Palestra e lançamento de livro - Prof. Gonçalo Canto Moniz - Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/FAUFBA), através do Grupo de Pesquisa "Projeto, cidade e memória", convida para o lançamento do livro "O Ensino Moderno da Arquitectura: a formação do arquitecto nas Escolas de Belas-Artes em Portugal (1931-1969)", do arquitecto e professor Gonçalo Canto Moniz, da Universidade de Coimbra.

O lançamento do livro será precedido de palestra do autor, que ocorrerá na Mastaba, na FAUFBA, na próxima segunda-feira, 05 de agosto, às 18h, e contará com a participação dos professores Nivaldo Andrade e Edson Fernandes, da FAUFBA, como debatedores. O livro é uma publicação da Fundação Marques da Silva e das Edições Afrontamento.

Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é pesquisador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) e integra a Unidade Interna de Avaliação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1995 e doutorou em 2011, com a tese "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)". Coordena o projeto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", com 28 parceiros internacionais, financiado pelo H2020. Participa no projeto europeu "Reuse of Modernist Buildings" financiado pelo Erasmus + e nos projetos nacionais "Atlas da Arquitectura Escolar em Portugal" e "Ascensão da Arquitectura Portuguesa", ambos financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), órgão nacional português de fomento à pesquisa. Tem pesquisado e publicado sobre a Arquitetura Moderna em Portugal, especialmente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitetura, sendo autor do livro "Arquitectura e Instrução: o projecto moderno do liceu, 1836-1936" (e|d|arq, 2007).

A entrada para a palestra é livre e gratuita, limitada à capacidade do auditório.