Resultado da Chamada para Apresentação de Livros para Publicação pela EDUFBA - PPG-AU

RESULTADO DE AVALIAÇÃO

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE LIVROS PARA PUBLICAÇÃO PELA EDUFBA-PPG-AU

No dia 06 de agosto de 2020, três membros do Conselho Editorial do PPGAU UFBA, indicados na reunião do Colegiado em 24 de julho de 2020, finalizaram o processo de avaliação das propostas recebidas referentes à Chamada para Apresentação de Livros para Publicação pela EDUFBA - PPG-AU.

O Núcleo de Apoio à Publicações e Pesquisa (NAPPE) recebeu um total de 8 (oito) propostas de Professores Permanentes do Programa e, após revisão e adequação dos arquivos indicados na respectiva Chamada, foram encaminhadas à Comissão do Conselho Editorial para avaliação.

A avaliação foi feita às cegas pelos três membros da Comissão. Os (8) oito livros foram analisados pelos três que produziram pareceres no modelo Scielo (fornecidos pela EDUFBA).

Como pode-se ver na Ata de Avaliação de Propostas para Publicação pela EDUFBA-PPG-AU, a comissão aprovou todas as propostas e as classificou seguindo critérios próprios utilizados no julgamento.

A Ata de Avaliação, os Pareceres e os Manuscritos serão repasados à EDUFBA que precisa referendar, a partir de seu Conselho Editorial, as propostas - sem no entanto ter a necessidade de novas avaliações.

Com isso, o PPG-AU garante o financiamento de todos os livros referendados pela editora através de repasses de recursos PROAP para a EDUFBA ainda nesse ano, para publicação – a depender do esforço do autor – até o final do próximo ano de 2021.

Contudo, é preciso dizer que a ordem de classificação indicada pode não coincidir com a ordem de prioridade a ser estabelecida pelo PPG-AU, NAPPE e EDUFBA.

Isso porque a EDUFBA só garante a publicação de 4 ou 5 livros até março do ano de 2021 – quando ainda é possível enquadrar estas publicações como produção desse quadriênio (no ano de 2020) - o motivo dessa Chamada.

Assim, é necessário verificar quais propostas são mais urgentes, viáveis e relevantes para serem publicadas até meados de março de 2021.

A urgência está atrelada a livros que não utilizarão recursos do PPG-AU, mas do CNPQ; recursos que precisam ser repassados até novembro desse ano.

A viabilidade está vinculada à complexidade do livro proposto e ao estado em que ele se encontra hoje. Ou seja, a viabilidade de ser finalizado até março de 2021.

A relevância para publicação até março pode estar atrelada a diversos fatores, como privilegiar livros de Professores que estejam com produção baixa no quadriênio - o que favorece o PPG-AU diretamente no quesito de avaliação da CAPES "Distribuição de produção intelectual qualificada por Professor Permanente".

Mas o PPG-AU reitera que garante o financiamento de todos os livros, e que só vai depender dos autores a sua publicação até o final de 2021 – após estabelecida a ordem de prioridade.

Os resultados da Comissão consideraram a seguinte classificação:

ENTRE O RESTAURO E A RECRIAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE INTERVENÇÕES EM PREEXISTÊNCIAS ARQUITETÔNICAS E URBANAS

Proponentes: Rodrigo Espinha Baeta e Juliana Cardoso Nery.

EL BRASIL Y EL MOVIMIENTO MODERNO EN AMÉRICA LATINA. CIRCULACIÓN DE IDEAS, APROXIMACIONES Y CRÍTICAS – Recursos do CNPq

Proponente: José Carlos Huapaya Espinoza.

PATRIMÔNIO EM CONSTRUÇÃO: REFLEXÕES SOBRE CONCEITOS, POLÍTICAS E PROJETOS

Proponente: Nivaldo Vieira de Andrade Júnior.

REVISÕES E AMPLIAÇÕES DA ARQUITETURA E DO URBANISMO MODERNOS NO BRASIL – Recursos do CNPq

Proponente: José Carlos Huapaya Espinoza.

CORPO, DISCURSO E TERRITÓRIO: A CIDADE EM DISPUTA NAS DOBRAS DA NARRATIVA DE CAROLINA MARIA DE JESUS - Segunda Edição

Proponente: Gabriela Leandro Pereira.

ARQUITETURAS CRIOULAS: OS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX

Proponente: Fabio Macedo Velame.

TRILOGIA ASSIS REIS: ARQUITETURA E URBANISMO NA CIDADE DE SALVADOR

Proponente: José Carlos Huapaya Espinoza e Marcia Silva dos Reis.

GENEALOGIA DOS DOMÍNIOS DE SABER SOBRE A CIDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

Proponente: Fernando Gigante Ferraz.