Sobre número máximo de orientandos por professor (como orientador principal)

Prezado corpo docente e discente do PPGAU/UFBA.

Informamos que em Reunião Ordinária do PPGAU realizada no dia 28 de abril de 2023, foi aprovado por unanimidade que o limite máximo para que professores possam orientar em nosso programa será de 10 (dez) orientações (mestrado+doutorado) por docente como orientador principal. Dessa forma, visamos atender às normas da CAPES e a uma distribuição mais equitativa de orientandos por professor.

Nesse sentido, professores que tenham 10 (dez) ou mais orientandos não poderão assumir novas orientações neste ano (como orientador principal), independentemente de eventuais defesas ao longo de 2023.

Alertamos que a equação de orientando/orientador feita pela CAPES é contabilizada ano a ano; logo, todos os orientandos que estiveram ativos para determinado orientador (mesmo que tenham defendido no mês de janeiro) contam na soma total do ano para a CAPES - que só permite 10 (dez) orientandos por professor (como orientador principal).

Enviamos nos links abaixo as listas atualizadas da quantidade de orientações por professor do programa (anexo 1: permanentes; anexo 2: colaboradores) para servir de referência a todos, professores e discentes. A secretaria do programa ficará com as listas e monitorará as indicações de orientador principal feitas pelos discentes que ainda não têm orientação (são muitos, contando todos do Minter). Se, por ventura, o professor tiver 10 (dez) ou mais orientandos, o discente será encaminhado para a coordenação, que o ajudará a encontrar um orientador. Mas solicitamos que quem não pode, não assuma mais - para evitar este tipo de constrangimento e desgaste para o aluno.

Uma nova avaliação/levantamento da situação orientador/orientador será feita em janeiro de 2024. Esta nova avaliação irá considerar todas as defesas e desistências do ano de 2023, diminuindo-as nos números atuais dos orientadores.

Para além disso, as novas listas, a serem publicadas em janeiro de 2024, servirão de base para a escolha de orientadores para os discentes que serão aprovados na turma de 2024 para mestrado e para doutorado.

Em outra direção, alertamos que (idealmente) os Professores Permanentes devem ter no mínimo 5 (cinco) orientações de mestrado ou doutorado em curso, para cada ano - para uma melhor distribuição de orientandos por docentes.

Tabela com a relação de orientandos por Professor Permanente (como Orientador Principal) em 2023

Tabela com a relação de orientandos por Professor Colaborador (como Orientador Principal) em 2023