD MODELING:
Ministrado por Thomas Vögtle (IPF/ Karlsruher Institut für Technologie) e Natalie Johanna Groetelaars, e coordenado por Arivaldo Leão de Amorim, realizado no período de 3 a 6 de setembro de 2019, com carga horária total de 12 horas, no LCAD da Faculdade de Arquitetura da UFBA, no âmbito do projeto PROBRAL.
AUGMENTED REALITY OVERVIEW:
Ministrado por Patrick Hübner (GIK/ Karlsruher Institut für Technologie) e Lorena Cláudia de Souza Moreira, e coordenado por Natalie Johanna Groetelaars, realizado no período de 5 a 9 de novembro de 2018, com carga horária total de 20 horas, no LCAD da Faculdade de Arquitetura da UFBA, no âmbito do projeto PROBRAL.
DATA ACQUISITION FOR CITY MODELING:
Ministrado por Thomas Vögtle (IPF/ Karlsruher Institut für Technologie) e Natalie Johanna Groetelaars, e coordenado por Arivaldo Leão de Amorim, realizado no período de 3 a 28 de setembro de 2018, com carga horária total de 20 horas, no LCAD da Faculdade de Arquitetura da UFBA, no âmbito do projeto PROBRAL.
FABRICAÇÃO DIGITAL DE FORMAS COMPLEXAS:
O curso aconteceu entre 18 de fevereiro a 5 de julho de 2019 com carga-horária total de 40 horas. Foi coordenado e ministrado pelos professores Felipe Tavares e Érica Checcucci.
GEO-DATABASES:
Ministrado por Martin Breunig (GIK/ Karlsruher Institut für Technologie) e Paul Vincent Kuper (GIK/ Karlsruher Institut für Technologie), e coordenado por Arivaldo Leão de Amorim, realizado no período de 15 a 17 de outubro de 2018, com carga horária total de 12 horas, no LCAD da Faculdade de Arquitetura da UFBA, no âmbito do projeto PROBRAL.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAMETRIA ARQUITETÔNICA DIGITAL:
Ministrado e coordenado por Natalie Johanna Groetelaars, realizado no período de 10 a 28 de julho de 2017, com carga horária total de 60 horas, no LCAD da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS GENERATIVOS E PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL APLICADA À GERAÇÃO DE FORMAS:
Este curso de extensão na sua terceira edição, cumpriu seu papel no que diz respeito à articulação entre ensino e pesquisa, colocando em prática os conhecimentos mais atuais, no seu estado da arte, na área de tecnologias digitais, mais especificamente no que concerne às ferramentas paramétricas computacionais que auxiliam o projeto de edifícios. Este curso foi realizado no período 2017.1 conduzido pelo prof. Felipe Tavares e pela profa. Erica Checcucci.
INTRODUÇÃO À MODELAGEM E À SIMULAÇÃO DE FORMAS COMPLEXAS NA PROJETAÇÃO ARQUITETÔNICA:
O curso foi oferecido no período de 26 a 28 de setembro de 2017, em regime intensivo, com carga horária total de 24 horas, com o objetivo de apresentar recursos digitais para a construção de formas complexas utilizados na projetação arquitetônica contemporânea. O curso contou com a participação de 41 alunos que desenvolveram as atividades utilizando o software Rhinoceros e o plugin Grasshopper. O curso foi coordenado pelo professor Arivaldo Leão de Amorim e ministrado pelo arquiteto e professor Sergio Dias Marcial, doutorando do PPG-AU.
INTRODUÇÃO AO 3D-GIS:
Ministrado por Elaine Gomes Vieira de Jesus e coordenado por Arivaldo Leão de Amorim, realizado no período de 20 de setembro a 11 de outubro de 2019, com carga horária total de 20 horas, no LCAD da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
INTRODUÇÃO AO FACILITIES MANAGEMENT:
O curso foi oferecido no período de 8 a 19 de maio de 2017, com aulas às segundas, quartas e sextas, e carga horária total de 20 horas, visando preparar profissionais e estudantes para enfrentar o grande desafio da construção civil, diante de um cenário desfavorável na economia, é a redução de gastos e a otimização da produção, exigindo uma postura de gestão com procedimentos rigorosos, associados à qualidade e à produtividade. O curso foi coordenado pelo professor Arivaldo Leão de Amorim e ministrado pelas arquiteta e professora Roberta Pinto Teles, doutoranda do PPG-AU.
INTRODUÇÃO AO QGIS (QUANTUM GIS):
O curso foi oferecido no período de 13 a 22 de março de 2017, com aulas às segundas, quartas e sextas, e carga horária total de 20 horas, destinado a profissionais e a estudantes que desejam iniciar o desenvolvimento de aplicações geoespaciais, através de ferramenta gratuita e de código aberto, que vem sendo utilizada por suas características e versatilidade, tanto em aplicações acadêmicas, quanto institucionais e comerciais. O curso foi coordenado pelo professor Arivaldo Leão de Amorim e ministrados pelo geografo Heibe Santana da Silva, e pela engenheira agrônoma Yse Maria Vinhaes Dantas, ambos doutorandos do PPG-AU.
