Palestra de abertura do "2º Webinário Cultura e Lutas Urbanas" com a Professora Glória Cecília dos Santos Figueiredo.

Convidamos a todos e todas para participarem do 2º Webinário Cultura e Lutas Urbanas, junto a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos da UFMG, que será ministrado nas quartas-feiras de junho de 2021 das 19:00 às 21:45 h. No dia 02 de junho (próxima quarta feira), abriremos com a presença das professoras Glória Cecília (UFBA) e Marcela Brandão (UFMG), que debaterão sobre as lutas brasileiras e as insurgências em escala local, no Nordeste brasileiro, discutindo diferentes atores e narrativas.

Glória Cecília dos Santos Figueiredo é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. É membro do grupo de pesquisa Lugar Comum e integra a equipe da Plataforma Pipoco.

Marcela Silviano Brandão é professora adjunta da Escola de Arquitetura da UFMG e colaboradora do programa de pós-graduação - NPGAU. É pesquisadora do grupo Indisciplinar, coordenadora do programa de extensão Natureza Política e dos projetos de extensão Artesanias do Comum e Cartografia das Lutas.

Todas as sessões serão transmitidas pelo no canal do Indisciplinar no Youtube: https://www.youtube.com/c/indisciplinar/playlists

E também na plataforma Zoom para os inscritos, com emissão de certificado de participação para aqueles com pelo menos 75% de frequência, no formulário abaixo:

Programação completa:

02 de Junho de 2021: Palestra de abertura

09 de Junho de 2021:

Levantes, redes e ruas - Jonatha Vasconcelos (UFS), Pedro Henrique Correia (UFRN) e Valéria Pinheiro (UFC)

Urbanismo tático e intervenções temporárias - André Moraes de Almeida (UFPE-UNIFAPCE), Izadora Carvalho Laner (UFBA - COURB) e José Otávio Santos (Universidade de Aveiro)

16 de Junho de 2021:

Coletivos urbanos na ocupação do espaço público - Atailon e Flora (Coletivo Trama - UFBA - Bahia), Carla Mendes (Coletivo Aqui Fora - Maceió - AL), Laryssa Araújo (Coletivo Massapê - Recife) e Mariana Araújo de Oliveira (Coletivo A-braço - Ceará)

Arte contemporânea e movimentos culturais - Luciana de Lima Lopes Leite (doutoranda UFPI e coordenadora do Coletivo OcupARThe - Piauí) e Mariane Cardoso de Santana (USP)

23 de Junho de 2021:

Disputas territoriais e práticas insurgentes - Amanda Máximo (UFC),  Flávio Tavares (UFPE) e Pedro Rossi (USP)