Solidariedade e Nucleação
INTRODUÇÃO:
O PPG-AU/UFBA tem se notabilizado pelo suporte institucional dado à formação e ao fortalecimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação – mas também a programas e cursos de fora do país – através de diversas ações, muitas debatidas nos itens (1) “Histórico e Contextualização”, (7) “Intercâmbios”, (9) “Inserção Social” e (10) “Internacionalização”.
Para além do que já ou será foi dito em outro campo nesse relatório, o Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é, historicamente, um exemplo de solidariedade a programas de pós-graduação stricto sensu e latu sensu ainda não plenamente consolidados, por meio de programas de fomento como o PQI-CAPES, MINTER-CAPES, DINTER-CAPES e Projeto Casadinho/PROCAD CNPq/CAPES e, ainda, por meio da participação de docentes do programa como professores permanentes, colaboradores e visitantes de outras instituições de ensino superior no Brasil e em outros países.
Já foi comentado no item (1) “Histórico e Contextualização” como muito precocemente, ao final dos anos 1990, o programa começou a atuar como referência para a estruturação de novos cursos de pós-graduação, sendo um dos primeiros apoiados, o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, entre 1999-2006, pelo PQI/Capes.
Também foi descrito como importantes iniciativas de solidariedade ajudaram institucionalmente outros programas menos consolidados que mais adiante criariam seus próprios cursos – como os de Doutorado no Programa de Artes Visuais e no Programa de Geografia da UFBA, ocorridas no triênio 2010-2011-2012.
Finalmente, também foi mencionada a importante iniciativa de nucleação, iniciada em 2009, através do Programa CAPES DINTER com a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, realizado com o Mestrado de Engenharia Urbana e Ambiental e o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ambos da UFPB e avaliados com o conceito 3 pela CAPES, bem como com a colaboração do Programa de Engenharia Industrial da UFBA e dos programas da Universidade Federal de Pernambuco (MDU) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPG-AU).
A seguir faremos uma descrição detalhada das duas iniciativas de nucleação Stricto Sensu e Lato Senso desse quadriênio:
DINTER CELEBRADO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Em 2018 o PPG-AU fechou acordo com a Universidade Federal da Goiás para realizar um Dinter (Doutorado Interinstitucional) entre o Programa e a UFG – em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade (PPG-PC/UFG). O fundamento principal foi a formação de professores integrantes do quadro efetivo da UFG, das unidades de Goiânia e de Goiás Velho, bem como professores de outras instituições públicas e privadas de ensino superior do estado – como o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) –, possuidores de título de graduação nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, bem como em outras áreas afins (Engenharias, Geografia, Sociologia), e com mestrado concluído em qualquer área.
Qualificando vários professores vinculados aos quadros efetivos da UFG, e de outras universidades públicas e particulares, vislumbra-se, em uma perspectiva institucional, a criação e fortalecimento de redes de pesquisa no campo de arquitetura e urbanismo que se afinem com as áreas de concentração do PPG-AU UFBA: “Urbanismo” e “Conservação e Restauro”. Para além disso, ao assumir a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade da UFG (nota 3 pela CAPES), o projeto do Dinter aspira fomentar a transferência da experiência e dos conhecimentos acumulados ao longo dos 37 anos de funcionamento do PPG-AU UFBA para um programa mais novo e menos experiente (e que ainda não possui doutorado) – através de compartilhamento de disciplinas, atividades, pesquisas e orientações.
Cabe ressaltar que a proposta do Dinter (já implementada) se insere num momento muito particular da história das Instituições de Ensino Federais Brasileiras, momento em que se vislumbram os resultados dos investimentos do Programa REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) que, ao colocar como principal objetivo o aumento da oferta de vagas no Sistema Federal de Ensino Superior, também gera uma maior demanda de quadros qualificados para possibilitar o cumprimento das metas estabelecidas. Assim sendo, se por um lado, parte desta demanda de quadros está sendo suprida através da contratação de novos professores, outro considerável aporte à melhoria do sistema será dado, com certeza, pela capacitação do quadro docente existente, de forma a permitir um maior engajamento destes professores nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em andamento em seus respectivos Centros de Ensino e o consequente fortalecendo do trinômio Ensino/Pesquisa/Extensão.