LAYOUT E DETALHAMENTO ARQUITETÔNICO COM FERRAMENTAS DIGITAIS:
O curso foi oferecido no período de 11 de outubro de 2017 a 2 de fevereiro de 2018, com 4 horas de aulas semanais e carga horária total de 60 horas. O objetivo do curso é fornecer uma visão geral e uma compreensão dos passos necessários, de forma sequencial e organizada, para elaboração de um projeto executivo com ênfase na etapa de detalhamento. O curso foi coordenado pelo professor Arivaldo Leão de Amorim e ministrado pelas arquiteta e professora Roberta Pinto Teles, doutoranda do PPG-AU, pela arquiteta Louise Teixeira de Freitas Araujo, tendo como monitoras as graduandas do curso de Arquitetura e Urbanismo Nicole Guerra Figueiredo Santos e Rafaela Yong Yu Tan.
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO APLICADA À CRIAÇÃO E ANÁLISE DA FORMA:
O curso foi oferecido no período de 12 de maio a 8 de setembro de 2017, com aulas às sextas-feiras, e carga horária total de 34 horas. O desenvolvimento da Ciência da Computação, e a sua consequente aplicação em ambientes digitais de projeto, acarretaram em grandes mudanças na atuação de diversos profissionais que lidam com a criação de formas e objetos. As novas ferramentas geraram novas metodologias de trabalho, novas teorias e formas gradualmente mais complexas. O curso foi coordenado pelo professor Arivaldo Leão de Amorim e ministrado pelo arquiteto e professor Fernando Ferraz Ribeiro.
MODELAGEM E FABRICAÇÃO DE FORMAS COMPLEXAS:
O curso aconteceu entre 28 de agosto a 21 de dezembro de 2018 com carga-horária total de 68 horas. O curso teve caráter de oficina, com maior carga-horária destinada as atividades práticas de modelagem paramétrica e fabricação de objetos de formas complexas. Objetivou a fabricação de um modelo na escala 1/3 utilizando papel e cortadora a lâmina. Coordenado e ministrado pelos professores Felipe Tavares e Érica Checcucci, mais Paul Vincent Kuper, Markus Jahn e Nima Mazroob Semnani.
PROJETO GEOMÉTRICO DE SISTEMA VIÁRIO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS:
Ministrado por Arivaldo Leão de Amorim e Rodrigo Caribé Miranda e coordenado por Arivaldo Leão de Amorim, realizado no período de 30/04 a 15/06/2018, com carga horária de 60 horas, no LCAD da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
PROJETO PARAMÉTRICO E FABRICAÇÃO DIGITAL DE FORMAS LIVRES ARQUITETÔNICAS:
Este projeto de extensão visa contribuir com a disseminação do conhecimento de Modelagem Paramétrica (MP) digital aliada à Fabricação Digital (FD) de formas arquitetônicas. Por serem atividades de extensão com intuito de disseminação do conhecimento sobre as técnicas de MD e FD, os cursos anteriores de iniciação algorítmica, MP e FD tiveram como público alvo alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais da área de Arquitetura, Engenharia Civil e Artes, tanto com origem da UFBA como de outras Universidades. Esta atividade foi realizada em 2019.2 e conduzida pelo Prof. Felipe Tavares e a Profa. Erica Checcucci.
INDICADORES URBANÍSTICOS: SPACEMATRIX:
Consiste em material instrumental que pelo caráter inovador para leituras urbanísticas do tecido urbano deverá ser assimilado por profissionais arquitetos e urbanistas e pela comunidade de estudantes de arquitetura e/ou urbanismo. Trata-se de nova forma de apropriação de indicadores urbanísticos, onde o parâmetro densidade desponta como estratégico, não mais uma mera referência quantitativa, mas como parâmetro multivariado e multiescalar, como já vinha sendo sinalizado por alguns autores (RAPOPORT, 1978; CAMPOLI e MACLEAN, 2007; INGRAM, 2007). Um desafio metodológico que, enfim, foi superado com a conexão entre densidade e forma urbana viabilizada no trabalho de HAUPT e PONT (2009), metodologia denominada Spacematrix. Esta metodologia representa um salto no conhecimento sobre os recursos para o planejamento e propostas urbanísticas, bem como aproxima do que vem sendo identificado como urbanismo paramétrico. Ministrado por Maria das Graças B. Gondim dos Santos Pereira no período de 21/08/2018 e 30/08/2018, realizado nas dependências do LCAD.