O PPG-AU UFBA ganha mais uma vez o Prêmio ANPUR - Categoria Tese. Parabéns para a egressa Liana Silvia de Viveiros Oliveira.

O PPG-AU UFBA tem a satisfação de anunciar que a Tese de Doutorado “Práxis de Política Urbana no Brasil: Movimentos e Articulações Nacionais e Internacionais na Construção do Direito à Cidade” de Liana Silvia de Viveiros Oliveira, orientada pela Professora Ana Fernandes e co-orientada pela Professora Angela Franco, foi escolhida pela comissão julgadora a vencedora do II Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado (2019).

Com isso, o PPG-AU UFBA ganhou as duas versões do Prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) de Teses de Doutorado, depois de ter sido denominado Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado.

Em 2017, o I Prêmio Rodrigo Simões de Teses de Doutorado foi atribuído pela ANPUR à tese “Corpo, discurso e território: a cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”, de autoria de Gabriela Leandro Pereira, também orientada por Professora Ana Fernandes.

Conferir aqui detalhes da Premiação.

Parabéns a Liana Silva de Viveiros Oliveira!!!!!!

 

HISTÓRICO DE PREMIAÇÕES DE EGRESSOS

Vale lembrar que os prêmios são abundantes ao longo da trajetória do PPG-AU/UFBA dentro da produção de trabalhos finais do corpo discente. Prova disso, é que nos últimos três anos (2017 a 2019) egressos do PPG-AU foram contemplados com 3 prêmios, oferecidos pelas três entidades mais importantes da área: Prêmio ANPARQ (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), Categoria Dissertação (2018) – “A “Casa do Velho’: o significado da matéria no Candomblé”, de autoria de Denis Alex Barboza de Matos, orientada pela Professora Márcia Genésia de Sant'Anna e co-orientada pelo professor Fábio Macêdo Velame; Prêmio CAPES de Tese (2017) – “Do direito autoconstruído ao direito à cidade: Porosidades, conflitos e insurgências em Saramandaia”, de autoria de Adriana Nogueira Vieira Lima, orientada por  Professora Ana Fernandes; e o I e II Prêmios Rodrigo Simões de Teses de Doutorado (ANPUR 2017 e 2019) já mencionados.  

Para além do atual quadriênio, o VIII Prêmio Brasileiro - Política e Planejamento Urbano e Regional - da ANPUR, modalidade Dissertação de Mestrado, foi ganho pela egressa (atual Vice Coordenadora do PPG-AU), Glória Cecília dos Santos Figueiredo, em 2013 - "A Hegemonia das Empresas Imobiliárias: Tendências de Uso e Ocupação do Espaço da Produção Imobiliária licenciada pelo Município de Salvador de 2001 a 2009”. O VI Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional da ANPUR, de 2009, foi conferido à tese “RE-descobrindo o Ceará? Representações dos sítios históricos de Icó e Sobral: entre areal e patrimônio nacional”, de José Clewton do Nascimento, orientada pela Professora Ana Fernandes; na categoria dissertação de mestrado, neste mesmo ano, a ANPUR agraciou a dissertação “Quando o cinema vira urbanismo”, de Silvana Olivieri, orientada pela Professora Paola Berenstein Jacques. Em 2006, o Prêmio Capes de Teses foi uma honraria outorgada ao PPG-AU/UFBA à tese de Adriana Mattos de Caúla e Silva, “Trilogia das Utopias Urbanas: Urbanismo, Hq’s e Cinema” – orientadora Paola Berenstein Jacques.

Além desses prêmios máximos, a CAPES conferiu ainda menções honrosas a teses elaboradas no programa em 2008, 2011, 2012 e 2013: em 2008, a Menção Honrosa foi conferida a Clovis Ramiro Jucá Neto pela tese “A Urbanização do Ceará Setecentista - as Vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati” – orientada por Pedro de Almeida Vasconcelos; em 2011, Menção Honrosa foi conferida a Artur José Pires Veiga pela tese “Sustentabilidade urbana, avaliação e indicadores: um estudo de caso sobre Vitória da Conquista - BA” – orientada por Gilberto Corso Pereira; em 2012, a mesma honraria foi conferida a Rodrigo Espinha Baeta, pela tese “Teatro em Grande Escala: a cidade barroca e sua expressão na América Hispânica” – orientada por Eloisa Petti Pinheiro; finalmente, em 2013, a Menção Honrosa foi conferida a Nivaldo Vieira Andrade Junior, pela tese “Arquitetura Moderna na Bahia 1947-1951: uma história a contrapelo” – orientada por Esterzilda Berenstein Azevedo.

Menções honrosas também foram conquistadas em prêmios ANPUR e ANPARQ: Menção Honrosa Prêmio ANPARQ (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), Categoria Tese, para Nivaldo Vieira Andrade Junior, “Arquitetura Moderna na Bahia 1947-1951: uma história a contrapelo” – orientada por Esterzilda Berenstein Azevedo (2014); Menção Honrosa VIII Prêmio Brasileiro - Política e Planejamento Urbano e Regional - da ANPUR, modalidade Dissertação de Mestrado, para Gabriel Schvarsberg, “Rua de contramão: o movimento como desvio na cidade e no urbanismo”, orientada por Paola Berenstein Jacques (2013).