Dinter

DINTER CELEBRADO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Em 2018 o PPG-AU fechou acordo com a Universidade Federal da Goiás para realizar um Dinter (Doutorado Interinstitucional) entre o Programa e a UFG – em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade (PPG-PC/UFG). O fundamento principal foi a formação de professores integrantes do quadro efetivo da UFG, das unidades de Goiânia e de Goiás Velho, bem como professores de outras instituições públicas e privadas de ensino superior do estado – como o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) –, possuidores de título de graduação nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, bem como em outras áreas afins (Engenharias, Geografia, Sociologia), e com mestrado concluído em qualquer área.

Qualificando vários professores vinculados aos quadros efetivos da UFG, e de outras universidades públicas e particulares, vislumbra-se, em uma perspectiva institucional, a criação e fortalecimento de redes de pesquisa no campo de arquitetura e urbanismo que se afinem com as áreas de concentração do PPG-AU UFBA: “Urbanismo” e “Conservação e Restauro”. Para além disso, ao assumir a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade da UFG (nota 3 pela CAPES), o projeto do Dinter aspira fomentar a transferência da experiência e dos conhecimentos acumulados ao longo dos 37 anos de funcionamento do PPG-AU UFBA para um programa mais novo e menos experiente (e que ainda não possui doutorado) – através de compartilhamento de disciplinas, atividades, pesquisas e orientações.

Cabe ressaltar que a proposta do Dinter (já implementada) se insere num momento muito particular da história das Instituições de Ensino Federais Brasileiras, momento em que se vislumbram os resultados dos investimentos do Programa REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) que, ao colocar como principal objetivo o aumento da oferta de vagas no Sistema Federal de Ensino Superior, também gera uma maior demanda de quadros qualificados para possibilitar o cumprimento das metas estabelecidas. Assim sendo, se por um lado, parte desta demanda de quadros está sendo suprida através da contratação de novos professores, outro considerável aporte à melhoria do sistema será dado, com certeza, pela capacitação do quadro docente existente, de forma a permitir um maior engajamento destes professores nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em andamento em seus respectivos Centros de Ensino e o consequente fortalecendo do trinômio Ensino/Pesquisa/Extensão.

Nesse setntido, é bom advertir que os dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFG que estão sendo diretamente favorecidos com o Projeto do Dinter foram criados recentemente no contexto supracitado do REUNI: o de Goiânia, ligado à Faculdade de Arte Visuais (FAV/UFG), foi criado no ano de 2009; o da Cidade de Goiás, iniciou suas atividades no ano de 2015, dentro do Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA/UFG). 

 

GOIÂNIA E GOIÁS:

O projeto envolve dois contextos muito interessantes:

Goiânia: uma importante zona metropolitana com todos os problemas urbanísticos que carrega, mas que abarca, em sua região central, um dos mais ricos acervos de arquitetura art déco do país, tombado pelo IPHAN – situação muito cara às duas áreas de concentração do PPG-AU UFBA, tanto no que se refere aos problemas de urbanismo e planejamento da cidade, quando ao se considerar as histórias urbana e da arquitetura moderna do centro planejado, não esquecendo os seus problemas de preservação.

Goiás: uma pequena cidade que possui um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico remanescente do período colonial, reconhecido como patrimônio nacional e mundial pelas suas qualidades históricas, arquitetônicas, artísticas e paisagísticas – o seu centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1978 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Por isso, o mais antigo programa de pós-graduação do país com área de concentração em conservação e restauro foi a escolha mais adequada da UFG para a parceria em um programa de formação de Dinter.

A realização do Dinter possibilitará a ampliação e o fortalecimento de atividades acadêmico-científicas nas duas Regionais, especialmente se for levado em conta o potencial dos cursos de graduação, ao estarem inseridos em contextos tão relevantes para a pesquisa na área.

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO E CIDADE:

No que concerne ao programa parceiro, após 5 anos de atividades – e passada a fase de consolidação inicial – o PPG-PC/UFG iniciou um debate interno sobre seu crescimento e a desejada abertura de um doutorado. Contudo, um planejamento mais efetivo para a sua criação se dará apenas no médio prazo, após a avaliação Capes do Quadriênio de 2017-2020, se o programa subir a nota para 4 ou além. E, para isso, se fez necessário promover parcerias e ações que venham a convergir com esta proposta.

Logo, para o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade, o legado do Dinter mostra-se muito significativo, já que está envolvido em praticamente todas as atividades atreladas ao encaminhamento e andamento do doutorado oferecido à UFG pelo PPG-AU UFBA: parceria para a composição e organização do processo seletivo; co-orientação das teses de doutorado; compartilhamento dos dois seminários de pesquisa; apoio às disciplinas do PPG-AU UFBA a serem ministradas na sede de Goiás; oferta de disciplinas optativas para alunos do Dinter na sua sede em Goiânia; organização bipartida de outros seminários e oficinas; parceria em projetos de pesquisa e convênios.

Ou seja, os docentes estão tendo a oportunidade de participar ativamente do processo de formação de estudantes de doutorado, dividindo e compartilhando as ações com o PPG-AU – antes mesmo do programa da FAV UFG se habilitar à criação de um curso nesse nível, mas preparando-se para que a criação do doutorado seja possível. E ainda, posteriormente à finalização do Dinter, o PPG Projeto e Cidade poderá vir a contar com o credenciamento dos professores doutores pelo Dinter para ampliar seu quadro de docentes.

Para além disso, a parceria impulsionará naturalmente projetos interinstitucionais, bem como convênios, a serem celebrados entre os dois programas – um legado que se consolidará e se estenderá por muitos anos (como acontece até hoje entre o PPG-AU UFBA e o PPG-AU UFPB, desde a estabelecimento do Dinter entre o programa da Bahia e a Universidade Federal da Paraíba – em 2009).

 

SEDES DO DINTER:

O Doutorado Interinstitucional está sendo oferecido em três sedes – UFG (Goiás), UFG (Goiânia) e UFBA (Salvador).

Desde o primeiro momento está sendo utilizada a seguinte estratégia para compartilhar os benefícios conquistados durante a aplicação do Dinter: a Regional Goiânia entra com o programa de pós-graduação parceiro, que está participando e apoiando intensamente todas as atividades a serem desenvolvidas no período; em contrapartida, a Regional Goiás ofereceu a sua sede para a realização das atividades.

Essa análise, que atribuiu à Cidade de Goiás o ônus e as vantagens de acolher as missões do PPG-AU UFBA durante o Dinter, é reforçada pelo fato da Regional possuir carência absoluta de oferta de programas de pós-graduação stricto sensu. Ou seja, a abertura de disciplinas, atividades, oficinas e seminários favorece, para além dos alunos do doutorado, outros docentes da regional, bem como discentes de graduação que podem frequentar as disciplinas como alunos especiais, mas também as atividades extracurriculares vinculadas ao curso – uma situação inédita dentro da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA/UFG). 

De fato, durante a aula magna de abertura do Doutorado Interinstitucional celebrado entre a PPG-AU e a UFG, no início de agosto de 2019, a Vice-Reitora da Universidade Federal de Goiás fez uma colocação que muito nos orgulhou: apesar da Cidade de Goiás acolher três importantíssimas instituições de ensino superior públicas – além da UFG, a Universidade Estadual de Goiás (EUG) e o Instituto federal de Goiás (IFG) –, o Dinter oferecido pelo PPG-AU UFBA se configura como o primeiro curso de doutorado oferecido na cidade.

No caso da sede de Goiânia, de acordo com o perfil de cada discente, e frente ao desenvolvimento das teses propostas, os alunos são incentivados a cumprir disciplinas no PPG-PC/UFG sendo garantido o aproveitamento das disciplinas pela parte do Colegiado do PPG-AU – apoiando a compatibilização dos créditos de atividades optativas que cada discente precisa preencher. 

Finalmente, para a Matriz de Salvador está previsto o Estágio Obrigatório de pelo menos um semestre letivo que os alunos de doutorado precisarão cumprir no PPG-AU UFBA. São vários os escopos dessa vivência em Salvador: a imersão dos discentes nos grupos e laboratórios de pesquisa que tenham correlação com os temas trabalhados e com seus orientadores; o contato direto com os professores orientadores; a possibilidade de cursar disciplinas e/ou atividades do programa promotor que não foram nem serão oferecidas nas sedes da UFG; o desenvolvimento da tese assistida por outros professores e pesquisadores da casa; entre outras possibilidades que o PPG-AU oferece.

 

FINANCIAMENTO:

Os custos gerados no desenvolvimento do Dinter têm sido, e serão pagos integralmente pela Instituição Receptora (a UFG), segundo acordado no projeto de curso. Consiste basicamente em:

Despesas de passagens (Salvador-Goiânia-Salvador), diárias e taxas de deslocamento para as missões dos professores do PPG-AU/UFBA e do PPG-PC/UFG durante os dois primeiros semestres do curso.