Nesse setntido, é bom advertir que os dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFG que estão sendo diretamente favorecidos com o Projeto do Dinter foram criados recentemente no contexto supracitado do REUNI: o de Goiânia, ligado à Faculdade de Arte Visuais (FAV/UFG), foi criado no ano de 2009; o da Cidade de Goiás, iniciou suas atividades no ano de 2015, dentro do Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA/UFG).
GOIÂNIA E GOIÁS:
O projeto envolve dois contextos muito interessantes:
Goiânia: uma importante zona metropolitana com todos os problemas urbanísticos que carrega, mas que abarca, em sua região central, um dos mais ricos acervos de arquitetura art déco do país, tombado pelo IPHAN – situação muito cara às duas áreas de concentração do PPG-AU UFBA, tanto no que se refere aos problemas de urbanismo e planejamento da cidade, quando ao se considerar as histórias urbana e da arquitetura moderna do centro planejado, não esquecendo os seus problemas de preservação.
Goiás: uma pequena cidade que possui um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico remanescente do período colonial, reconhecido como patrimônio nacional e mundial pelas suas qualidades históricas, arquitetônicas, artísticas e paisagísticas – o seu centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1978 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Por isso, o mais antigo programa de pós-graduação do país com área de concentração em conservação e restauro foi a escolha mais adequada da UFG para a parceria em um programa de formação de Dinter.
A realização do Dinter possibilitará a ampliação e o fortalecimento de atividades acadêmico-científicas nas duas Regionais, especialmente se for levado em conta o potencial dos cursos de graduação, ao estarem inseridos em contextos tão relevantes para a pesquisa na área.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO E CIDADE:
No que concerne ao programa parceiro, após 5 anos de atividades – e passada a fase de consolidação inicial – o PPG-PC/UFG iniciou um debate interno sobre seu crescimento e a desejada abertura de um doutorado. Contudo, um planejamento mais efetivo para a sua criação se dará apenas no médio prazo, após a avaliação Capes do Quadriênio de 2017-2020, se o programa subir a nota para 4 ou além. E, para isso, se fez necessário promover parcerias e ações que venham a convergir com esta proposta.
Logo, para o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade, o legado do Dinter mostra-se muito significativo, já que está envolvido em praticamente todas as atividades atreladas ao encaminhamento e andamento do doutorado oferecido à UFG pelo PPG-AU UFBA: parceria para a composição e organização do processo seletivo; co-orientação das teses de doutorado; compartilhamento dos dois seminários de pesquisa; apoio às disciplinas do PPG-AU UFBA a serem ministradas na sede de Goiás; oferta de disciplinas optativas para alunos do Dinter na sua sede em Goiânia; organização bipartida de outros seminários e oficinas; parceria em projetos de pesquisa e convênios.
Ou seja, os docentes estão tendo a oportunidade de participar ativamente do processo de formação de estudantes de doutorado, dividindo e compartilhando as ações com o PPG-AU – antes mesmo do programa da FAV UFG se habilitar à criação de um curso nesse nível, mas preparando-se para que a criação do doutorado seja possível. E ainda, posteriormente à finalização do Dinter, o PPG Projeto e Cidade poderá vir a contar com o credenciamento dos professores doutores pelo Dinter para ampliar seu quadro de docentes.
Para além disso, a parceria impulsionará naturalmente projetos interinstitucionais, bem como convênios, a serem celebrados entre os dois programas – um legado que se consolidará e se estenderá por muitos anos (como acontece até hoje entre o PPG-AU UFBA e o PPG-AU UFPB, desde a estabelecimento do Dinter entre o programa da Bahia e a Universidade Federal da Paraíba – em 2009).
SEDES DO DINTER:
O Doutorado Interinstitucional está sendo oferecido em três sedes – UFG (Goiás), UFG (Goiânia) e UFBA (Salvador).
Desde o primeiro momento está sendo utilizada a seguinte estratégia para compartilhar os benefícios conquistados durante a aplicação do Dinter: a Regional Goiânia entra com o programa de pós-graduação parceiro, que está participando e apoiando intensamente todas as atividades a serem desenvolvidas no período; em contrapartida, a Regional Goiás ofereceu a sua sede para a realização das atividades.
Essa análise, que atribuiu à Cidade de Goiás o ônus e as vantagens de acolher as missões do PPG-AU UFBA durante o Dinter, é reforçada pelo fato da Regional possuir carência absoluta de oferta de programas de pós-graduação stricto sensu. Ou seja, a abertura de disciplinas, atividades, oficinas e seminários favorece, para além dos alunos do doutorado, outros docentes da regional, bem como discentes de graduação que podem frequentar as disciplinas como alunos especiais, mas também as atividades extracurriculares vinculadas ao curso – uma situação inédita dentro da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA/UFG).
De fato, durante a aula magna de abertura do Doutorado Interinstitucional celebrado entre a PPG-AU e a UFG, no início de agosto de 2019, a Vice-Reitora da Universidade Federal de Goiás fez uma colocação que muito nos orgulhou: apesar da Cidade de Goiás acolher três importantíssimas instituições de ensino superior públicas – além da UFG, a Universidade Estadual de Goiás (EUG) e o Instituto federal de Goiás (IFG) –, o Dinter oferecido pelo PPG-AU UFBA se configura como o primeiro curso de doutorado oferecido na cidade.
No caso da sede de Goiânia, de acordo com o perfil de cada discente, e frente ao desenvolvimento das teses propostas, os alunos são incentivados a cumprir disciplinas no PPG-PC/UFG sendo garantido o aproveitamento das disciplinas pela parte do Colegiado do PPG-AU – apoiando a compatibilização dos créditos de atividades optativas que cada discente precisa preencher.
Finalmente, para a Matriz de Salvador está previsto o Estágio Obrigatório de pelo menos um semestre letivo que os alunos de doutorado precisarão cumprir no PPG-AU UFBA. São vários os escopos dessa vivência em Salvador: a imersão dos discentes nos grupos e laboratórios de pesquisa que tenham correlação com os temas trabalhados e com seus orientadores; o contato direto com os professores orientadores; a possibilidade de cursar disciplinas e/ou atividades do programa promotor que não foram nem serão oferecidas nas sedes da UFG; o desenvolvimento da tese assistida por outros professores e pesquisadores da casa; entre outras possibilidades que o PPG-AU oferece.
FINANCIAMENTO:
Os custos gerados no desenvolvimento do Dinter têm sido, e serão pagos integralmente pela Instituição Receptora (a UFG), segundo acordado no projeto de curso. Consiste basicamente em:
Despesas de passagens (Salvador-Goiânia-Salvador), diárias e taxas de deslocamento para as missões dos professores do PPG-AU/UFBA e do PPG-PC/UFG durante os dois primeiros semestres do curso.
Passagens (Goiânia-Salvador-Goiânia) e ajuda de custo para a estadia de pelo menos um semestre dos alunos (professores da UFG) junto ao PPG-AU/UFBA – entre o terceiro e o quinto período do curso.
Passagens (Goiânia-Salvador-Goiânia) para as defesas finais (alunos e professores do PPG-PC/UFG) – oitavo semestre do curso.
Itens eventuais: apoio de passagens e diárias para professores de outras universidades para participação na Oficina a ser organizada pelo Dinter no segundo semestre de 2021; itens de infraestrutura para as disciplinas oferecidas na cidade de Goiás.
ANDAMENTO DO DINTER:
Foram colocadas à disposição do Dinter 15 vagas para discentes de doutorado – integralmente preenchidas por alunos de Goiás a partir de processo seletivo ocorrido no primeiro semestre de 2019.
A composição do quadro discente ficou bem diversificada, o que está sendo muito favorável às discussões travadas nas disciplinas ofertadas pelas missões de professores do PPG-AU UFBA e do PPG-PC UFG na Cidade de Goiás. Foram aprovados professores dos Campi de Goiânia e de Goiás da UFG; professores dos Campi do IFG e da UEG da Cidade de Goiás; alguns docentes substitutos da UFG; bem como professores de universidades particulares do estado – todos se matricularam e estão frequentes. A formação e vínculo dos discentes-docentes está majoritariamente atrelada a cursos de arquitetura e urbanismo, mas também foram selecionados professores de cursos de geografia e de sociologia (com estas formações em graduação).
O Dinter foi iniciado no dia 05 de agosto de 2019 e já contou com missões de vários professores do PPG-AU UFBA, que foram para a Cidade de Goiás ministrar disciplinas (algumas em conjunto com docentes do Programa em Projeto e Cidade) e orientar alunos – missões financiadas pela Universidade Federal de Goiás.
CONCULSÃO:
O Doutorado Interinstitucional do PPG-AU UFBA com a UFG vai de encontro às metas e estratégias de fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade, bem como das atividades de formação acadêmica e de fomento à pesquisa nas Regionais Goiás e Goiânia.
A UFG apresenta-se como instituição triplamente favorecida, pois o Dinter afetará positivamente tanto os Cursos de Arquitetura e Urbanismo das duas regionais, como o Programa em Projeto e Cidade.
NUCLEAÇÕES DA RESIDÊNCIA TÉCNICA EM ARQUITETURA URBANISMO E ENGENHARIA, CURSO LATO SENSU PARCEIRO DO PPG-AU:
A Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (Residência AU+E/UFBA) – Curso de Especialização Lato Sensu em Assistência Técnica, Habitação e Direito à cidade da UFBA, foi idealizada pela docente do nosso quadro permanente, Professora Ângela Maria Gordilho – que a coordenou até o ano de 2019. Desde sua proposição, no ano de 2011, o curso é apoiado pelo PPG-AU, tendo em seu corpo docente: 6 professores do programa; 11 discentes do doutorado (7 desses Professores da FAUFBA); e pelo menos 17 egressos.
A Residência AU+E/UFBA é uma parceria da Faculdade de Arquitetura, através do PPG-AU UFBA, com a Escola Politécnica da UFBA. Como curso de especialização lato sensu de caráter permanente, envolve um grande número de docentes e discentes, gestores, instituições públicas, lideranças comunitárias e centenas de participantes locais, com potencial de posterior implantação dos projetos propostos, fortalecendo assim inserção social da universidade, melhorias habitacionais e ampliação do campo profissional. Potencializa, assim, um programa de residências profissionais nessa área, em rede nacional.
A metodologia implantada permite que o curso funcione com recursos próprios da universidade (sede e apoio para funcionamento; professores; infraestrutura), garantindo a sua continuidade autossustentada, nas seguidas edições já realizadas 2013/14, 2015/16 e 2017/18, agora em vias de transformação desse curso para caráter permanente, nesta universidade, a partir da 4ª. edição, em 2020. Até então, recebeu apoios financeiros em editais: PROEXT/MEC, em 2013 e 2014; PROEXT/UFBA 2016 e 2018; e Ministério Público/BA, Chamada Pública 2019.
O processo de enriquecimento e ampliação das ações de solidariedade e nucleação avançou em 2017 com a implantação da terceira turma da Residência. A partir de então a Residência AU+E passou a constituir-se como um importante indicador de solidariedade e nucleação no alcance do PPG-AU UFBA.
Atualmente conta com nucleações na Universidade Federal da Paraíba, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Ceará.
Abaixo listamos as coordenações das nucleações constituídas:
- Elisabetta Romano (docente UFPB).
- Liza Maria Souza de Andrade (docente UnB).
- Nirce Saffer Medvedoviski (docente UFPel).
- Renato Pequeno (docente UFC).
DESTINO DOS EGRESSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PPG-AU:
Outro importantíssimo índice de nucleação reside na alta porcentagem de egressos do PPG-AU que vão atuar em outras cidades – seja do estado da Bahia, do Brasil ou de outros países –, muitos atuando como professores em universidades públicas ou privadas, algumas vezes incorporando os quadros das pós-graduações de outras universidades fora de Salvador, mas também atuando como funcionários públicos em campos pertinentes às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. Assim:
Sobre o destino dos egressos de doutorado, após a defesa final, podemos constatar que 40 dos 97 concluintes no quadriênio foram para outras cidades levar a formação e a qualificação oferecidas pelo PPG-AU (41,2%). Desses 40 egressos que foram trabalhar fora de Salvador, 26 (65%) foram para outros destinos no Nordeste; desses, 6 foram para outras cidades na Bahia, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna – três das maiores cidades do estado. Finalmente, 14 dos 40 egressos foram para outros estados ou países (35% dos ex-alunos que foram trabalhar fora de Salvador).
Sobre o destino dos egressos de mestrado, após a defesa final, podemos constatar que 43 dos 127 concluintes no quadriênio foram para outras cidades contribuir com a formação e qualificação oferecidas pelo PPG-AU (33,9%). Desses 43 egressos que foram trabalhar fora de Salvador, 17 (39,5%) foram para outros destinos no Nordeste; desses, 6 foram para outras cidades na Bahia, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras – três dos maiores polos econômicos do estado. Finalmente, 17 dos 43 egressos foram para outros estados do Brasil, e 9 para outros países – com um total de 26 ex-alunos (60,5% dos ex-alunos que foram trabalhar fora de Salvador).
Estas análises quantitativas demonstram como o PPG-AU é um polo maduro de exportação de profissionais com sólida formação técnica e crítica para outras cidades, estados e países – o que revela mais um indicativo muito positivo da questão da nucleação.
Para além disso, se confirma a imensa contribuição que oferece para a qualificação de profissionais que vão exercer ofícios acadêmicos, científicos, técnicos na região em que o programa se insere – que tiveram como destino outras cidades do Nordeste; contando com Salvador, 81,4% dos ex-alunos de doutorado e 79,5% dos de mestrado atuam profissionalmente no Nordeste brasileiro.
Finalmente, impressiona também a formação de alunos estrangeiros de mestrado que retornam para seus países de origem – 9 egressos (7,1% do total).
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DO PPG-AU EM BANCAS FINAIS DE MESTRADO E DOUTORADO FORA DO ÂMBITO DO PROGRAMA
Um forte indicador de solidariedade é o grande número de bancas de mestrado, mestrado profissional e doutorado que professores do programa participaram entre 2017 e 2019 – fora do âmbito do PPG-AU.
Na Plataforma Lattes constatamos que 26 docentes do PPG-AU indicaram bancas que fizeram em outros programas.
Foram registradas 57 bancas finais de mestrado (43 em programas da UFBA) e 39 bancas finais de doutorado (15 em programas da UFBA). Ou seja, docentes do PPG-AU participaram, no quadriênio, de 96 bancas – uma média de 2,5 bancas fora do programa para os professores credenciados entre 2017 e 2019.
Dessas 96 bancas, 58 foram feitas em outros programas da UFBA e 38 fora da IES.
A lista completa de bancas fora do programa por rofessor do PPG-AU pode ser consultada no item (14) “Outras Informações”.
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DO PPG-AU EM COMITÊS CIENTÍFICOS DE EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Outro indicador de solidariedade é a intensa participação de docentes do programa em comissões científicas de importantes eventos nacionais e internacionais.
Até agora, no quadriênio, mais de 40 eventos nacionais e internacionais contaram com docentes do programa em seus comitês científicos, como pode-se aferir na lista dos eventos abaixo, tirada da Plataforma Sucupira:
- 6° ENANPARQ 2020 - BRASÍLIA – 2019.
- 27º CONGRESSO MUNDIAL DE ARQUITETOS UIA 2020 RIO – 2020.
- 11º FÓRUM MESTRES E CONSELHEIROS: FORMAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO – 2019.
- 13º SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL 'ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA. 25 ANOS DO DOCOMOMO BRASIL. TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO' – 2019.
- 2° SEMINÁRIO ARQUITETURA VERNÁCULA – 2019.
- 2º ENCONTRO ESPAÇOS NARRADOS – 2019.
- 3°CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO LUSO-BRASILEIRA (CIHCLB) – 2019.
- 3º SIMPÓSIO CIENTÍFICO DO ICOMOS BRASIL – 2019.
- 4º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROJETO: REQUALIFICAÇÃO URBANA E CULTURA DA CIDADE - LADEIRA DA MISERICÓRDIA, SALVADOR – 2019.
- 6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL MUSEOGRAFIA E ARQUITETURA DE MUSEUS – 2019.
- 8° DOCOMOMO NORTE E NORDESTE – PALMAS – 2019.
- 9° FÓRUM DE PESQUISA FAU-MACKENZIE – 2019.
- 9º PROJETAR – 2019.
- COLLOQUE INTERNATIONAL RÉCITS DE VILLE. USAGES DE L'HISTOIRE ET CHANGEMENT URBAIN – 2019.
- ENCONTRO NACIONAIL SOBRE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO (ENSEA) | XX CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO (CONABEA) – 2019.
- III SEMINÁRIO CACAL CULTURA, ARQUITETURA E CIDADE NA AMÉRICA LATINA – 2019.
- IV SAMA - SEMINÁRIO DE ARQUITETURA MODERNA NA AMAZÔNIA – 2019.
