Convite - Seminário "Lucio Costa e seus fantasmas: sonho e ruína na encruzilhada do Brasil e de Brasília", 30/11/2023, às 16:00 na Sala da Congregação da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

 

CONVITE - Seminário "Lucio Costa e  seus fantasmas: sonho e ruína na encruzilhada do Brasil e de Brasília", 30/11/2023, às 16:00 na Sala da Congregação da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

O grupo de pesquisa Laboratório Urbano (PPGAU/UFBA) tem a honra de convidar a todes para o Seminário "Lucio Costa e seus fantasmas: sonho e ruína na encruzilhada do Brasil e de Brasília", que ocorrerá no dia 30/11/2023, a partir das 16:00, na Sala da Congregação da Faculdade de Arquitetura da UFBA. O evento contará com a participação dos palestrantes Fábio Macêdo Velame (PPGAU/UFBA), Otávio Leonídio (PPGARQ/PUC-Rio), Guilherme Wisnik (PPGAU/FAU-USP) e Margareth da Silva Pereira (PROURB/UFRJ), com a mediação dos professores Dilton Lopes de Almeida Jr. (FAUFBA) e Juliana Cardoso Nery (PPGAU/UFBA).

O evento "Lucio Costa e seus fantasmas: sonho e ruína na encruzilhada do Brasil e de Brasília" tem como propósito reunir estudiosos dedicados à investigação das trajetórias intelectuais de arquitetos e urbanistas brasileiros, como Lucio Costa, provocando-os a refletir à luz das intensas discussões e urgências contemporâneas. Além disso, busca-se enfrentar os movimentos de revisão crítica que periodicamente suscitam questionamentos sobre a obra e o pensamento de Lucio Costa. Como podemos enfrentar o desafio da revisão e atualização crítica sem renunciar à complexidade? De que forma podemos contemporizar as contribuições de Lucio Costa, considerando suas contradições, ambiguidades, idiossincrasias e sintomas? Não teria o arquiteto brasileiro, também, sonhado com a construção de uma sociedade mais justa e democrática em torno da edificação de Brasília?

 

INSCRIÇÕEShttps://forms.gle/aSpKs3nf82iP1KjF9

 

SERVIÇO:

O QUÊ: "Seminário Lucio Costa e seus fantasmas: sonho e ruína na encruzilhada do Brasil e de Brasília"

QUANDO: 30/11/2023, a partir das 16:00

ONDE: Sala da Congregação da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Rua Caetano Moura, 121, Federação, Salvador, BA.

*Atividade gratuita com emissão de Certificado de participação com carga horária de 4h. 

 

PROGRAMA:

 

Mesa 1: Sonhos e cidades em trajetórias intelectuais por mundos mais justos I 

Fábio Macêdo Velame: Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da UFBA (2003), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU-UFBA, na linha de Teoria e Crítica da Arquitetura e Urbanismo, área de concentração em Urbanismo (2007), e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU-UFBA, na linha de Restauração, Conservação e Gestão de Bens Patrimoniais, área de concentração em Urbanismo (2013). Professor visitante em estágio pós-doutoral no Institut des Mondes Africains - IMAF da LEcole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - EHESS, Institut des Recherce pour le Développement -IRD, et Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, Paris, França. Atualmente é Professor Associado I (D.E.) da FAUFBA, professor do RAU+E Curso de Especialização em Assistência Técnica para Habitação e Direito à Cidade: Residência Técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia FAUFBA. Pesquisador Permanente do CEAO Centro de Estudos Afro-Orientais UFBA. Professor Permanente do PPGAU Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo UFBA. Líder do grupo de pesquisa EtniCidades: Grupo de Estudos Étnico-Raciais em Arquitetura e Urbanismo - CNPQ/FAUFBA. Têm experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Cidades Africanas, Arquiteturas e Urbanismo Africano, Diásporas Negras e Cidade, Arquiteturas e Cidades Afrodiaspóricas, Racismo e Cidade, Arquiteturas de Povos e Comunidades Tradicionais, e Arquiteturas de Grupos Étnico-Raciais: Arquiteturas Afro-brasileiras - Habitação Escrava, Remanescentes de Quilombos, Terreiros de Candomblé, Afoxés, Blocos Afro, Maracatus, Congadas, Marujadas; Aldeias Indígenas; Comunidades de Fundos e Fechos de Pasto; Povos Ciganos; Ribeirinhos; Comunidades Extrativistas; Colônias de Pescadores e Marisqueiros; e, Gerazeiros.

Otávio Leonídio Ribeiro: possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USU, doutorado em História pela PUC-Rio e realizou um pós-doutorado no exterior na Stanford University em 2012, como bolsista CNPq. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da PUC-Rio. Ele também colabora com o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura do Departamento de História da PUC-Rio. Sua atuação como docente e pesquisador abrange diversas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, História Social da Cultura, Teoria e História da Arte e da Arquitetura. Ele é autor de várias obras, incluindo "Carradas de Razões: Lucio Costa e a Arquitetura Moderna Brasileira," "Diálogos Supercríticos: Koolhaas, Eisenman e o Brasil," e "Espaço de Risco."