Passagens (Goiânia-Salvador-Goiânia) e ajuda de custo para a estadia de pelo menos um semestre dos alunos (professores da UFG) junto ao PPG-AU/UFBA – entre o terceiro e o quinto período do curso.

Passagens (Goiânia-Salvador-Goiânia) para as defesas finais (alunos e professores do PPG-PC/UFG) – oitavo semestre do curso.

Itens eventuais: apoio de passagens e diárias para professores de outras universidades para participação na Oficina a ser organizada pelo Dinter no segundo semestre de 2021; itens de infraestrutura para as disciplinas oferecidas na cidade de Goiás.  

 

ANDAMENTO DO DINTER:

Foram colocadas à disposição do Dinter 15 vagas para discentes de doutorado – integralmente preenchidas por alunos de Goiás a partir de processo seletivo ocorrido no primeiro semestre de 2019.

A composição do quadro discente ficou bem diversificada, o que está sendo muito favorável às discussões travadas nas disciplinas ofertadas pelas missões de professores do PPG-AU UFBA e do PPG-PC UFG na Cidade de Goiás. Foram aprovados professores dos Campi de Goiânia e de Goiás da UFG; professores dos Campi do IFG e da UEG da Cidade de Goiás; alguns docentes substitutos da UFG; bem como professores de universidades particulares do estado – todos se matricularam e estão frequentes. A formação e vínculo dos discentes-docentes está majoritariamente atrelada a cursos de arquitetura e urbanismo, mas também foram selecionados professores de cursos de geografia e de sociologia (com estas formações em graduação).

O Dinter foi iniciado no dia 05 de agosto de 2019 e já contou com missões de vários professores do PPG-AU UFBA, que foram para a Cidade de Goiás ministrar disciplinas (algumas em conjunto com docentes do Programa em Projeto e Cidade) e orientar alunos – missões financiadas pela Universidade Federal de Goiás.

 

CONCULSÃO:

O Doutorado Interinstitucional do PPG-AU UFBA com a UFG vai de encontro às metas e estratégias de fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade, bem como das atividades de formação acadêmica e de fomento à pesquisa nas Regionais Goiás e Goiânia.

A UFG apresenta-se como instituição triplamente favorecida, pois o Dinter afetará positivamente tanto os Cursos de Arquitetura e Urbanismo das duas regionais, como o Programa em Projeto e Cidade.

 

COORDENAÇÃO:

Coordenador do Dinter com a Universidade Federal de Goiás

  • Professor José Carlos Huapaya Espinoza 

 

Coordenador do Dinter em Goiás (Professor da UFG):

  • Professor Pedro Henrique Goncalves

 

Coordenador Geral do PPG-AU Biênio 2020-2022 (a partir de 01 de agosto de 2020):

  • Professor Nivaldo Vieira de Andrade Junior

 

 

CORPO DISCENTE:

ALUNOS DO DINTER COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS 

INGRESSO

ALUNO

ORIENTADOR PRINCIPAL

2019-2

ARIANE MAGDA BORGES

ARIVALDO AMORIM

2019-2

BRÁULIO ROMEIRO

JUNIA MORTIMER

2019-2

CRISTINA MARIA COSTA PRADO

ANY BRITO IVO

2019-2

ELANA DA SILVA ROMUALDO

JULIANA CARDOSO NERY

2019-2

IZADORA CARVALHO LANER

ANY BRITO IVO

2019-2

JOSÉ RODOLFO PACHECO THIESEN

THAÍS TRONCON

2019-2

KARINE CAMILA OLIVEIRA

THAÍS TRONCON

2019-2

LUCAS JORDANO DE MELO BARBOSA

ANA CAROLINA BIERRENBACH

2019-2

LUIZA LEMOS ANTUNES

JOSÉ HUAPAYA

2019-2

NEILOR DE CARVALHO PAES

ÉRICA CHECUOCCI

2019-2

RAFAEL MODEIRA DO CARMO

ÂNGELA FRANCO

2019-2

ROBSON DE SOUSA MORAES

MARCIA SANT'ANNA

2019-2

SUZETE ALMEIDA DE BESSA

JOSÉ HUAPAYA

2019-2

THALITA PEREIRA DA FONSECA

RODRIGO BAETA

2019-2

VICTOR MOURA SOARES FERREIRA

RODRIGO BAETA

 

 

OFERTA DE DISCIPLINAS: