Patrimônio É… Frontispício da Cidade: Paisagem no Tempo
Frontispício da Cidade: Paisagem no Tempo
é o tema da roda de conversa desse mês do
Patrimônio É…
Foto: Vinicius Bezerra
O frontispício é o resultado da falha geológica (tectônica) da Baía de Todos os Santos, sobre a qual e num ponto específico, Tomé de Souza ergueu a Cidade do Salvador. É a fachada da cidade que se percebe a partir do mar da baía. Segundo o professor Chico Mazzoni, “trata-se do local que ofereceu defesa natural para a cidade, já que ela foi construída no seu topo, a 60 m de altura do porto. Os muros iniciais da cidade foram construídos para o lado do interior (atual Baixa dos Sapateiros), como proteção aos ataques que poderiam ocorrer por terra.”.
Para falar sobre o assunto, a Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC) conta com a participação de Francisco Giuseppe Sampaio Mazzoni (Chico Mazzoni), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Restauro dei Monumenti - Università Degli Studi di Napoli, Rodrigo Espinha Baeta, arquiteto,formado pela Escola de Arquitetura da UFMG, Especialista pelo Curso de Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFBA), Doutor pelo mesmo programa, com área de Concentração em Conservação e Restauro e por Floro Edmundo Freire Neto, engenheiro, arquiteto de estruturas, eletricista e artista plástico autodidata. Floro Freire é técnico da Conder e atua na área de reconstrução do Centro Histórico. Sempre se dedicou à pesquisa dos monumentos arquitetônicos da cidade e, a partir de 2006, se inspirou no trabalho do arquiteto Diógenes Rebouças iniciando a primeira grande panorâmica de Salvador, com Antônio Risério. Esse trabalho resultou no vídeo “Retratos de um Tempo”, que em 2006 foi lançado no MAM, e exibido para alunos de escolas da capital. A mediação fica por conta de Edvard Passos.
Além da roda de conversa, a penúltima edição do Patrimônio 2019 terá a apresentação do episódio 1 da série Saberes Passados - O Ferreiro, uma co-produção entre as empresas Liberato Produções, Origem Produtora de Conteúdo e DPE Produções, financiado pelo Edital Arte na TV - Ano I, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.
A série Saberes Passados retrata a relação entre os personagens (aprendizes) e seus orixás (mestres) na preservação do conhecimento ancestral e na perpetuação de manifestações culturais afro-brasileiras, em Salvador – BA.
Parceria Unifacs
A GEPAC, vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a UNIFACS - Universidade Salvador Laureate Internacional Universities, a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências didáticas e informações na área de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, dos cursos de Arquitetura, Jornalismo e Engenharia. Durante todo o ano de 2019 os alunos terão cadeiras garantidas em todas as edições do “Patrimônio é… 2019”.
Patrimônio É...
Projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão oito encontros em 2019.
Salvador Memória Viva
O Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo a recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e atividades de educação patrimonial. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.
SERVIÇO
O quê: Roda de conversa de educação patrimonial Patrimônio É… com tema Frontispício da Cidade: Paisagem no Tempo
Quando: 12/11, às 18h – Início da Roda de Conversa
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
GRATUITO
Sobre os expositores:
Floro Edmundo Freire Neto – Engenheiro, arquiteto de estruturas, eletricista e artista plástico autodidata. Floro Freire é técnico da Conder e atua na área de reconstrução do Centro Histórico. Sempre se dedicou à pesquisa dos monumentos arquitetônicos da cidade e, a partir de 2006, se inspirou no trabalho do arquiteto Diógenes Rebouças iniciando a primeira grande panorâmica de Salvador, com Antônio Risério. Esse trabalho resultou no vídeo “Retratos de um Tempo”, que em 2006 foi lançado no MAM, e exibido para alunos de escolas da capital.
Francisco Giuseppe Sampaio Mazzoni (Chico Mazzoni) – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1977) e mestrado em Restauro dei Monumenti - Università Degli Studi di Napoli (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Salvador. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, memorial, museu, arquitetura e exposição de artes plásticas.
Rodrigo Espinha Baeta – Arquiteto, pela Escola de Arquitetura da UFMG, Especialista pelo Curso de Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos (IX CECRE UFBA) e pelo Curso Ciudades y Viviendas de Iberoamérica, oferecido pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología (CENCREM), La Habana, Cuba. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFBA), Área de Concentração em Conservação e Restauro, aprovado com distinção. Doutor pelo mesmo programa, Área de Concentração em Conservação e Restauro, aprovado com distinção e indicação para publicação - tese que recebeu Menção Honrosa pelo Prêmio CAPES de Tese, Edição 2012; fez Estágio de Doutoramento no Exterior junto ao Dipartamento di Storia dell?Architettura, Restauro e Conservazione dei Beni Architettonici da Università degli Studi di Roma, La Sapienza.