"Restauração de jardins históricos e projetos de espaços públicos em centros históricos” - com Ana Rita Sá Carneiro, Christine Van Sluys e Esteban Jaramillo

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) convidam para a segunda sessão do ciclo de palestras da disciplina “ARQB10 – Projeto em preexistência”.

Esta segunda sessão tem como tema “Restauração de jardins históricos e projetos de espaços públicos” e acontecerá nesta sexta-feira, 17 de setembro, a partir das 9 horas, com transmissão pelo canal da FAUFBA no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7bJ7eafELpu_OvBYiCar7Q.

Os palestrantes convidados desta sessão são os arquitetos Ana Rita Sá Carneiro, Christine Van Sluys e Esteban Jaramillo, com mediação dos professores da disciplina, Nivaldo Andrade e Rodrigo Baeta.

Ana Rita Sá Carneiro é Doutora em Arquitetura pela Oxford Brookes University e é Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mesma instituição pela qual recebeu os títulos de arquiteta e urbanista e de mestre em desenvolvimento urbano. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa “Jardins de Burle Marx”. Participou da equipe responsável pela restauração de diversos jardins de Burle Marx no Recife, todos eles tombados pelo Iphan.

Esteban Jaramillo nasceu em Quito em 1978 e Christine Van Sluys em São Paulo, no ano seguinte; ele se graduou arquiteto pela Pontificia Universidad Católica del Ecuador (PUCE) e ela, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os dois se conheceram em Barcelona em 2004, recém formados, quando cursaram o Máster Laboratorio de la Vivienda del Siglo XXI na Universitat Politècnica de Catalunya. A partir daí iniciaram uma parceria profissional e afetiva que culminou, em 2011, em Quito, na fundação do Jaramillo Van Sluys: Taller de Arquitectura y Urbanismo, vencedor de diversos prêmios e concursos públicos de arquitetura e urbanismo. Em paralelo ao escritório, tanto Christine quanto Esteban desenvolvem atividades acadêmicas em diversas universidades equatorianas e ela é hoje a Diretora da Faculdade de Arquitetura, Design e Artes da PUCE.

Nesta sexta, Ana Rita apresentará alguns dos projetos de restauração de jardins de Burle Marx em Recife dos quais participou, enquanto Christine e Esteban irão apresentar o projeto da Plaza Huerto San Agustín, elaborado em 2014 em pleno centro histórico de Quito, o primeiro do mundo a ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.