- IV SEMINÁRIO URBANISTAS E URBANISMO NO BRASIL – 2019.
- SIMPÓSIO PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA E OUTROS FAZERES DA CIDADE – 2019.
- URBBA[19] – 2019.
- VII CONVEGNO INTERNAZIONALE SULLA DOCUMENTAZIONE, CONSERVAZIONE E RECUPERO DEL PATRIMONIO ARCHITETTONICO E SULLA TUTELA PAESAGGISTICA - CONVEGON REUSO – 2019.
- XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DA CIDADE – 2019.
- XV ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA - XV ENECULT – 2019.
- XXII CONGRESO DE ESCUELAS Y FACULTADES PÚBLICAS DE ARQUITECTURA DE AMÉRICA DEL SUR (ARQUISUR) – 2019.
- CORPOCIDADE 6 – 2018.
- II CONGRESSO CIENTÍFICO DO ICOMOS BRASIL – 2018.
- SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS – 2018.
- URBBA[18] – 2018.
- V ENANPARQ – 2018.
- VI CONVEGNO INTERNAZIONALE SULLA DOCUMENTAZIONE, CONSERVAZIONE E RECUPERO DEL PATRIMONIO ARCHITETTONICO E SULLA TUTELA PAESAGGISTICA – 2018.
- XV SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO (SHCU) – 2018.
- XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBORIZAÇÃO URBANA – CIDADES VERDES E RESILIENTES – 2018.
- ARQUIMEMÓRIA 5 – ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE PATRIMÔNIO EDIFICADO – 2017.
- COLÓQUIO DOCOMOMO-BA E MOSTRA DE FILMES DOCOMOMO-BR – 2017.
- CONGRESSO URBBA[17]: URBANISMO EM COMUM – 2017.
- ENCONTRO SOBREVIVÊNCIAS, MONTAGENS, ANACRONISMOS – 2017.
- FÓRUM NACIONAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL DO IAB – 2017.
- SEMANA DE ABERTURA DA RESIDÊNCIA AU+E/UFBA - 2017/18 – 2017.
- URBBA[17] – 2017.
- VIII SEMINÁRIO PROJETAR – 2017.
- XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA – SIMPURB – 2017.
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DO PPG-AU EM BANCAS EXAMINADORAS DE CONCURSOS PARA PROFESSOR EFETIVO OU EM COMISSÕES DE JULGAMENTO PARA PROFESSOR TITULAR – FORA DO ÂMBITO DA UFBA:
Entre 2017 e 2019, professores do PPG-AU foram membros de diversas bancas de concursos para professor fora do âmbito da UFBA: considerando bancas para promoção de professores titulares, e bancas para docentes efetivos de universidades públicas fora do âmbito da Universidade Federal da Bahia.
Foram, ao todo, 20 participações, outro excelente índice de solidariedade. Abaixo segue a lista das participações:
ANA FERNANDES
Promoção na Carreira Docente do Professor Janio Santos para Professor Pleno. 2019. Universidade Estadual de Feira de Santana.
Promoção ao cargo de Professor Titular UnB Prof. Benny Schvarsberg. 2019. Universidade de Brasília.
Promoção ao cargo de Professora Titular UFPe Virginia Pontual. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.
Concurso Público para Professor de Engenharia Ambiental e Urbana - Planejamento Urbano e Ambiental. 2019. Universidade Federal do ABC.
ANTONIO PEDRO ALVES DE CARVALHO
Processo de Promoção na Carreira Docente (Professor Titular) da Professora Mara Clécia Dantas Souza. 2019. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
ARIVALDO LEÃO DE AMORIM
Concurso Público para Professor Titular Livre na área de Teoria e prática do projeto de arquitetura e urbanismo. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.
Progressão funcional à classe de Professor Titular na área de Projeto e Expressão Gráfica. 2018. Universidade Federal da Paraíba.
Progressão funcional à classe de Professor Titular na área de Expressão Gráfica. 2017. Universidade Federal de Pelotas.
Concurso público
Concurso público para o magistério superior na área de Projeto e expressão. 2019. Universidade Federal da Paraíba.
Concurso Público para Professor Doutor MS-3.1, na área de Projeto de Arquitetura e Building Information Modeling. 2017. Universidade Estadual de Campinas.
FRANCISCO DE ASSIS COSTA
Banca Julgadora para seleção de professor na área de Expressão Gráfica FAU UFAL. 2017. Universidade Federal de Alagoas.
