Chamada de trabalhos para o Seminário Salvador e Suas Cores 2024: Circulações e Produções Culturais Negras nas Cidades Afro-Diaspóricas no Atlântico Sul ontem e hoje – Laços Brasil e Benin

Seminário Salvador e Suas Cores 2024:

Circulações e Produções Culturais Negras nas Cidades Afro-Diaspóricas no Atlântico Sul ontem e hoje - Laços Brasil e Benin

Período: 19 a 22 de novembro de 2024

O seminário Salvador e Suas Cores 2024: Circulações e Produções Culturais Negras Afro-Diaspóricas no Atlântico Sul ontem e hoje – Laços Brasil e Benin será realizado entre os dias 19 a 22 de novembro de 2024 em Salvador na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAUFBA. O Seminário está vinculado ao Projeto de pesquisa intitulado ‘’Circulations et Productions culturelles dans/de l'Atlantique Sud hier et aujourd’hui’’, desenvolvido entre a FAUFBA, o CEAO, UFRB, Instituto dos Mundo Africanos – IMAF do IRD, EHESS, Universidade de Paris I, e a Université Abomey-Cavali do Benin. O seminário  visa desenvolver uma abordagem multidisciplinar e crítica dos processos patrimoniais contemporâneos das populações negras que ocorrem na área do Atlântico Sul. Consideramos o Atlântico Sul como um espaço, entre a América Latina e a África, de transações, trocas, movimentos e experiências entre atores sociais incluindo desenvolvimentos cognitivos e epistêmicos, por mais diferenciados que sejam, vivenciados, sem exceção, um processo de colonização ligado ao tráfico de escravos. Os estados-nações, resultantes desta experiência colonial, estão agora a embarcar em políticas patrimoniais, muitas vezes diretamente inspiradas em histórias coloniais. Porém, em ambos os lados do Atlântico, a colonização não ocorreu no mesmo período e mesmo quando instituída, com séculos de diferença, os estados-nações carregaram as suas “reivindicações”. No entanto, o terceiro ausente que constitui o Ocidente está sempre muito presente, ainda que apenas nos fenómenos da globalização. Colocam-se as questões de saber, por um lado, em nome de quem está o “património” e, por outro, que objectos são afectados por estas políticas? O Seminário estrá estruturado em três eixos temáticos: 1 – Patrimônio Cultural da África em Diáspora; 2 – Artes e Cidades Afro-Diaspóricas no Atlântico Negro; 3 – Inter-relações das Religiosidades Africanas e Afro-Brasileiras. Para inscrições e maiores informações no site do evento: