UIA2020 convida entidades de todo o país a realizar atividades preparatórias

A realização de atividades preparatórias para o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020Rio foi o principal assunto da décima reunião do Conselho de Instituições da Arquitetura e Urbanismo (CIAU2020), realizada em 13 de janeiro. A intenção dos Comitês Científico e Executivo é que ao longo de todo o ano de 2019, entidades de arquitetura de todo o país organizem eventos diversos sobre um ou mais temas relacionados ao Congresso.

– Este ano de 2019 é crucial para a realização do Congresso. Precisamos de uma mobilização muito capilarizada e as entidades de arquitetura devem ter um papel fundamental nesse processo. Os eventos podem ser variados, desde que estejam em acordo com os temas do Congresso e que seu resultado seja compatível com as definições do Comitê Científico – afirmou Sérgio Magalhães, presidente do UIA2020RIO.

Os eventos preparatórios poderão ser realizados nos Departamentos e Núcleos do IAB, nos CAUs dos Estados, nas entidades da arquitetura e do urbanismo, FNAAsBEAABEAABAPANPARQDOCOMOMO e FeNEA, bem como em universidades, faculdades de arquitetura e núcleos de pós-graduação. Tais eventos são de livre desenho mas devem ter como foco um ou mais eixos temáticos do Congresso. Afinal, o principal objetivo é justamente levantar questões significativas de cada região e formular propostas a serem levadas ao “Ciclo de Debates Formuladores”, que acontece nos meses anteriores ao Congresso: Diversidade e Mistura (março 2020); Mudanças e Emergências (abril 2020); Fragilidades e Desigualdades (maio 2020); e Transitoriedades e Fluxos (junho 2020).

Baixe o link com todas as informações sobre a formulação das propostas

Conheça todos os temas do Congresso

– Os eventos podem ser palestras, mesas-redondas, seminários, apenas com pessoas locais ou com convidados. Mas as entidades devem ter a preocupação de produzir conhecimento com esses debates. O objetivo deve ser construir conteúdo – destacou Nivaldo Andrade, presidente do Diretório Nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil.

Todos os eventos poderão usar o selo do Congresso Mundial de Arquitetos. Mas, para isso, as entidades precisam enviar uma proposta para o Comitê Científico – responsável pelo desenvolvimento das atividades relacionadas ao UIA2020RIO – informando sobre os temas que serão discutidos.

Além dos eventos preparatórios, as entidades que compõem o  também foram informadas sobre as atividades de organização do Congresso, como os acordos que vem sendo feitos com entidades culturais para trazer atividades diversas à cidade ao longo de todo o ano de 2020. São mais de 40 órgãos públicos e privados da cidade do Rio, além de instituições de países como Portugal, Itália, Equador, Argentina, Colômbia, Espanha e França.

Tags: AbapabeaANPARQAsBEACAUCIAUdocomomoFeNEAFNAIABSérgio Magalhãesuia2020rio

Resultado de imagem para uia convida entidades

Décima reunião do Comitê Científico e Executivo do CIAU | Divulgação: uia2020rio

Sérgio MagalhãesPedro Da Luz MoreiraLuiz Fernando JanotNorma TauloisJerônimo De Moraes Neto eFabiana Izaga do Comitê Executivo, além de Augusto Ivan Freitas Pinheiro, colaborador; Elisabete FrançaRuth Verde Zein, Margareth Pereira e Vinícius Andrade do Comitê Científico (formado ainda por Zeca Brandao eThiago Teixeira de Andrade, que não puderam comparecer); os representantes institucionais Nadia Somekh(CAU/BR), Angela Gordilho Souza e Carlos Eduardo Comas (ANPARQ), Renato Gama-Rosa (Docomomo Brasil), Isabel Vasconcelos Porto Tostes (CAU/RJ), Edinardo Lucas (FNA), Cárin D'Ornellas (SARJ), Igor De Vetyemy Ipãmakãyê Pataxó (ABEA-RJ), Celso Rayol (AsBEA-RJ) e Andrea Queiroz (ABAP-RJ).