GILBERTO CORSO PEREIRA
Comissão Especial de Avaliação da Defesa do Memorial de Maria Angela de Almeida Souza, para Professor Titular. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.
Comissão Especial de Avaliação de Ana Rita Sá Carneiro Ribeiro, para Professor Titular. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.
MÁRIO MENDONÇA DE OLIVEIRA
Comissão Avaliadora - Promoção por desempenho acadêmico a Professor Titular. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.
Avaliação de desempenho para a Classe e de Professor Titular. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.
Avaliação de desempenho para a Classe e de Professor Titular. 2017. Universidade Federal do Pará.
Avaliação de desempenho para a Classe e de Professor Titular. 2017. Universidade Estadual de Campinas.
NAIA ALBAN SUAREZ
Comissão Especial de Avaliação do Concurso de Professor Titular-Livre do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.
RODRIGO ESPINHA BAETA
Concurso para Professor Adjunto A, Nível I, para o Departamento de Análise Crítica da Arquitetura da EA UFMG. 2019. Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DO PPG-AU COMO DOCENTES OU COMO PARTICPANTES EXTERNO EM OUTROS PROGRAMAS BRASILEIROS
Dando continuidade às demonstrações de solidariedade relativas ao PPG-AU, vários professores permanentes e colaboradores do programa fazem parte do corpo docente de outros PPGs, acadêmicos e profissionais, do Brasil.
A partir da Plataforma Sucupira, detectamos que 18 docentes do PPG-AU atuam, ou atuaram no quadriênio, em outros 22 programas de pós-graduação brasileiros – um excelente indício de solidariedade.
De mesma forma, todos os professores do PPG-AU estiveram registrados como participantes externos de algum programa que não são docentes, em algum momento do quadriênio. Na verdade, detectamos cerca de 173 vezes em que docentes do PPG-AU aparecem como participantes externos – uma média de 4,4 participações por professor, considerando o corpo docente registrado e ativo entre 2017 e 2019.
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DO PPG-AU COMO REVISORES DE PROJETOS DE FOMENTO OU COMO PARECERISTAS AD HOC EM AGÊNCIAS DE FOMENTO
Outro índice de solidariedade que se mantém bastante alto para o PPG-AU é a participação de muitos membros de seu corpo docente como revisores de projetos de fomento e/ou como pareceristas ad hoc das agências.
Detectamos no quadriênio, para além dos 12 bolsistas de produtividade do CNPQ do PPG-AU – que são naturalmente revisores de fomento – 16 professores que atuam para agências de fomento nacionais, estaduais – ou para entidades internacionais.
ALINE MARIA COSTA BARROSO:
FUNCAP; FAPDF.
ANA MARIA FERNANDES:
CNPQ; Fullbright Commission in Brazil; FAPESP; MACKPESQUISA; CAPES.
ANGELA MARIA GORDILHO SOUZA:
FACEPE; CNPQ; FAPESB; CAPES.
ANGELO SZANIECKI PERRET SERPA:
CNPQ.
ANTONIO PEDRO ALVES DE CARVALHO
FAPESP; CNPQ.
ARIVALDO LEAO DE AMORIM
FAPESB; Fundo Mackenzie de Pesquisa; FAPITEC-SE; Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca; FUNDECT-MS; CAPES; FAPESP; FAPDF; FACEPE; CNPQ.
GRISELDA PINHEIRO KLUPPEL
FAPESP.
JOSE CARLOS HUAPAYA ESPINOZA
FAPESP; Fundo Mackenzie de Pesquisa.
JULIANA CARDOSO NERY
Fundo Mackenzie de Pesquisa.
MARCIO COTRIM CUNHA
CNPQ, CAPES.
MÁRIO MENDONCA DE OLIVEIRA
International Council on Monuments and Sites (Icomos); CNPQ, CAPES.
NAIA ALBAN SUAREZ
FAPESP, FAPDF.
NIVALDO VIEIRA DE ANDRADE JUNIOR
FAPESP; FAPDF, International Council on Monuments and Sites (Icomos).
PAOLA BERENSTEIN JACQUES
CNPQ; CAPES.
PASQUALINO ROMANO MAGNAVITA
CNPQ; CAPES.
RODRIGO ESPINHA BAETA
FAPESP.