Publicações do Professor Henrique Cunha Junior nas Revistas: Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política; Teias.

CUNHA JUNIOR, H. Bairros negros, a forma urbana das populações negras no Brasil: Disciplina da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Crítica e Sociedade: Revista de Cultura Política, v. 10, p. 10, 2020.

Texto a disciplina de Bairros negros passa a fazer parte das disciplinas do programa de pos-graduação em Arquitetura e Urbanismo, sendo um entanto uma pauta historica dos movimentos sociais negros , sobre a especificidade de população negra nas politicas publicas e nas abordagens sobre as areas urbanas das cidades brasileiras. Bairros negros pensa a histoira e a realidade da participação da população negra na construção das cidades no Brasil. As teorias das complexidade sistemica e da transdisciplinaridade foram aplicadas no enfoque realizado.
 
CUNHA JUNIOR, H.. Urbanismo Africano: 6000 mil anos construindo cidades (uma introdução ao tema). Teias (Rio de Janeiro), v. 21, p. 371-382, 2020
O século XX marcou um período de grandes mudanças teóricas e  epistêmicas. A realização da História Geral da África, realizada por africanos e baseada na proposta do Pan africanismo possibilitou a ampliação dos conhecimentos em todas as áreas de ciências humanas e ciências exatas.   Dentro desta mudança de paradigma científico e de revisão epistemológica é assente a proposta dessa nova disciplina, e o artigo em questão explicita a construção da justificativa e da ementa dessa disciplina. A disciplina de Urbanismo Africano na perspectiva de 6000 anos esta agora na grade curricular do nosso programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA.