Pasqualino Romano Magnavita

Descrição:

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1951). Doutor em Arquitetura pela Universidade de Roma (1964). Aposentado em 03/1995 da Universidade Federal da Bahia, bolsista do CNPq, nível 1 A, e, por três (3) mandatos, participou do Comité Assessor em Arquitetura e Urbanismo do CNPq. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, ministrando disciplinas no Mestrado e Doutorado, orientando teses e dissertações.Tem experiência em projetos de Arquitetura e Design e vem desenvolvendo estudos e pesquisas, em nível conceitual, relacionados com a Teoria e Crítica da Produção da Arquitetura Contemporânea. Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal da Bahia(1992/93). Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (2001). Agraciado com o "Colar de Ouro" do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (2000). Atualmente desenvolve o tema "Aspectos conceituais (filosóficos) da Arquitetura Contemporânea na interface do pensamento rizomático (lógica da Diferença/ e da Multiplicidade). Mais recentemente, vem focando suas pesquisas em processos de Subjetivação no Universo micro, molecular (micropolítica da subjetivação), evidenciando questões e problemas relacionados com a Criatividade e com o paradigma ético-estético na produção da Arquitetura contemporânea.. Em 2011 foi acolhido como membro da Academia de Ciências do Estado da Bahia.