Prorrogação de prazo para chamada de trabalhos para o 5° Seminário Salvador e suas Cores - ano 2019: racismo, diáspora e cidade em África e Brasil - FAUFBA

5º SEMINÁRIO SALVADOR E SUAS CORES - ANO 2019:

RACISMO, DIÁSPORA E CIDADE EM ÁFRICA E BRASIL

Data limite para envio de artigos completos para apresentações orais, mini-cursos, mesas redondas e manifestações artísticas e culturais prorrogadas até o dia 18/10/2019. Maiores informações, eixos temáticos, programação prévia de palestrantes, e inscrições no site do evento: https://salvadoresuascores.wixsite.com/saesuascores2019  

Venho através desse, convidá-los a participar e divulgar em sua comunidade acadêmica o 5a. seminário ‘’Salvador e Suas Cores - Ano  2019: Racismo, Diáspora e Cidade em África e Brasil’’, a ser realizado na FAUFBA - Faculdade de Arquitetura da UFBA, nos dias 13 a 15 de novembro de 2019, pelo grupo de pesquisa EtniCidades: grupo de estudos étnico-raciais em arquitetura e urbanismo da FAUFBA/CNPQwww.etnicidades.arq.ufba.br . 

O 5º Seminário ‘’Salvador e Suas Cores - Ano 2019: Racismo, Diáspora e Cidade em África e Brasil’’, propõe-se a realização de um evento internacional que conecte a África ao Brasil no campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo, trazendo o racismo no espaço urbano e a segregação étnico-racial existentes nas cidades africanas e brasileiras. Busca-se traçar um paralelo entre os processos de racialização das cidades brasileiras e africanas imersos em um processo contínuo de diáspora. O seminário internacional busca consolidar e desenvolver o campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo no Brasil nos chamados ‘’Estudos Africanos’’ e ‘’Afro-brasileiros’’ trazendo visibilidade para a produção da Arquitetura e Urbanismo em África, assim como a produção da cidade e da arquitetura realizadas pelo Negro no Brasil, que não são tratados nos currículos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, sempre vinculados às referências europeias e norte-americanas. Pretende-se uma construção de repertório crítico de referenciais arquitetônicos e projetos urbanos dentro de um campo de força de disputas étnico-raciais em África e Brasil. Descolonização do pensamento com a problematização da relação sul-sul, Brasil-África, notadamente, na relação de colonização, descolonização, neocolonização nos países africanos e suas relações diaspóricas com o Brasil. O seminário integra o Novembro Negro na UFBA, a semana da Consciência Negra em Salvador, e as comemorações do Novembro Negro do estado da Bahia - SEPROMI/SECULT. 

A programação prévia do evento com palestras de Profs. Africanos de Arquitetura e Urbanismo de Universidades Africanas e Brasileiras segue no cartaz em anexo.

Atenciosamente,

Fábio Velame