Mediação e Debate:

Dilton Lopes de Almeida Junior: É Professor Assistente B da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, onde ministra disciplinas de História da Arquitetura e Projeto. Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal da Bahia (2014), com mobilidade acadêmica na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2012-2013). Foi professor da UNEF (Unidade Superior de Ensino de Feira de Santana, onde atuou em disciplinar relacionadas aos temas da habitação e das edificações de interesse social, com ênfase no direito à moradia e no direito à cidade. É aluno do Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e concluiu Mestrado, na mesma instituição, onde foi bolsista (2015, bolsa CAPES/MEC), integrando a área de concentração Urbanismo e a linha de pesquisa Processos Urbanos Contemporâneos. É membro do grupo de pesquisa Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA) e pesquisador da Cronologia do Pensamento Urbanístico. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos debates historigráficos sobre as cidades modernas e suas transformações urbanas. Desenvolve pesquisas que visam a transdiciplinaridade ao ampliar o debate do campo da arquitetura e urbanismo com a da historiografia, da arte e da literatura.

 

Mesa 2: Sonhos e cidades em trajetórias intelectuais por mundos mais justos II 

Guilherme Wisnik: Professor, crítico, curador. Vice-Diretor da FAUUSP, onde é Professor Livre-Docente em regime de Dedicação Integral junto aos cursos de graduação e pós-graduação desde 2014. Atua em programas de Cultura e Extensão Universitárias nas áreas de cultura, arquitetura, urbanismo, design e artes visuais. Co-lider do grupo de pesquisa Arquitetura, arte e cidade contemporânea: projetos e obras, diálogos, fricções. Foi Curador-Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (IAB/SP, 2013). Autor dos livros Lucio Costa (Cosac Naify, 2001), Estado crítico: à deriva nas cidades (Publifolha, 2009, primeiro lugar na categoria trabalhos publicados no 24o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em 2010), Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas (Ubu Editora, 2018), Bolívia 2016 (Circo de Ideias, 2018) e Lançar mundos no mundo: Caetano Veloso e o Brasil (Fósforo, 2022), e coautor de Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc São Paulo, 2018). Organizador do livro Paulo Mendes da Rocha (Azougue, 2012) e co-organizador de Coletivo: arquitetura paulista contemporânea (Cosac Naify, 2006), Cildo: estudos, espaços, tempo (Ubu Editora, 2018), Futuro desenhado - ou textos escolhidos de Paulo Mendes da Rocha (Monade Editora, 2018) e Infinito vão (Casa da Arquitectura/Monolito, 2019). É Curador-consultor do MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, desde 2023. Recebeu o prêmio Destaque 2018 da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) em 2019, e o Prêmio Jabuti 2021 na categoria Artes.

Margareth da Silva Pereira: possui formação acadêmica sólida em Arquitetura e Urbanismo, com graduação pela FAU-UFRJ e também formação em Urbanismo pela Université de Paris VIII, além de doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Ela realizou pos-doutorado na França e na Inglaterra e possui ampla experiência como professora convidada em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior. Sua carreira acadêmica inclui passagens por instituições renomadas, como a UFRJ e a PUCRIO, onde coordenou um curso de especialização. Além disso, ela é autora de livros, capítulos de livros, artigos e exposições em áreas relacionadas aos estudos culturais, com foco especial no Rio de Janeiro. Seus interesses de pesquisa incluem a análise de discursos historiográficos sobre cultura brasileira nas áreas de arte, arquitetura, urbanismo e paisagismo. 

Mediação e Debate:

Juliana Cardoso Nery: possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - EA UFMG (1994), Pós-Graduação pelo Curso de Especialização em Conservação e Restauração em Monumentos e Sítios Históricos - IX CECRE UFBA (1996), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia - PPGAU UFBA (2001), Doutorado também pelo PPGAU UFBA (2013), quando fez Estágio de Doutorado no Exterior junto à Università degli Studi di Roma, La Sapienza (2007) e Pós-doutorado junto ao Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural ? LUP da Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU-UFPE. Atualmente é Professora Associada I da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), Foi Coordenadora Acadêmica da FAUFBA e membro do Colegiado do Curso diurno de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA. Foi Coordenadora do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP CECRE UFBA), do qual é professora permanente, membro do Colegiado e ministra aulas de Ateliê I (Cadastro), Ateliê II (Diagnóstico) e Ateliê III (Projeto de Intervenção).É membro do DOCOMOMO e do ICOMOS, é secretária executiva do Comitê Científico brasileiro de Ensino de Patrimônio do ICOMOS e membro do Comitê Científico brasileiro de Teoria do ICOMOS; é membro da Rede PHI e pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, LAB20 e História da Cidade e do Urbanismo, vinculados ao PPGAU-UFBA do qual é docente permanente. Ministra aulas nas áreas de História da Arquitetura e Urbanismo, Preservação e Restauração de Bens Culturais e Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Como profissional e pesquisadora atua nos seguintes temas: Intervenções em Edificações e Sítios de Interesse de Preservação, Requalificação Arquitetônica e Urbanística, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, História da Arquitetura e da Cidade, História e Historiografia da Arquitetura Moderna.