Seminário e Lançamento Nebulosas do Pensamento Urbanístico

Seminário & Lançamento
NEBULOSAS DO PENSAMENTO URBANÍSTICO - Modos de Fazer

O Grupo de Pesquisa LABORATÓRIO URBANO (PG-AU/FAUFBA) promove a segunda edição do Seminário "Nebulosas do Pensamento Urbanístico" com o lançamento do tomo 2 - "Modos de Fazer" - da coleção de livros "Nebulosas do Pensamento Urbanístico"  publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). O segundo seminário será realizado em Salvador-Ba, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, no dia 14 de outubro de 2019.

O primeiro Seminário, com o lançamento do tomo 1: Nebulosas do Pensamento Urbanístico: Modos de Pensar, foi realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa no Rio de Janeiro-RJ em março de 2018. Tanto os seminários quanto os livros resultam de um trabalho coletivo que tem como principal objetivo trazer uma contribuição teórica e metodológica sobre diferentes modos de pensar, de fazer e de narrar a história do urbanismo. Esse trabalho se fundamenta no projeto de pesquisa “Cronologia do Pensamento Urbanístico” (www.cronologiadourbanismo.ufba.br), realizado a partir de uma colaboração entre diferentes grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos Urbanos (PROURB/FAU-UFRJ), Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA), Labeurbe (PPG/FAU-UNB),Cosmópolis (UFMG), Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade (IFCH-Unicamp), Urbanismo (UNEB) e, mais recentemente de pesquisadores da USP e URGS.