Procedimentos para Emissão de Diplomas

PROCEDIMENTOS PARA SOLCITAÇÃO DE DIPLOMA

Estes procedimentos são válidos para pós-graduandos que defenderam sua tese ou sua dissertação em qualquer época, mesmo antes da implantação do Sistema SIGAA.

Ou seja, mesmo que a defesa já tenha ocorrido tempos atrás – e mesmo que na época não se pedisse o cadastro da Banca Final no Sistema SIGAA –, a partir de janeiro de 2019 este cadastro precisa ser feito pelo orientador em caráter retroativo.

Logo, se o solicitante do diploma não tem sua Banca Final cadastrada no Sistema SIGAA, deve pedir ao seu orientador que cadastre – seguindo as orientações relativas ao cadastro presentes no campo “Rotinas” do site do PPG-AU.

 

1. Com o cadastro feito, e a Banca Final já ocorrida (com a aprovação do discente), o concluinte deve solicitar a aprovação da Banca Final no Sistema SIGAA ao coordenador:

Para isso, o pós-graduando deve enviar ao coordenador a ata de sua defesa em versão escaneada e assinada, mas também em formato aberto – para que o coordenador possa preencher o formulário de aprovação da banca no qual se solicita o conteúdo da ata.

Outra alternativa é o pós-graduando enviar ao coordenador – para além da ata assinada e escaneada – o conteúdo escrito, transcrito para word.

 

2. Após a aprovação da banca Final no Sistema, o solicitante perde o status de Ativo e passa ao status de Defendido.

 

3. Aprovada a Banca Final no sistema, o concluinte precisa fazer dois procedimentos:

Encaminhar para a secretaria do programa dois volumes encadernados em capa dura do Trabalho Final (Tese ou Dissertação) revisado conforme as orientações da banca – seguindo as normas da ABNT e com ficha catalográfica solicitada na Biblioteca da FAUFBA. Estes volumes precisam estar acompanhados por mídia digital contendo o trabalho em um único arquivo PDF, além de carta do orientador atestando o cumprimento das solicitações feitas na Banca Final. Com os volumes impressos, a Banca de Defesa Final será homologada na próxima reunião do Colegiado do PPG-AU. Esse procedimento pode ser feito mesmo se a Banca Final ainda não estiver aprovada no sistema – o que não é possível para o procedimento seguinte.

Para além do encaminhamento dos volumes impressos, o concluinte deve fazer o upload de seu trabalho revisado no Sistema SIGAA através de sua entrada (é preciso ter acesso – só o discente pode fazer isso) – e avisar imediatamente ao Coordenador

 

4. O coordenador verifica o arquivo com o Trabalho Final, e se estiver tudo certo dá o aceite.

 

5. Após o aceite do coordenador, o concluinte deve anexar outros documentos obrigatórios no Sistema SIGAA e avisar ao coordenador quando concluir.

 

6. Se tudo estiver de acordo, o coordenador dá o recebido no Sistema SIGAA.

 

7. Sem mais pendência, o coordenador solicita a Homologação do Diploma no Sistema SIGAA.

 

8. Com o comprovante da Homologação, e mais uma série de documentos físicos, o concluinte entrará em contato com a secretaria para solicitar o seu diploma – que abrirá o processo e enviará a documentação ao setor responsável.