Nota de Pesar: Professor Philippe Panerai, arquiteto e urbanista francês, estudioso da cidade e do urbanismo

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo lamenta o falecimento do Professor Philippe Panerai, arquiteto e urbanista francês, estudioso da cidade e do urbanismo – referência para muitos professores, pesquisadores, discentes e egressos do programa.

Philippe Panerai (1940-2023) se graduou em Arquitetura em 1967 pela École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, e em Urbanismo em 1969, pelo Institut d'Urbanisme de Paris. O seu percurso acadêmico como docente desenvolveu-se, especialmente, na 'École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, onde fundou o laboratório de pesquisa ADROS-UP3, posteriormente LADRHAUS. A partir do ano 2000 dirigiu, por muitos anos, a Ecole Nationale Supérieure d'Architecture Paris‑Malaquais.

Trabalhou em diferentes projetos de arquitetura e urbanismo relacionados com a transformação da relação entre a cidade e o meio rural, a integração das infraestruturas nas cidades e as mutações urbanas. Em 1999 ganhou o Grande Prêmio de Urbanismo (Grand Prix de l'Urbanisme) concedido pelo Ministère de la Cohésion des Territoires da França, e em 1989 se tornou membro da Académie d'Architecture.

Publicou importantes livros na área de urbanismo, alguns traduzidos para o português e muito presentes na bibliografia de cursos de graduação e pós-graduação no Brasil – como os livros Formas Urbanas, a Dissolução da Quadra (Formes Urbaines, de l'Ilot à la Barre, 1977) e Análise Urbana (Analyse Urbaine, 1999).

Panerai era muito ligado ao Brasil – e foi uma referência particularmente importante para o PPG-AU UFBA, especialmente para as disciplinas, pesquisas, teses e dissertações vinculadas à linha de História da Cidade e do Urbanismo.

Recentemente o professor recebeu o aluno de doutorado Felipe Musse (orientando da Professora Márcia Sant’Anna) em Paris, tendo sido seu supervisor no doutorado sanduiche.